Foto: William William (Unsplash)
A proximidade do Ano Novo Chinês, que tem início em
22 de janeiro, poderá contribuir com a alta no preço do frete marítimo. É o que
aponta um levantamento inicial do agente de carga digital Nowports. Apesar do feriado durar
sete dias, é comum as paralisações começarem um pouco antes, principalmente no
setor do transporte terrestre. Em razão desse e de outros fatores associados às
festividades, parte das fábricas paralisa as atividades por mais tempo, o que
impacta linhas de produção em outras partes do mundo, por conta da importação
de insumos e matérias-primas do país.
A head de pricing da Nowports Brasil, Bruna
Horstmann, explica que o feriado reduzirá drasticamente a movimentação dos
navios da China para o Brasil e vice-versa nos próximos dias. “Significa quase
duas semanas sem navios da China para o Brasil, nosso principal parceiro
comercial, responsável por 45% das nossas importações em 2022. Os blank
sailings, ou seja, o cancelamento da atracação de um navio na escala de um determinado
porto, ocorrerão nos próximos dias, sejam pequenos ou grandes.
Consequentemente, o preço do frete deve ter um aumento relevante, afinal a
demanda será superior a oferta do espaço”, pontua.
A profissional acredita que pelo menos 50 mil TEUS
serão retirados da rota nas próximas semanas em blank sailings e/ou em omissões
de portos. O TEU é uma medida internacional para calcular o volume de um
contêiner, em média com 20 pés de comprimento, por 8 de largura e 8 de altura.
“Não lembro de uma redução tão drástica de espaço, exceto nos meses iniciais da
pandemia, em razão da força de trabalho, afinal, as pessoas estavam confinadas
e/ou doentes. Além disso, mesmo quando os fretes atingiram US$ 25 por
contêiner, em 2015, isso não ocorreu de forma tão rápida”, acrescenta.
Para evitar o desabastecimento de matérias-primas,
o importador precisa se programar com antecedência. “Não só durante o feriado
do Ano Novo Chinês, mas durante todo o ano. É preciso criar estratégias,
considerar os planos e o orçamento de cada empresa. O agente de carga digital
pode auxiliar nesse momento de tomada de decisão, pois oferece soluções para o
importador evitar a falta de insumos da China e de outros países”, afirma Bruna
Horstmann.
Nowports é o primeiro e maior agente de carga
digital da América Latina. Está presente em oito países, entre eles o Brasil. A
empresa facilita as operações do dia a dia das equipes de logística. Os
clientes contam com soluções de logística customizadas e têm acesso a uma
plataforma que centraliza as informações para otimizar a rastreabilidade dos
embarques. A logtech trabalha com todos os modais (marítimo, aéreo e terrestre)
para movimentar as mercadorias com eficiência, transparência e segurança. A
empresa desenvolveu a ferramenta para auxiliar a importação e a exportação de
mercadorias com o apoio da tecnologia (inteligência artificial, big data e
internet das coisas).
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