Pesquisa inédita
realizada pela Opinion Box e Buscar ID traça um raio-x do comportamento de quem
realiza compras pela internet no Brasil
O Opinion Box e a Buscar ID realizaram um estudo
inédito para entender o comportamento de quem compra na internet e orientar as
ações de marketing digital das empresas. Entre janeiro e fevereiro de 2023,
foram entrevistados 2.115 consumidores que fizeram alguma aquisição online nos
últimos 12 meses, e uma das principais conclusões, segundo Rodrigo Nascimento,
fundador da BuscarID e idealizador da pesquisa, é que, quando decidem fazer
compras online, a primeira ação para 45% dos entrevistados é realizar pesquisas
no Google sobre a empresa e produto, demonstrando a importância de estratégias
como SEO.
“A pesquisa foi motivada pelo desejo de compreender
as potenciais alterações no comportamento das pessoas ao longo de sua jornada
de compra, bem como atualizar nosso conhecimento sobre abordagens eficazes e
ineficazes para atender às necessidades do consumidor”, explica Nascimento.
A pesquisa também mostrou que leads de indicações
têm uma taxa de conversão 30% maior do que aqueles gerados por outros canais de
marketing, como anúncios em redes sociais ou mídia programática. Esse dado reforça
o poder do boca a boca e a confiança atrelada a uma recomendação pessoal. Além
de aumentar a taxa de conversão, as indicações também ajudam a construir
relacionamentos mais fortes com os clientes e a aumentar a lealdade à marca. O
estudo aponta que, para aproveitar ao máximo esse potencial, as empresas devem
considerar a implementação de programas de indicação que não apenas incentivam
os clientes a compartilhar sua experiência positiva com a marca, mas que também
os recompensem por esse esforço.
Outro ponto identificado pelo estudo diz respeito
ao impacto dos anúncios nas estratégias de marketing. De acordo com os números,
86% dos consumidores já foram impactados por um anúncio relacionado a algo que
já pesquisaram, sendo que 80% concluíram a compra após verem a
propaganda. Isso destaca a eficácia de alcance e conversão do retargeting,
que permite alcançar usuários interessados em determinado produto ou serviço.
No entanto, aponta o levantamento, é essencial garantir que os anúncios sejam
valiosos para os consumidores, evitando bombardeá-los com mensagens
irrelevantes.
Os dados mostram ainda que 73% dos consumidores
pesquisam muito a reputação de uma marca antes de realizar uma compra,
ressaltando a importância de as empresas oferecerem produtos de qualidade,
atendimento de excelência e serem transparentes nas práticas de negócios para
garantir uma boa reputação online. Outro ponto identificado é que o e-mail
continua sendo o canal predileto das pessoas: 71% delas afirmaram preferir
receber comunicações por correio eletrônico.
“Estamos amplamente satisfeitos com a pesquisa. Ela
nos revelou dados atualizados sobre o comportamento do consumidor e
possibilitou comprovarmos algumas teses. Muitas pessoas achavam que o e-mail
marketing era coisa do passado, com a pesquisa, ficou claro que ainda é uma
ferramenta muito importante do marketing. Outro ponto relevante é que mais de
80% dos entrevistados compraram um item após verem um anúncio, isso mostra que
a confiança do consumidor está alta”, comenta o fundador da Buscar ID.
A pesquisa também revelou que 66% dos consumidores
estão dispostos a continuar se relacionando com uma empresa após a compra,
demonstrando uma oportunidade valiosa para fidelizar clientes e transformá-los
em defensores da marca. Com isso, manter o contato com os clientes após a
compra e oferecer um excelente serviço pós-venda tornam-se estratégias
fundamentais.
O estudo completo pode ser acessado no seguinte
link: https://materiais.
Opinion Box
https://www.opinionbox.com/
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