Pesquisar no Blog

sábado, 23 de setembro de 2023

Você sabe o que são os aminoácidos?

 Aprenda como classificá-los e o motivo de serem essenciais para o nosso organismo

 

Os aminoácidos são unidades básicas que compõem as proteínas. Estão presentes nos seres humanos, animais e alimentos que consumimos, e são essenciais para o funcionamento correto do organismo. Aproximadamente 20% do corpo humano é composto por aminoácidos. 

Como os aminoácidos formam as proteínas, eles auxiliam na estrutura do corpo humano, além de fazer parte dos processos metabólicos. Existem 20 tipos de aminoácidos no corpo, sendo que nove são categorizados como “essenciais” e 11 como “não essenciais”. A gerente de marketing da divisão AminoScience da Ajinomoto do Brasil, Tatiana Gargalaka, explica as duas classificações.  

“As moléculas essenciais são aquelas que o corpo não pode sintetizar, ou seja, fabricar. Dessa forma, precisam ser obtidas por meio da alimentação ou suplementação”, afirma Gargalaka. Os aminoácidos essenciais são fenilalanina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, treonina, triptofano e valina. 

De acordo com a Tatiana, as moléculas não essenciais são sintetizadas a partir de outros aminoácidos e componentes presentes no organismo. “Os aminoácidos não essenciais são ácido aspártico, ácido glutâmico, alanina, arginina, asparagina, cisteína, glicina, glutamina, prolina, serina e tirosina”, explica. 

Alguns desses aminoácidos também são chamados de “condicionalmente essenciais”, porque a produção do corpo pode não ser suficiente para atender a demanda necessária em certas condições como doenças, lesões, períodos de stress ou pós cirúrgicos, por exemplo. As moléculas categorizadas como condicionalmente essenciais são arginina, cisteína, glicina, glutamina, prolina e tirosina. 

Os aminoácidos estão presentes nos mais diversos alimentos e também em produtos que usamos no dia a dia. “Alguns exemplos de alimentos ricos em aminoácidos são carnes, leite e peixes, como salmão, sardinha, vieira, bacalhau, tomate e atum”, afirma a gerente. “Em produtos é possível encontrar aminoácidos em suplementos, medicamentos, cosméticos e outros itens produzidos por diversas indústrias como a farmacêutica, cosmética, veterinária, esportiva entre outras”, conclui Tatiana.

 

Ajinomoto do Brasil 

www.ajinomoto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados