Setor do vestuário
- como roupas, calçados e acessórios - representa cerca de 29% das intenções de
comprasDivulgação
O Dia
das Mães é a data comercial mais importante do primeiro semestre para
consumidores e empreendedores. Ano passado, o setor registrou um crescimento de
18% comparado a 2021. Para este ano, as expectativas são mais positivas, já que
se prevê um melhor desempenho econômico.
Em
um levantamento realizado pela Voxus, AdTech de mídia programática, a projeção
é que o e-commerce brasileiro tenha um aumento de 5 a 7% na semana anterior ao
dia das mães. A pesquisa aponta, ainda, que marcas que direcionarem seus esforços,
com campanhas de marketing e descontos por exemplo, têm maiores chances de
crescer até 30% no período.
“Isso
também significa que um só comprador pode realizar inúmeras compras,
presenteando mãe, sogra e avó, por exemplo, o que aumenta a possibilidade de os
lojistas conquistarem novos clientes com kits, brindes, entre outras possíveis
ações”, revela Claudio Dias, CEO da Magis5, hub de automação para marketplaces.
A
Pesquisa de Intenção de Compra do Consumidor para o Dia das Mães de 2023 aponta
que o ticket médio (valor médio de vendas por cliente) será em torno de R$ 200
reais. “Grande parte dos entrevistados pretende gastar entre R$ 101 a R$ 200,
enquanto 21,9% querem gastar entre R$ 201 a R$ 400, portanto, podemos esperar
um valor médio de R$ 200 de gasto por cada cliente”, reforça o CEO.
Itens
mais vendidos
De
acordo com a pesquisa da Voxus, os produtos e categorias mais procurados estão
relacionados ao setor do vestuário, como roupas, calçados e acessórios, que
representa cerca de 29% das intenções de compra. Em seguida estão os perfumes
(19%), cosméticos (11%), eletrodomésticos (10%) e smartphones (7%).
Para
Claudio, outras opções de produtos podem ter sucesso de vendas na data, basta
que os lojistas realizem ações assertivas para atrair os consumidores. A
criação de kits com produtos usualmente comprados no Dia das Mães e o envio de
cupons de descontos exclusivos aos novos compradores e clientes da base
facilitam a escolha do consumidor.
“Outras
iniciativas que causam boas impressões e garantem maior fidelização para o seu
negócio ao consumidor são o envio de brindes, a experiência unboxing e o bom
pós-venda”, ressalta o CEO da Magis5.
Prepare
o seu e-commerce
Este
ano, o Dia das Mães será celebrado no dia 14 de maio. A partir da primeira
semana do mês, o número de visitas e pedidos nas lojas aumentam. Neste sentido,
é fundamental preparar a infraestrutura do seu e-commerce o quanto antes com
planejamento.
“É
preciso ter assertividade nos processos, preparar o estoque para que não ocorra
falta ou excesso de produtos. Além disso, é importante investir em soluções que
aumentam a velocidade de suas entregas e sempre cumprir com os prazos
estipulados”, sublinha Dias.
Uma
ótima maneira de se destacar da concorrência é desenvolvendo campanhas
humanizadas, que trabalham o lado emocional e aproximam o consumidor da marca.
Para
isso, existem ferramentas de automação que ajudam em insights valiosos para
serem utilizados em estratégias de marketing, como é o caso do ChatGPT, que
auxilia na criação de textos criativos para as redes sociais.
Outra
dica é utilizar ferramentas de softwares específicos para centralizar e
otimizar sua gestão nos marketplaces como hubs. “Essa tecnologia ajuda os
vendedores centralizarem a operação de seus e-commerces em uma única
ferramenta. Isso facilita a gestão e permite mais agilidade aos processos”,
endossa Claudio Dias.
Para
as empresas que possuem site próprio ou mesmo um ponto de venda físico, o
especialista indica mudar o design e o ambiente para celebração do Dia das
Mães. “Essa experiência prévia ajuda a criar uma conexão entre o consumidor e a
marca. Essa comunicação eficiente ajuda a atrair mais clientes e,
consequentemente, no alcance das metas de vendas”, encerra.
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