Um número cada vez maior de empresas estão utilizando a tecnologia para melhorar, dinamizar e deixar seus processo mais assertivos
A
Inteligência Artificial é o grande assunto na área de tecnologia neste ano.
Muito tem se discutido se, com a chegada da tecnologia, trabalhadores serão
substituídos e perderão seu espaço no mercado. Porém, em pesquisa realizada
pela Universidade de Stanford e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts
(MIT), o impacto da IA vem se mostrando positivo. Segundo o estudo,
a utilização de ferramentas de IA generativa, aquelas capazes de responder como
humanos, resultou em um aumento de 14% na produtividade.
Resultados
semelhantes também podem ser vistos no Brasil. Rodrigo Nascimento, um dos
maiores especialistas de Marketing por dados no país e CEO da Buscar ID,
empresa líder em soluções de marketing por dados, conta que, após a
implementação de soluções que utilizam inteligência artificial, a equipe da
Buscar ID aumentou em cinco vezes a produtividade, além de registrar aumento de
200% nos resultados para seus clientes.
“A IA está
provando ser uma aliada poderosa para os profissionais da comunicação e
marketing, aumentando a produtividade, a eficiência e a qualidade do trabalho,
sendo integrada com sucesso em várias facetas da indústria, demonstrando que o
futuro da comunicação e marketing é mais brilhante e eficaz do que nunca”,
destaca Nascimento.
Nascimento conta como a introdução da IA no cotidiano da BuscarID aumentou a produtividade da equipe. “Esse aumento significativo na produtividade teve um impacto direto nos resultados, começamos a utilizar a inteligência artificial de forma extensiva para criar e treinar modelos que pudessem gerar conteúdo com base no material de nossas aulas. Por exemplo, possuíamos mais de 150 horas de aulas gravadas. Colocamos esses vídeos à disposição da inteligência artificial, que os assistiu e, em seguida, instruímos a IA a criar ebooks, resumos e guias relacionados a essas aulas ou vídeos. Hoje, economizamos cerca de dois a três dias por semana graças ao uso da IA dessa maneira.”
Além disso, a IA foi empregada na análise de concorrentes, reduzindo o tempo necessário para análises complexas de horas para minutos. “Se precisamos fazer uma análise de concorrência, orientamos a IA e a treinamos adequadamente. Ela consegue realizar análises que anteriormente nos tomavam duas ou três horas em questão de minutos para diversos concorrentes. Esse aumento de produtividade, resultando em uma eficiência cinco vezes maior, foi inteiramente impulsionado pelo uso da inteligência artificial”, conta o CEO.
Segundo
Nascimento, o aumento da produtividade refletiu diretamente nos resultados da
equipe.”Com a IA, conseguimos aumentar nossos lucros em até duas ou três vezes
ao utilizar dados de forma mais eficaz. Um exemplo disso é a plataforma IDFY
que lançaremos no ID 360, que possui uma IA capaz de analisar as métricas e
indicadores do Google Ads e Facebook Ads. O que costumava levar meia hora ou
até 40 minutos para fazer, agora é realizado com um único clique, graças ao
treinamento da IA.”
O
especialista destaca que, além de aprimorar o trabalho, a IA dá mais liberdade
para os colaboradores. “Agora, podemos dedicar mais tempo ao trabalho com
dados, pois tarefas que demandam muito tempo, como a criação de conteúdo, são
agora executadas pelas inteligências artificiais.”
Buscar ID
https://www.buscarid.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário