Pesquisar no Blog

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Como conduzir reuniões eficazes?


Poucas coisas são tão irritantes no mundo dos negócios quanto reuniões desnecessárias ou improdutivas.

Se você já participou de uma delas, provavelmente irá concordar com a frase acima.

Devido à falta de habilidade de líderes em conduzir reuniões, perde-se quantidades inacreditáveis de tempo, não só do próprio gestor, mas também da equipe.

Para piorar o quadro, apesar de perderem horas em reuniões mal planejadas, é comum não se chegar a lugar algum. Quero dizer que nenhuma decisão é tomada, nenhuma ação é especificada, nenhum plano é concretizado.

Diante desse cenário, se faça o seguinte questionamento. Você sabe conduzir reuniões?

Entenda que existem elementos fundamentais quando se fala em conduzir uma boa reunião, para citar alguns deles:

· é necessário que haja uma pauta, um objetivo pelo qual reunir as pessoas;

· é importante acompanhar as principais ações sobre tema em questão;

· pode ser relevante usar o momento para formar e treinar a equipe;

· é crucial discutir iniciativas e tomar decisões quanto aos próximos passos.


Ou seja, não há nada de aleatório ao planejar e conduzir reuniões.

Principalmente levando em consideração que devemos ter um profundo respeito pelo nosso próprio tempo e o dos outros.

De maneira geral, você pode seguir o seguinte roteiro para uma reunião eficaz:


1. Pense no objetivo da reunião:

Resolver um problema específico, acompanhar determinada métricas ou áreas chave etc.

2. Avalie a evolução das principais atividades, processos ou indicadores.

3. Forneça feedback adequado e construtivo sobre os resultados medidos e a performance atingida.

4. Se cabível, avalie junto ao time as possíveis alternativas e caminhos adicionais para se chegar ao objetivo inicial.

5. Defina as ações e responsabilidades relativas ao que foi discutido na reunião.


Encare o roteiro anterior não como um guia absoluto, mas como uma ideia matriz sobre como conduzir reuniões.


Você pode usá-lo na íntegra, eliminar partes que se façam desnecessárias para o momento, ou até mesmo adicionar temáticas novas.

Independente, torço para que você possa traduzir o conhecimento acima em ações significativas no sentido de uma melhor condução de reuniões e consequentemente uma melhor gestão e liderança na prática.

 

Valdez Monterazo - Coach Executivo, especializado em negócios, liderança e psicologia positiva. Tem cases de sucesso e promove resultados em diversos segmentos de pequenas e médias empresas. https://valdezmonterazo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados