Nem todos já o conhecem pelo seu devido nome, mas algo é fato: o RCS (Rich Communicaton Service), novo sistema de mensageria do Google, está dando muito o que falar. Ao longo do mais recente evento organizado pela big tech neste mês de maio, o Google I/O 2023, foi divulgado que este protocolo de comunicação atingiu a marca dos 800 milhões de usuários mensais ativos em todos o mundo, sendo 300 milhões só esse ano. Muitas expectativas estão cercando este tema – mas, afinal, o que está o tornando tão popular?
Tido pelo próprio Google como sucessor do antigo
padrão SMS, o RCS representa um protocolo de comunicação mais seguro e completo
entre operadoras de telefonia móvel, no qual é possível enviar mensagens mais
ricas, interativas e personalizadas a partir de um conjunto de textos, imagens,
gifs e carrosséis ao mesmo tempo. Todos os textos contêm um selo de
autenticidade assegurado pelo próprio Google, contendo a logomarca e nome da
empresa verificados para assegurar o destinatário sobre quem o está contatando.
Apesar de ainda só estar disponível para Android, a
big
tech não vem poupando esforços para reforçar seus benefícios de
incorporação a todos os dispositivos. Tanto é que, ainda durante o I/O,
reforçou que atualizou a tecnologia de SMS e MMS para o RCS. Na prática, a
mudança permitirá que todos os dispositivos Android estejam aptos a receber e
utilizar este protocolo de comunicação – reforçando, sobretudo, os diferenciais
deste novo sistema de mensageria perante os outros existentes no mercado.
Em um comunicado oficial do vice-presidente de
gerenciamento de produtos da empresa, Sameer Samat, há uma forte expectativa de
que todos os sistemas operacionais consigam adotar o RCS, unificando os
usuários em uma mesma comunidade de mensageria sem barreiras tecnológicas no
acesso a um serviço seguro e de qualidade. Mas, esta parece ser uma realidade
ainda distante, considerando que a Apple se mostra contrária à esta adoção ao
iMessage, justificando a falta de interesse de seus clientes ao padrão.
Mesmo diante desta recusa, as novidades
apresentadas no evento reforçam os altos investimentos do Google na expansão de
seu protocolo, almejando que empresas e pessoas possam se comunicar de forma
mais simples, eficiente e segura, independentemente do dispositivo utilizado.
Tanto é que, a estimativa para o final deste ano, é de que a quantidade de
usuários ativos neste sistema chegue à marca de 1 bilhão.
O RCS chegou oficialmente ao mercado há pouco
tempo, tendo sido lançado em 2020. Mas, muitos avanços e vantagens se tornaram
notáveis ao incorporá-lo, especialmente na manutenção de uma comunicação mais
próxima e personalizada entre as empresas e seus clientes. Em um mundo
omnichannel, onde a integração de diferentes canais se mostra uma adaptação
necessária para elevar a satisfação dos consumidores em sua jornada de compras,
a presença destas características é algo crítico para impulsionar o engajamento
entre as partes.
A substituição do SMS por um recurso mais seguro e
completo é uma demonstração importante do potencial de impacto do RCS no
mercado, o evidenciando como um dos canais mais positivos de se investir para
uma comunicação mais enriquecida para todos. Sua expansão já está ocorrendo em
passos largos, com fortes expectativas de que se torne, logo menos, uma das
maiores tendências no mercado de mensageria global.
Thiago Gomes - Diretor
de Customer Success da Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas
de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário