De tempos em tempos, precisamos fazer uma pausa em nossas atividades e nos questionar: eu estou sendo feliz com o rumo que a minha vida tomou? Isso é importante tanto na vida pessoal como na carreira. Quando as respostas são negativas, é sinal de que precisamos nos reinventar.
Em âmbito profissional, isso pode significar mudar
de empresa, mudar de especialidade, abrir um negócio próprio ou mesmo mudar
completamente de área de atuação. A decisão depende do indivíduo, do tipo de
insatisfação que apresenta e do quanto conhece a si mesmo. Se você está
pensando em fazer uma mudança em sua carreira, pequena ou grande, confira as 6
dicas que separamos na sequência!
1. VERIFIQUE SE É O MOMENTO
CERTO
Muitas vezes, temos uma experiência tão
traumatizante com uma empresa, que queremos mudar radicalmente de área. No
entanto, não é porque você teve uma experiência negativa em um escritório de
contabilidade que você deve largar de vez essa profissão e tornar-se advogado,
por exemplo.
O importante é que você avalie a sua situação de
forma racional. Pode ser que você resolva a sua insatisfação se simplesmente
trocar de departamento ou de empresa. No entanto, se você percebe que a razão
do seu incômodo é a própria natureza das atividades, então talvez uma mudança
de carreira seja necessária.
É por isso que é tão essencial conhecer a si mesmo.
Quanto mais você souber quem é e o que deseja, mais fácil será definir o tipo
de mudança que você deseja realizar e se este é de fato o momento certo para
realizá-la.
2. NÃO DESCONSIDERE A SUA
EXPERIÊNCIA ATÉ AQUI
Se você estiver pensando em mudar de empresa ou de
profissão, não pense que o que você fez até aqui não teve valor algum. Muito
pelo contrário: de toda experiência de vida, podemos extrair grandes
aprendizados.
Um professor de inglês que trocou a sala de aula
pela carreira de jornalista, por exemplo, pode se tornar um grande
correspondente internacional devido ao seu conhecimento no idioma. Um psicólogo
que decide trocar os consultórios pelos tribunais em uma carreira na advocacia
pode ganhar com a mudança, afinal de contas, ele compreende muito bem o comportamento
humano e pode desenvolver o seu senso de justiça por conta disso.
Dessa forma, não desanime nem pense que o seu
passado merece ser enterrado. De uma empresa para outra e de uma carreira para
outra, podemos carregar conosco os nossos aprendizados e utilizá-los nesse novo
contexto. Sabedoria é algo que ninguém jamais vai nos tirar.
3. APRENDA A LIDAR COM O MEDO DO DESCONHECIDO
Toda mudança esbarra em uma das maiores
características humanas: o medo do desconhecido. Tudo aquilo que é novo provoca
medo, pois a mente percebe que o indivíduo nunca se deparou com aquela situação
antes. Isso ativa um estado de alerta e ansiedade até mesmo para as menores
ameaças, o que nos deixa temerosos.
Todavia, se há algo que devemos temer mais do que o
desconhecido é a infelicidade. Por isso, se você estiver infeliz, entenda que o
desejo da mudança é um sinal de sanidade mental. Para saber se a mudança vai
ser positiva ou não, só há um jeito de descobrir: tentando.
É por isso que, antes de tomar a sua decisão, você
deve refletir de forma cautelosa, pesando os prós e os contras de ficar onde
está e de mudar. Se você definir que a mudança é a melhor saída para a sua
insatisfação, porém, seja firme em sua decisão e não permita que o medo o
impeça de tentar. Use-o para preparar-se adequadamente, mas não para desistir!
4. CONVERSE COM QUEM TEM MAIS EXPERIÊNCIA
Se você está pensando em mudar de empresa, converse
com alguém que esteja trabalhando nas empresas que despertam o seu interesse.
Se você pensa em mudar de profissão, converse com quem já exerce essa profissão
desejada há algum tempo. Se você deseje abandonar a vida de empregado para
abrir um negócio próprio, converse com algum empreendedor que também tenha
passado por essa transformação.
Não importa qual seja a mudança que você deseja,
entenda que você não é o primeiro e não será o último a querer fazer isso.
Portanto, conheça e converse com quem já passou por essa experiência. Tire
todas as suas dúvidas, peça conselhos e pergunte o que essas pessoas fizeram
para chegarem aonde chegaram. Apenas certifique-se de que esses mentores sejam
confiáveis e de fato bem-sucedidos nas áreas que escolheram. Inspire-se neles,
mas siga o seu próprio caminho, OK?
5. PLANEJE-SE FINANCEIRAMENTE
Talvez o maior medo de uma mudança na vida
profissional seja a oscilação financeira. Sair de uma empresa para trabalhar em
outra pode interromper um plano de carreira e proporcionar salários mais
baixos. Trocar de área profissional, então, demanda novos cursos, novos
treinamentos e um recomeço do zero, o que também vai causar perdas financeira,
já que você não vai chegar na carreira nova em cargo de diretor. Já se você
deseja abrir uma empresa, aí é que precisa de muito planejamento financeiro,
pois você precisará investir muito até obter o retorno, em um prazo difícil de
precisar.
Por isso, antes de aventurar-se por novos terrenos,
construa uma reserva financeira de emergência ou tenha alguma atividade que lhe
ofereça renda enquanto a transição não estiver completa. Talvez você tenha que
adiar alguns planos e sonhos para não se prejudicar nesse processo de
transição. Seja planejado, disciplinado e consciente!
6. NUNCA PARE DE ESTUDAR E DE FAZER NETWORKING
Por fim, lembre-se sempre de que o conhecimento é a
ferramenta mais poderosa que uma pessoa pode ter. Quanto mais você estudar,
ganhar experiência e desenvolver diferentes habilidades e competências, mais
facilmente será capaz de ambientar-se ao que é novo e de superar as
adversidades típicas dos processos de mudanças. Aqui, estamos falando não
apenas das competências técnicas específicas, mas também das competências
comportamentais — as famosas soft skills.
Além do mais, lembre-se de fazer networking, ou
seja, de conhecer novas pessoas e de fortalecer a sua rede de contatos. Para
ingressar em uma nova empresa ou área profissional, tudo fica mais fácil quando
temos conhecidos nesses novos ambientes. O mesmo vale para iniciar-se no
empreendedorismo: ter parceiros com experiência para dividir as
responsabilidades pode ser muito importante e benéfico. Portanto, nunca deixe
de estudar e de fazer networking, OK?
Para quem deseja se reinventar, é fundamental
seguir as 6 dicas acima. Além disso, lembre-se de preparar-se adequadamente
para a mudança e de administrar as suas emoções antes, durante e após tomar as
suas decisões. Que você tenha muita coragem e seja imensamente feliz na
trajetória que escolher!
José
Roberto Marques - Especialista em comportamento humano, presidente e fundador do Instituto
Brasileiro de Coaching – IBC, a maior e mais conceituada escola de Coaching do
país, Master Coach Senior, Trainer, escritor e capa da
Forbes Europa intitulado como “Cientista
da mente milionária". Com um estilo visionário e uma
experiência de mais de 30 anos em treinamentos comportamentais, José Roberto
Marques inovou ao desenvolver a exclusiva metodologia Self Coaching, que dá
base ao Professional & Self Coaching – PSC, o curso de Coaching mais
completo e diferenciado do Brasil e do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário