Vendas
devem crescer 3% e atingir faturamento de R$ 56,5 bilhões, aponta pesquisa da
FecomercioSP
Cenário positivo para o Dia das Mães no Estado de São Paulo: levantamento da
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo
(FecomercioSP) projeta crescimento de 3% nas vendas no mês de maio. O
faturamento deve atingir R$ 56,5 bilhões, o que representa R$ 1,4 bilhão a mais
em relação ao mesmo período do ano passado. Caso o resultado seja confirmado, a
data tende ser a melhor desde 2008, início da série histórica do estudo.
As cinco atividades selecionadas para a pesquisa devem apresentar crescimento
nas vendas, com destaque para o setor de vestuário, tecidos e calçados,
apresentando previsão de elevação de 7% no contraponto anual. Segundo o
histórico de pesquisa do perfil de presentes realizada pela Federação, o
segmento é o mais demandado para compras no período.
Entretanto, os consumidores vão precisar gastar mais, caso queiram presentear
com camiseta, shorts ou tênis. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE) apontam que a inflação do grupo de vestuário na Região
Metropolitana de São Paulo (RMSP) é de quase 15% em um ano, número muito acima
da elevação média geral (5,61%). Por isso, a dica da FecomercioSP aos
consumidores é pesquisar.
Farmácia e perfumaria, assim como lojas de móveis e decoração, devem obter
crescimento de 4% nas vendas. O primeiro, que inclui maquiagens e perfumes,
também está entre os produtos mais procurados para a data. Assim como ocorre
com vestuário, a inflação dos artigos de higiene pessoal cresceu 13,92% nos
últimos 12 meses. Contudo, por serem produtos com valor mais acessível, em sua
maioria, mesmo com valores mais elevados, ainda será possível realizar compras
à vista para aproveitar os descontos. Por outro lado, apesar do dado positivo
estimado para maio, o segmento de móveis e decoração depende, em geral, de
crédito — que, por sua vez, está mais caro em decorrência dos juros elevados.
Eletrônicos são opções
O crescimento nas vendas das lojas de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamento
deve chegar a 3%, na comparação com maio de 2022. Os produtos mais procurados
são celulares e aparelhos de TV e som, assim como computadores.
Os dispositivos eletrônicos estão cerca de 3,4% mais baratos na base de
comparação anual. Apesar disso, são itens de valor de compra elevado, situação
que exige aquisição a prazo, seja pelo cartão de crédito, seja pelo carnê. Caso
seja pelo cartão, o cliente se beneficiará do parcelamento sem juros — ao
contrário do que ocorre com os carnês, que contam com financiamento com juros.
Por fim, os supermercados devem crescer 1% em relação a maio de 2022. Pode
parecer um porcentual pequeno, mas o faturamento atual está nos maiores níveis
da série. Além dos presentes, é habitual que as famílias se reúnam em casa ou
marquem encontro num restaurante. Assim, de forma direta ou indireta, haverá
demanda maior por alimentos e bebidas.
Para esse cenário positivo, deve-se pensar nas melhores condições das famílias.
Tanto que o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), da FecomercioSP,
subiu mais de 30% em um ano, apontando a recuperação no emprego, na renda e no
consumo.
Diante da inflação mais amena em setores como o de alimentos, há espaço para um
ganho de poder de compra em outros segmentos, como os requeridos para o Dia das
Mães. Além disso, o mercado de trabalho aquecido recompõe a renda das famílias
e permite que o consumidor tenha um acesso mais facilitado ao crédito.
De acordo com a Entidade, o comércio vive um bom momento frente à melhora das
condições econômicas da população do Estado. O crescimento estimado de 3% deve
confirmar a tendência positiva no setor, contribuindo, sobretudo, para o
aumento das contratações.
FecomercioSP
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