Marca é a
representação simbólica de um produto ou serviço relacionando-a com uma pessoa
física ou jurídica, que a criou, qualquer que ela seja. Marca é algo que
permite a identificação de um modo imediato de um produto ou serviço, como, por
exemplo, Coca-Cola, que todos sabem a que se refere.
Ninguém pede um
refrigerante, mas sim uma Coca-Cola, como Havaianas, Gilette e outras marcas
que, de tão fortes, viraram sinônimo dos produtos que elas representam. Na
teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples
palavra pode trazer à mente do consumidor o produto que ela representa. A marca
é um conceito de marketing bastante fácil de entender, ela trata da imagem
que os consumidores têm do produto que ela representa.
Há quem diga que a
marca é o melhor elo de ligação entre a empresa e os seus consumidores. um
sinal de presença, uma associação. Por essa razão, é importante que ela seja
protegida e sua propriedade garantida para quem a criou. Para isso, é
importantíssimo que tão logo a empresa e seus produtos ou serviços sejam criados,
essa marca seja registrada.
O registro de
marca é um processo legal que garante ao proprietário o direito de uso
exclusivo da marca dentro do território nacional autorizado. O registro de
marca é uma ferramenta essencial para a proteção e promoção das micro e
pequenas empresas. Ele oferece proteção legal, valoriza ativos intangíveis,
distingue a empresa da concorrência e facilita a expansão para novos mercados,
sem risco de apropriação pela concorrência.
A utilização da
marca como diferencial de competitividade requer o seu registro
e proteção, para garantir ao seu proprietário o direito de uso
exclusivo da marca dentro do território nacional autorizado. Além disso, o
registro é a única forma de proteger legalmente a marca contra possíveis
copiadores, da concorrência e de ganhar espaço no mercado.
Podemos afirmar
com segurança que o registro de marca é um investimento essencial para qualquer
empreendedor, tanto para pequenas empresas quanto para grandes corporações.
Afinal, além de proteger, ele pode valorizar sua marca, facilitando
negociações, abertura de franquias e se tornando patrimônio imaterial da
empresa.
O registro de uma
marca protege os interesses da empresa que a criou. A marca está entre os mais
importantes patrimônios de uma empresa. Quando bem cuidada, pode gerar lucros
constantes por meio de exploração direta ou indireta, pois é o principal elo
entre o negócio e o cliente e a principal garantia de que aquele produto ou
serviço é exatamente o que o consumidor procura.
Elizabeth Nogueira Lemes Nunes - engenheira, especialista em marcas e patentes e sócia fundadora da Patentex - @Patentex.brasil
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