Especialista em
e-commerce aponta dicas para sair na frente dos concorrentes
O carnaval é
uma das épocas mais esperadas pelos brasileiros após as festas de fim de ano.
Algumas pessoas aproveitam o feriado para viajar, outras se preparam para pular
os bloquinhos ou passear com a família. Essa movimentação se torna importante
para os comerciantes, principalmente aos que atuam no comércio eletrônico.
Segundo um estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens,
Serviços e Turismo (CNC), no ano passado, as vendas online registraram o valor
de R$ 4,6 bilhões durante
o período. Para o carnaval de 2024, existe uma expectativa deste valor aumentar
17%, atingindo o valor de R$ 5,5 bilhões, ainda de acordo com a
pesquisa.
Para as
marcas que desejam alcançar sucesso de vendas no carnaval deste ano, é importante
começar a arquitetar estratégias e se planejar o quanto antes, principalmente
no comércio eletrônico, que se tornou o principal meio de compra dos
consumidores. Hawan Moraes, CEO e fundador da Simples Inovação, empresa com
foco em modelagem de negócios para o e-commerce, acredita que esse é o melhor
caminho para sair na frente dos concorrentes.
“É
importante que as marcas aproveitem esse tempo hábil para estruturar suas lojas
virtuais. Os primeiros passos para orquestrar o futuro são olhar dados do ano
passado, ver o que se pode fazer diferente, ficar atento a tendências, novas
tecnologias e as principais mudanças no comportamento dos consumidores”,
comenta.
Pensando em
ajudar empreendedores e varejistas com essa preparação, Hawan separou outras dicas
simples para o período. Confira:
Fique atento ao fluxo de caixa
Economicamente,
este é o processo mais importante para os negócios, pois ele determina a saúde
financeira das empresas. Em períodos como o carnaval, no qual tende a existir
um fluxo de caixa maior, é preciso estar atento com as saídas e entradas de
dinheiro para que não haja nenhum descontrole. Planejar questões como valores
de promoções e descontos, fretes grátis, ticket médio, pagamento de
fornecedores e investimentos devem vir primeiro, segundo Hawan.
“É muito
difícil saber o que acontecerá daqui um mês, principalmente quando falamos de
vendas online. Não conseguimos ter uma dimensão exata de quantas pessoas irão
comprar, quais serão os produtos mais vendidos, inflação, entre outras métricas.
Então, a ideia é traçar possíveis cenários financeiros, para que se tenha um
controle maior da situação do seu negócio”, explica Hawan.
Organize seu estoque
Gerenciar o
estoque já não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se tem um número alto de pedidos
em um curto espaço de tempo. Para que não haja problemas como falta de
produtos, desperdício de mercadoria, atrasos no envio, entre outras
dificuldades, o ideal é já preparar a logística de armazenamento e distribuição
com antecedência.
Mapear dados
do estoque pode ajudar a definir quais são os produtos que saem mais e a
frequência de reposição de cada item. Outra dica é ter bom relacionamento com
fornecedores, pois eles serão responsáveis pelo abastecimento e a entrega das
mercadorias, mesmo com urgência. Ainda sobre os produtos em estoque, é preciso
atentar para a qualidade e validade, pois isso influencia na experiência do
cliente.
“O
investimento em soluções de gerenciamento de estoque é um ótimo caminho para
empresas que estão começando agora ou que apresentam dificuldades nessa área. O
avanço da tecnologia exige ferramentas para acompanhar essa evolução”, diz
Moraes.
Gerencie sua logística de envio
A etapa de
envio das mercadorias tambem é um ponto importante na decisão de compra do
consumidor. As empresas precisam se preocupar com a logística de entrega, pois
a expectativa do cliente em receber seu produto de forma fácil, rápida e
correta estará em alta.
Algumas
dicas para se ter uma logística de envio eficiente, são: planejar os processos
de entrega, mapeando possíveis imprevistos no caminho e elaborando rotas
alternativas; investir em tecnologias de rastreio de produtos, que tranquilizam
e dão autonomia ao cliente, contribuindo para uma boa experiência; e apostar na
logística reversa, que facilita a troca e devolução de mercadorias, evitando
maiores problemas e aprimorando ainda mais a jornada de compra.
Aposte no full commerce
Com tantas
transformações no setor, acompanhar e gerenciar um negócio por completo pode
ser desafiador. Por isso, muitas empresas estão apostando em soluções como o full
commerce, que é a terceirização das operações de um comércio
eletrônico.
Nesse
modelo, uma empresa parceira gerencia todas as etapas das vendas online,
deixando o empreendedor focar nas decisões mais estratégicas de sua marca. A
vantagem é a possibilidade de contar com uma gestão mais experiente do mercado,
além de economizar tempo, resolver problemas mais rapidamente, contar com
tecnologias avançadas e, consequentemente, impulsionar as vendas.
“Para os
empreendedores, que têm diversas coisas importantes para se preocupar no dia a
dia, apostar no full commerce pode ser conveniente. Contratar empresas
especializadas para conduzir os processos do seu e-commerce pode trazer mais
segurança, fazendo com que se preocupe apenas com o necessário”, finaliza
Hawan.
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