Entre janeiro e outubro, sistema que integra rodovia, terminal e ferrovia no Arco Norte movimentou cerca de 600 mil toneladas a mais que todo o ano de 2021
O transporte de grãos e farelo de soja pelo
Terminal Integrador Porto Nacional (TIPN), no Tocantins, ativo administrado
pela VLI – companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e
terminais – bateu recorde anual e ultrapassou em 600 mil toneladas a
movimentação em relação ao ano anterior. O resultado representa um crescimento
de 22% na comparação com o acumulado de 2021. No ano passado, foram
movimentados 2,7 milhões de toneladas, entre janeiro e dezembro. Já até outubro
deste ano, a companhia alcançou a marca de 3,3 milhões de toneladas.
A produção tocantinense, assim como da região
formada pelo Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), conta com atributos
naturais e uma robusta infraestrutura de escoamento, que cresce e é
desenvolvida a cada ano. Os resultados das movimentações no Terminal Integrador
de Porto Nacional evidenciam o suporte ao agronegócio e o potencial de
desenvolvimento da produção regional.
“Sem dúvida, esse recorde é fruto de muito trabalho
de otimização em nossas operações. O Tocantins vem apresentando safras de soja
e de milho surpreendentes e o nosso objetivo é contribuir com o desenvolvimento
do Estado, investindo em logística para movimentações cada vez mais
eficientes”, afirma o diretor de Operações do Corredor Centro-Norte da VLI,
Daniel Schaffazick.
Atualmente, o terminal de Porto Nacional possui
capacidade para armazenar 60 mil toneladas de grãos (entre soja, milho e
farelo), e movimentar até 5 milhões de toneladas por ano. As cargas –
originárias nas regiões do Matopiba, além do Mato Grosso, Goiás e Pará – chegam
de caminhão até os terminais. Na unidade, é feita a descarga dos veículos, o
armazenamento e o transbordo de grãos para os trens. Os vagões carregados
seguem pela Ferrovia Norte Sul (FNS), também controlada pela VLI, para o Porto
do Itaqui, localizado em São Luís, com destino à exportação.
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