Consumidor
deve comprar em média dois presentes para a data, e cerca de R$10,1 bilhões
serão injetados na economia
Considerado pelo varejo a segunda melhor data para
vender, ficando atrás apenas do Natal, o Dia das Mães deve levar cerca de 28,3
milhões de pessoas às compras em todo o estado de São Paulo. Os números fazem
referência a pesquisa realizada pelo CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes
Lojistas, pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a
Offerwise e FCDL-SP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de
São Paulo).
De acordo com o levantamento, cada consumidor deve
comprar em média dois presentes, totalizando um ticket médio de R$258.
Estima-se que serão injetados R$10,1 bilhões na economia paulista. Cerca de 34%
dos entrevistados pretendem pagar os presentes no PIX, 33% no cartão de crédito
parcelado, 26% no cartão de débito e 22% no dinheiro.
“A data é fundamental para o varejo brasileiro e
paulista. Acabamos de sair do período de Páscoa, que é tradicionalmente forte
para o setor de doces e confeitaria; para aquecer os demais segmentos, o Dia
das Mães cumpre um papel importante”, comenta Maurício Stainoff, presidente da
FCDL-SP.
A pesquisa aponta que roupas, calçados e acessórios
deverão ser os ítens mais procurados pelo consumidor (46%); logo em seguida, os
perfumes marcam 42% de preferência, por último vemos os chocolates, com 23% de
escolha de compra.
A compra realizada em lojas físicas ainda é maioria
para o período, com 72% dos entrevistados afirmando que irão até o comércio
comprar os presentes para o Dia das Mães; desse total, 31% têm preferência de
realizar as compras em um shopping center, já 18% dizem preferir lojas de rua.
O comércio digital foi escolhido por 40% dos
entrevistados, desse total, 57% afirmam buscar sites de varejistas nacionais
para a compra, 51% buscam varejistas internacionais, e 35% optam por sites de
roupas tradicionais. Dentro do universo varejista internacional, destacam-se a
Amazon (64%), a Shopee (64%) e a Shein (44%).
A pesquisa mostra que os homens possuem uma
intenção maior de presentear as mães, com 79,5%, contra 78% das mulheres. Os
jovens entre 18 e 34 anos também são os mais propensos a consumir na data,
86,6%; pessoas entre 35 e 54 representam 79,2% do público consumidor, maiores
de 55 anos marcam 64,4%.
“O crescimento do e-commerce no Brasil propicia a
amostragem alta vista na pesquisa. Vemos uma grande parcela da geração Y ou
millennials, os nativos digitais, optando por realizar as compras via internet,
e o dia das mães não foge a regra para o grupo”, finaliza Maurício.
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