O crescimento e a evolução de uma empresa não dependem apenas da aquisição de novos clientes. Mais importante do que conquistá-los, é necessário fidelizá-los. Em um mercado cada vez mais competitivo, manter o consumidor satisfeito é fundamental para a estratégia de qualquer negócio, afinal, isso impactará diretamente nos resultados. Para ajudar pequenas e médias empresas que desejam fidelizar seus clientes e manter uma base cada vez mais engajada, a Scooto, central de atendimento que transforma o relacionamento entre pessoas e empresas, lista 5 dicas.
Conheça e escute seus clientes
O primeiro passo é entender para quem
você vende e estudar o comportamento do seu público-alvo. Para isso, é
essencial realizar pesquisas, testes e, principalmente, conversas com o
consumidor final. Além disso, a equipe de atendimento precisa ser proativa e já
antecipar o que pode se tornar uma dificuldade para o cliente, preparando
soluções rápidas e acessíveis.
Ofereça uma comunicação eficiente
Uma das reclamações mais comuns no
mercado é o obstáculo enfrentado para falar com determinada empresa ou marca,
seja por conta da demora no atendimento, da falta de personalização ou de
respostas automáticas. Para resolver essa questão, é importante que o cliente
encontre facilmente uma maneira de se comunicar com a equipe, seja por
telefone, e-mail ou chat, por exemplo. Além disso, formar um time com boas
habilidades pessoais, com capacidade para resolução de conflitos, é essencial
para não causar constrangimentos ao consumidor e, consequentemente, a perda
desses clientes.
Antecipe as necessidades e supere as
expectativas
A empresa não deve esperar o consumidor
dizer o que fazer para encantá-lo e fidelizá-lo, por isso, antecipe-se e supere
as expectativas. É essencial ter um time preparado, envolvido e atualizado com
as tendências do mercado. Clientes satisfeitos compram mais e indicam a sua
empresa para outros potenciais clientes.
Seja transparente
Errar é humano, mas é importante que a
empresa saiba como admitir isso para os clientes quando acontecer. Obviamente,
em todo negócio, há dias em que algumas coisas não saem como o planejado. Neste
momento, é essencial mostrar o nível de maturidade e, em vez de negar a
existência do problema, ou fingir que não pode fazer nada a respeito, admitir o
que está acontecendo e, ao mesmo tempo, apresentar soluções.
Aposte em feedbacks e pesquisas de
satisfação
Não há dúvidas do quão importante é
entender como as pessoas se sentem em relação aos produtos e serviços de determinada
empresa. Por isso, oferecer pesquisas de satisfação e oportunidades de ouvir
feedbacks de clientes é uma ótima maneira de evitar futuros problemas e
garantir a retenção dos mesmos. Além disso, ao oferecer esse espaço, a empresa
passa a mensagem de que se importa, fazendo com que o consumidor se sinta
valorizado.
Scooto
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