Pesquisar no Blog

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Arrotar é normal até certo ponto, cirurgião digestivo alerta

Pequenos episódios de arroto são comuns e geralmente não são motivo de preocupação. No entanto, o cirurgião do aparelho digestivo Dr. Rodrigo Barbosa, da capital paulista, alerta para a frequência e a gravidade desses sintomas podem variar de pessoa para pessoa e podem sim, serem motivos de buscar ajuda médica.

O especialista conta que, arrotar ocasionalmente é considerado normal e faz parte do processo natural de liberação de ar do estômago já que arroto é uma maneira que o corpo utiliza para eliminar o ar em excesso que pode se acumular no estômago devido à ingestão de ar enquanto se come, bebe ou fala durante as refeições. “Esse processo é geralmente inofensivo e alivia o desconforto causado pelo acúmulo de ar, mas se o arroto estiver de forma excessiva e persistente, pode ser um sinal de que está engolindo muito ar e precisa de atenção, diz.

Dr. Rodrigo afirma que o arroto ainda pode ser causado por maus hábitos alimentares, como comer muito rápido, mastigar chicletes, beber com canudos ou falar muito enquanto come. Se os arrotos frequentes causam desconforto é importante investigar a causa subjacente para encontrar o tratamento adequado já que pode ser sinal de refluxo, distúrbios digestivos ou gases, que precisam ser avaliados”, finaliza o especialista.
 


Dr Rodrigo Barbosa - Cirurgião Digestivo sub-especializado em Cirurgia Bariátrica e Coloproctologia do corpo clínico dos hospitais Sírio Libanês e Nove de Julho. CEO do Instituto Medicina em Foco e coordenador do Canal ‘Medicina em Foco’ no Youtube.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados