A ação acontece em Caraíva, começa no dia 28 de dezembro e estende-se até 29 de fevereiro de 2024
Em sua quarta edição, o projeto Vidrado, uma iniciativa de mobilização e coleta de resíduos de vidro promovida pela startup SOLOS e a festa Revéillon AWE, inicia suas atividades em Caraíva no dia 28 de dezembro de 2023, estendendo-se até 29 de fevereiro de 2024.
O projeto, que vai para o quarto ano no vilarejo em parceria com a comunidade Pataxó, visa proporcionar o descarte correto para 100% das garrafas de vidro durante o período de verão.
A ação Vidrado tem conquistado uma importância significativa alcançando 95% de participação entre os habitantes e empreendimentos locais. A coleta dos resíduos é realizada utilizando quadriciclos, o único meio de transporte motorizado permitido na região. Entre os itens recolhidos estão garrafas de vidro de bebidas como cervejas, destilados e vinhos, além de potes de conserva e copos quebrados.
Reconhecida pela Forbes Brasil como uma das vinte mulheres inovadoras nas Agtechs, e sócia-diretora da SOLOS, Saville Alves comenta que desde seu lançamento em 2021, o projeto já acumulou mais de 80 toneladas de resíduos de vidro, equivalente a cerca de 260 mil garrafas recicladas.
O projeto, inicialmente criado para solucionar o problema pontual do excesso de resíduos durante a semana do Réveillon, tornou-se uma ação contínua durante o verão de sensibilização, adesão e geração de renda para a comunidade Pataxó.
O impacto positivo do Vidrado ajudou na restauração de um edifício, transformando-se em uma iniciativa integral que enriqueceu a qualidade de vida dos residentes locais.
A SOLOS, idealizadora do Vidrado, conta com a parceria das empresas INNER, responsável pelo tradicional evento de Ano Novo AWÊ em Caraíva, e da cervejaria Heineken.
“Durante a temporada de festas de final de ano, a quantidade de resíduos na região aumenta em até 5 vezes e nosso objetivo é coletar 30 toneladas de resíduos durante sua ação de dois meses’’, revela Saville.
Todas as embalagens coletadas pelo Vidrado são direcionadas para reciclagem, com o apoio da Owen Illinois, a maior recicladora de vidro do mundo. Cada garrafa recolhida tem o potencial de dar origem a uma nova, sem perda de matéria-prima e com menor emissão de resíduos e partículas de gás carbônico (CO²).
Além da contribuição ambiental, o Vidrado busca
mobilizar 12.000 turistas, alcançar 100% de adesão entre bares, restaurantes,
pousadas e residências do vilarejo, e impactar pessoas da comunidade indígena
do Xandó.
O resultado do descarte incorreto
Durante a temporada de verão, a região de Caraíva experimenta um notável aumento no número de turistas, o que, infelizmente, resulta no aumento significativo da quantidade de resíduos na área.
Esse acúmulo de lixo nas margens do rio Caraíva representa uma ameaça ambiental substancial, pois o chorume, um líquido produzido pelo lixo orgânico, é arrastado pela correnteza do rio.
Nesse cenário, há o risco de contaminação do lençol freático, a principal fonte de água da região. A contaminação, por sua vez, pode afetar os peixes presentes no rio, comprometendo a segurança alimentar da comunidade local.
Além disso, se a água contaminada for utilizada na
irrigação agrícola, há o potencial de disseminação da contaminação para frutas,
verduras e legumes, agravando ainda mais os problemas ambientais e de saúde na
região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário