Infosiga mostra que há uma pequena queda no número de acidentes fatais envolvendo motocicletas, mas todos os cuidados são sempre necessários
Nesta
quinta-feira, Dia do Motociclista, o Departamento de Trânsito do Estado de São
Paulo quer conscientizar todos os apaixonados pelos veículos de duas rodas
sobre a necessidade de segurança à direção, seja para passear ou para
trabalhar. Dados do Infosiga-SP, sistema que reúne informações sobre o trânsito
paulista, coordenado pelo Detran-SP, indicam que o número de óbitos a partir de
acidentes com motocicletas caiu 5,8% no último mês de junho, na comparação com
o mesmo mês do ano passado.
No acumulado de
janeiro a junho deste ano, em comparação ao primeiro semestre de 2022, a queda
dos óbitos envolvendo motocicletas é de 1,6%. Entretanto, em época
pós-pandemia, quando a crescente utilização desse tipo de veículo se mostrou
uma tendência, é importante redobrar os cuidados e respeitar as de trânsito
para se evitar engrossar as tristes estatísticas.
A frota atual de
motocicletas no Estado de São Paulo é de 6.148.285. O número de motociclistas é
ainda maior: 8,6 milhões. E não para de crescer. Entre janeiro e junho de 2022,
foram emitidas 1,06 milhão de carteiras de habilitação para condução de motos em
todo o Estado. No primeiro semestre deste ano, o número cresceu
46,4%: 1,55 milhão de CNHs emitidas.
Da mesma forma, a
frota de motocicletas segue aumentando no Estado: foram 5,87 milhões de motos
emplacadas no primeiro semestre do ano passado e mais 6,14 milhões de motos
registradas no primeiro semestre deste ano. Ou seja, cada vez mais veículos de
duas rodas e seus condutores circulando pelo trânsito paulista, demandando
observação criteriosa aos cuidados para interação adequada com os outros veículos:
Detran-SP
dá dicas para melhorar a segurança dos motociclistas no trânsito:
Capacete – Obrigatório para piloto e garupa. Minimiza as
chances de ferimentos graves em um acidente. Deve estar devidamente fixado
à cabeça, preso ao queixo por meio da cinta, sem folgas, e com a viseira
totalmente abaixada. Na ausência dela, será necessário usar óculos
protetor específico (não vale óculos com lentes corretivas ou de sol).
Precisa ter o certificado pelo Inmetro e deve ser aposentado sempre que
receber forte impacto ou estiver com a altura da espessura da espuma do forro
interno diminuída, o que compromete a proteção.
Calçados
e roupas resistentes – Por andar
mais exposto, usar vestuário com tecido mais grosso protege melhor o
motociclista e pode evitar lesões. Proibido chinelos ou sandálias. Existem
também coletes refletivos para sobrepor às roupas comuns e tornar o
motociclista mais visível na via, principalmente à noite. O uso de luvas nas
mãos também é indicado.
Uso
do celular - O celular pode ser utilizado
como GPS, desde que acoplado por meio de suporte no guidão da moto. Contudo, só
pode ser manuseado quando o veículo estiver estacionado e com o motor
desligado. Nada de colocar o celular dentro do capacete para atender ligação,
nem mesmo utilizar fones de ouvidos para ouvir músicas no deslocamento.
Trafegar
no corredor – A legislação federal de
trânsito não proíbe a circulação de motos nos chamados corredores. Porém, o
piloto precisa guardar distância segura lateral e frontal de 1,5m em
relação aos demais veículos, além de considerar a velocidade e as condições do
local, da circulação, do veículo e as climáticas. Vale o alerta: cuidado
redobrado nesta situação, pois o motociclista corre o risco de não ser
visto pelos demais motoristas, principalmente se estiver entre veículos
grandes, e se envolver em acidentes.
Ultrapassagem à
direita – Nunca! Os motoristas de carros
não esperam essa atitude e isso aumenta o risco de colisão.
A ultrapassagem deve ser feita em locais permitidos pela sinalização e
pela esquerda, exceto quando o veículo a ser ultrapassado estiver na faixa
apropriada e sinalizando o propósito de entrar à esquerda.
Excesso
de velocidade – É fundamental respeitar os
limites de velocidade, ainda mais estando sobre um veículo de duas rodas - que
deixa o condutor mais vulnerável e, em caso de acidente, projeta o corpo do
piloto contra outro veículo ou o asfalto. O impacto é maior conforme aumenta a
velocidade.
Manobras - O motociclista deve estar montado ou sentado, com
as duas mãos no guidão e os pés sobre os pedais ou assoalho (no caso de
motoneta) para pilotar. Não é permitido também descer da moto e empurrá-la com
o motor ligado para fazer alguma manobra. Então, nada de conversões proibidas,
invadindo faixas de pedestres ou ciclovias destinadas às bicicletas.
Escapamento
esportivo – É permitido, desde que atenda
o que prevê a legislação federal de trânsito. O motociclista não pode
rodar com descarga livre, silenciador defeituoso, sem redutor de temperatura ou
com dano que comprometa a eficiência do escapamento, situações que configuram
infração de trânsito.
Alterações
na motocicleta – Devem seguir as especificações
previstas na legislação de trânsito e muitas devem ser anotadas no documento da
moto. Na dúvida do que pode mudar, procure primeiro o Detran-SP. Guidão com
manoplas acima dos ombros é proibido, pois altera a ciclística do veículo. A
largura permitida pode variar entre 600mm e 950mm. A altura máxima é o limite
da linha dos ombros. Por questão de segurança, espelhos retrovisores devem ter
área refletora mínima de 69 cm². Os circulares devem ter diâmetro a partir de
94mm. Retrovisor rebatido (para dentro) no guidão é considerado
infração.
Antena
corta-pipa – É de extrema importância para
a vida do motociclista, pois impede o contato direto da linha cortante da pipa
com o pescoço do piloto. Todo cuidado é válido!
Buzina
só na hora certa – Deve estar restrita apenas a
situações necessárias para advertir pedestres e condutores de outros veículos,
dando um simples toque.
Manutenção
preventiva – Fazer aquele check-up evitará
dor de cabeça e falhas inesperadas. Confira sempre a calibragem e a aderência
dos pneus, freios, buzinas, combustível, funcionamento do farol, entre outros
itens importantes, e siga em paz.
Bluetooth – Não é permitido utilizar dispositivo em capacetes, é possível usá-lo apenas na carenagem da moto. As penalidades previstas para o uso inadequado são multa de R$ 130,16 e cinco pontos no prontuário do condutor. Durante o uso é fundamental que o motorista se mantenha atento e com as duas mãos ao volante. Os manejos dos equipamentos não devem ser feitos com o veículo em movimento.
Campanhas
para alertar todos os condutores sobre conscientização e evitar acidentes
A atual gestão do
Detran-SP tem feito diversas campanhas para alertar todos os tipos de
condutores para a importância de obedecer às leis de trânsito e aumentar os
cuidados. Desde fevereiro de 2023, foram criadas diversas campanhas para todos
os condutores com o intuito de conscientizar sobre o respeito aos limites de
velocidade e manutenção prévia dos veículos, respeito às leis de trânsito e à
vida (própria e a dos outros).
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