As tecnologias estão remodelando o
mundo do trabalho. Os empregos estão sendo transformados e novos ofícios que
exigem novas habilidades estão surgindo. Nesse contexto, a verdade é que a
educação também está mudando. São tempos sem precedentes e todos – de instituições
acadêmicas a professores, alunos, empresas e profissionais – precisam se
ajustar e se adaptar. Hoje, por exemplo, professores tornaram-se alunos, tendo
que aprender a mover seu trabalho diário para o ambiente online. Do mesmo modo,
os alunos estão sendo chamados a concluir seus aprendizados práticos em casa,
trabalhando em colaboração com seus amigos, cumprindo os prazos estabelecidos
por seus professores.
Para acompanhar essa realidade móvel e conectada,
as soluções de aprendizagem devem permitir que a colaboração exista. Não apenas
para ajudar a formar a força do trabalho do amanhã, mas também para permitir
que os profissionais do agora sejam capazes de se atualizar continuamente,
reforçando suas habilidades para estarem prontos para a tão necessária
transformação dos negócios.
É
preciso ajudar estudantes e profissionais a prosperarem no local de trabalho
com habilidades da indústria sob demanda para inovação sustentável. Em um
mercado cada vez mais híbrido, em que a relação entre pessoas, empresas e
academia já não se restringem às fronteiras geográficas, é fundamental tornar o
aprendizado real e virtual uma tarefa constante e aberta a todos. Plataformas
como a 3DEXPERIENCE Edu são um caminho para abrir essas novas possibilidades,
permitindo a aprendizagem ao longo da vida e, além disso, para conectar
instituições acadêmicas com a indústria e, assim, promover a empregabilidade.
Para nós, é essencial que trabalhemos para
estabelecer parcerias globais entre empresas, universidades e centros de
pesquisas, em uma rede que envolva os alunos em desafios e competições de
sustentabilidade, além de oferecer um novo portfólio de experiências de
aprendizado e certificações para profissionais nas ferramentas que habilitam a
construção do futuro.
De forma prática, temos que responder a necessidade
global de preparar estudantes e profissionais com conhecimento e know-how para
prosperar em empregos emergentes e em rápida mudança em setores como
manufatura, saúde e ciências da vida e infraestrutura e cidades, onde as
tecnologias digitais estão convergindo para impactar todos os aspectos do
negócio industrial – desde a concepção até a fabricação.
Estas são a chave para promover a inteligência
coletiva sobre as principais funções e habilidades emergentes do mercado, bem
como para redefinir a maneira como as instituições acadêmicas e as empresas
colaboram entre si para acelerar a adoção de novos métodos de produção - sempre
por meio do aprendizado baseado na experiência.
Vale lembrar que facilitar a interação e
colaboração na cadeia de ensino, sobretudo na área de inovação, tecnologia e
negócios, é também fundamental para atender a demanda imediata do mercado por
talentos qualificados. Embora a pandemia de Covid-19 tenha, de fato, acelerado
e amplificado as necessidades de requalificação, qualificação e treinamento de
profissionais para ajudar empresas e instituições acadêmicas a acelerar sua
transformação, é fato que há tempos os estudos já mostravam a desconexão entre
as habilidades necessárias para preencher as vagas de emprego atuais e os
currículos acadêmicos. Criar mecanismos para reconectar essas questões é o
caminho.
Para promover o crescimento da indústria, as
pessoas devem ser capazes de se adaptar a novas formas de trabalho. E as
empresas, por sua vez, devem equipar os trabalhadores com conhecimento e
ferramentas essenciais para acompanhar essa rápida evolução nas funções e
habilidades. Da mesma forma, a indústria deve trabalhar para se aproximar com
os educadores e, assim, reduzir a lacuna entre suas necessidades e o que é
ensinado nas aulas.
O foco é oferecer um novo mundo que capacita a
força de trabalho do futuro com conhecimento e know-how para experienciar as
soluções e novidades, mesmo que de maneira remota. Somente ao envolver as
pessoas poderemos transformar a forma como aprendem, ensinam, fazem e partilham
para imaginar inovações sustentáveis.
É fundamental que professores e alunos de todo o
mundo possam aproveitar as mais recentes soluções baseadas na Web em seus
ambientes de sala de aula virtual para imaginar inovações sustentáveis. Somente
a partir da criação de um modelo de aprendizado capaz de se ajustar
continuamente à rápida transformação das indústrias é que poderemos alcançar os
resultados esperados nos esforços do governo, empregadores locais, academia e
fornecedores de tecnologia.
A aprendizagem híbrida e colaborativa está se
tornando a nova norma na educação. Seja on-line ou em sala de aula, o
aprendizado é sobre o envolvimento das pessoas. A aprendizagem baseada na
experiência é a solução para os alunos desenvolverem ativamente suas
habilidades criando projetos e colaborando ativamente com seus colegas,
especialistas e mentores. É papel de todos agir para a construção dessa força
de trabalho do futuro, abrindo novas possibilidades de aprendizagem contínua e
em constante evolução para promover a empregabilidade, o crescimento social e a
capacidade de transformação digital na indústria.
Alejandro Chocolat -
Diretor Geral da Dassault Systèmes para a América Latina
Nenhum comentário:
Postar um comentário