Pesquisar no Blog

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

A importância das inovações voltadas para a colaboração e desenvolvimento de Estudantes, Educadores e Indústrias

 

As tecnologias estão remodelando o mundo do trabalho. Os empregos estão sendo transformados e novos ofícios que exigem novas habilidades estão surgindo. Nesse contexto, a verdade é que a educação também está mudando. São tempos sem precedentes e todos – de instituições acadêmicas a professores, alunos, empresas e profissionais – precisam se ajustar e se adaptar. Hoje, por exemplo, professores tornaram-se alunos, tendo que aprender a mover seu trabalho diário para o ambiente online. Do mesmo modo, os alunos estão sendo chamados a concluir seus aprendizados práticos em casa, trabalhando em colaboração com seus amigos, cumprindo os prazos estabelecidos por seus professores.

Para acompanhar essa realidade móvel e conectada, as soluções de aprendizagem devem permitir que a colaboração exista. Não apenas para ajudar a formar a força do trabalho do amanhã, mas também para permitir que os profissionais do agora sejam capazes de se atualizar continuamente, reforçando suas habilidades para estarem prontos para a tão necessária transformação dos negócios.

É preciso ajudar estudantes e profissionais a prosperarem no local de trabalho com habilidades da indústria sob demanda para inovação sustentável. Em um mercado cada vez mais híbrido, em que a relação entre pessoas, empresas e academia já não se restringem às fronteiras geográficas, é fundamental tornar o aprendizado real e virtual uma tarefa constante e aberta a todos. Plataformas como a 3DEXPERIENCE Edu são um caminho para abrir essas novas possibilidades, permitindo a aprendizagem ao longo da vida e, além disso, para conectar instituições acadêmicas com a indústria e, assim, promover a empregabilidade.

Para nós, é essencial que trabalhemos para estabelecer parcerias globais entre empresas, universidades e centros de pesquisas, em uma rede que envolva os alunos em desafios e competições de sustentabilidade, além de oferecer um novo portfólio de experiências de aprendizado e certificações para profissionais nas ferramentas que habilitam a construção do futuro.

De forma prática, temos que responder a necessidade global de preparar estudantes e profissionais com conhecimento e know-how para prosperar em empregos emergentes e em rápida mudança em setores como manufatura, saúde e ciências da vida e infraestrutura e cidades, onde as tecnologias digitais estão convergindo para impactar todos os aspectos do negócio industrial – desde a concepção até a fabricação.

Estas são a chave para promover a inteligência coletiva sobre as principais funções e habilidades emergentes do mercado, bem como para redefinir a maneira como as instituições acadêmicas e as empresas colaboram entre si para acelerar a adoção de novos métodos de produção - sempre por meio do aprendizado baseado na experiência.

Vale lembrar que facilitar a interação e colaboração na cadeia de ensino, sobretudo na área de inovação, tecnologia e negócios, é também fundamental para atender a demanda imediata do mercado por talentos qualificados. Embora a pandemia de Covid-19 tenha, de fato, acelerado e amplificado as necessidades de requalificação, qualificação e treinamento de profissionais para ajudar empresas e instituições acadêmicas a acelerar sua transformação, é fato que há tempos os estudos já mostravam a desconexão entre as habilidades necessárias para preencher as vagas de emprego atuais e os currículos acadêmicos. Criar mecanismos para reconectar essas questões é o caminho.

Para promover o crescimento da indústria, as pessoas devem ser capazes de se adaptar a novas formas de trabalho. E as empresas, por sua vez, devem equipar os trabalhadores com conhecimento e ferramentas essenciais para acompanhar essa rápida evolução nas funções e habilidades. Da mesma forma, a indústria deve trabalhar para se aproximar com os educadores e, assim, reduzir a lacuna entre suas necessidades e o que é ensinado nas aulas.

O foco é oferecer um novo mundo que capacita a força de trabalho do futuro com conhecimento e know-how para experienciar as soluções e novidades, mesmo que de maneira remota. Somente ao envolver as pessoas poderemos transformar a forma como aprendem, ensinam, fazem e partilham para imaginar inovações sustentáveis.

É fundamental que professores e alunos de todo o mundo possam aproveitar as mais recentes soluções baseadas na Web em seus ambientes de sala de aula virtual para imaginar inovações sustentáveis. Somente a partir da criação de um modelo de aprendizado capaz de se ajustar continuamente à rápida transformação das indústrias é que poderemos alcançar os resultados esperados nos esforços do governo, empregadores locais, academia e fornecedores de tecnologia.

A aprendizagem híbrida e colaborativa está se tornando a nova norma na educação. Seja on-line ou em sala de aula, o aprendizado é sobre o envolvimento das pessoas. A aprendizagem baseada na experiência é a solução para os alunos desenvolverem ativamente suas habilidades criando projetos e colaborando ativamente com seus colegas, especialistas e mentores. É papel de todos agir para a construção dessa força de trabalho do futuro, abrindo novas possibilidades de aprendizagem contínua e em constante evolução para promover a empregabilidade, o crescimento social e a capacidade de transformação digital na indústria.

 

Alejandro Chocolat - Diretor Geral da Dassault Systèmes para a América Latina


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados