Expectativa das empresas para a data é semelhante à do ano passado; apenas três em cada dez empresários devem contratar mais mão de obra
O otimismo para as vendas de Natal em 2022
atinge a maioria dos empresários, segundo pesquisa da Boa Vista. 44% das
empresas entrevistadas creem em aumento das vendas para a data este ano, em
relação ao ano passado. Já 31% estão pessimistas e acreditam em queda nas
vendas, ao passo que os 25% restantes esperam vendas iguais. Em 2021, eram 41%
os otimistas, 22% esperavam vendas iguais ao ano anterior e 37% esperavam
vendas menores.
Para a maioria dos entrevistados (25%), as
vendas de Natal e fim de ano representam de 5% a 10% do faturamento anual
total. Para 23%, a representatividade é de 1% a 5%. Para 22%, mais de 15%; para
16%, de 10% a 15%, e por fim, para 14%, menos de 1%.
“Essa expectativa de alta nas vendas em
relação ao último ano se deve muito ao fato de que a base de comparação (Natal
de 2021) é mais fraca. Porém, a parcela de empresários que acredita numa queda
das vendas também é considerável, uma vez que o Natal este ano sucede, não só a
Black Friday, que foi mais fraca, como também a Copa do Mundo. Temos visto o
consumidor mais cauteloso e menos confiante, além do fato de que a
inadimplência das famílias e o comprometimento da renda estão em alta, o que
pode colocar em xeque as vendas no período", afirma Flavio Calife,
economista da Boa Vista.
Contratações
e estratégias
O Natal de 2022 não deve promover uma
grande abertura de vagas no mercado de trabalho. Isso porque apenas 31% dos
empresários, cerca de três a cada dez, pretendem fazer novas contratações em
função da data comemorativa. Entretanto, os números representam uma alta em
relação a 2021, quando 21% dos entrevistados pretendiam contratar novos
funcionários para o Natal.
Quanto às estratégias adotadas pelos
empresários para aumentar as vendas nesse Natal, a aposta principal apontada
pelos entrevistados será vender pelo seu site/ na internet. Em seguida, fazer
campanhas/vendas nas redes sociais e em terceiro lugar, oferecer descontos.
Apesar da estratégia de vender online, a
maioria dos empresários, 61%, crê que a maior parte das vendas serão realizadas
em suas lojas físicas, enquanto 39% creem que serão pela internet. Para as
empresas ouvidas pela Boa Vista, os setores que mais movimentarão a economia
com as vendas de Natal e fim de ano serão: alimentos e bebidas, vestuários e
calçados e eletrônicos.
Já os produtos mais procurados pelos
consumidores para presentear alguém nesse Natal serão, na visão das empresas,
os eletrônicos, com 29%. Para outros 25%, serão os produtos de vestuário e
calçados. Produtos de telefonia vêm em terceiro lugar, para 17%. Brinquedos,
para 12%; lazer e viagens/passeios, para 7%, perfumaria, 6%, e 4% acham que
outros tipos de produtos serão os mais procurados.
Perspectiva
de intenção de gastos
Quando questionados pela Boa Vista sobre a
perspectiva de intenção de gastos dos consumidores no Natal de 2022, os
empresários esperam que o valor gasto seja de, em média, R$ 275. 47% dos
empresários acham que o consumidor vai gastar mais que no Natal do ano passado.
20%, acreditam que os gastos serão os mesmos, e 32% creem que o consumidor vai
gastar menos no Natal de 2022.
Os meios de pagamento mais oferecidos aos
consumidores pelos empresários neste Natal serão, nessa ordem: o Pix, o cartão
de crédito, o dinheiro em espécie, cartão de débito e transferência bancária.
Busca
por crédito para alavancar vendas
35% dos empresários dependerão do crédito para
o desenvolvimento de ações que alavanquem as vendas
neste Natal. 67% recorrerão às linhas de crédito de bancos, como ilustra o
gráfico a seguir.
Metodologia
A pesquisa realizada pela Boa Vista foi
baseada em um questionário estruturado, encaminhado via e-mail e aplicado entre
cerca de 500 empresas. O índice de confiança é de 90% e a margem de erro é de
3,7 pontos percentuais para mais ou para menos.
Boa Vista
www.consumidorpositivo.com.br e
o app Boa Vista Consumidor Positivo
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