Apesar das últimas mudanças terem desagradado muitas pessoas, o Instagram continuará como uma das principais plataformas para a construção de marcas fortes no próximo ano.
E listo abaixo 20 tendências com movimentos que
acredito que guiarão o sucesso das ações por lá em 2023! São elas:
1) Mais conteúdo recomendado
A rede
social fez um teste neste ano recomendando conteúdos de contas que não
seguimos, mas não foi bem recebido. No momento eles estão aprofundando o seu
algoritmo de recomendação e elas devem voltar com tudo no próximo ano.
2) Anúncios interativos em Realidade Aumentada
Já estão
disponíveis e você pode criar experiências imersivas, incentivar as pessoas a
experimentar os seus produtos de maneira virtual e inspirá-las a interagir com
a sua marca. Estude muito na plataforma https://sparkar.facebook.com/ar-studio
3) Instagram menos tóxico
A plataforma
aprimorou a ferramenta "Palavras Ocultas", dificultando os discursos
de ódio no aplicativo. Também tem facilitado o bloqueio de haters, inclusive
bloqueando futuras contas do infrator. Além de aumentar o bloqueio de contas
com discursos preconceituosos ou violentos. Vimos em 2022 contas de artistas
como Kanye West serem banidas.
4) Avatarização
Veremos
muitos conteúdos gerados a partir de Inteligência Artificial. O app Lensa, por
exemplo, está bombando.
5) Duetos entre influenciadores e marcas no Reels
Esta
estratégia será muito utilizada para viralização de produtos.
6) Conteúdo "amador" com foco no real
time
Você deve
ter acompanhado em 2022 muitos creators fazendo conteúdo a partir do notas do
smartphone, certo? Esta tendência tem o seguinte princípio: o que importa é
publicar o conteúdo no momento em que o assunto está quente, muito mais do que
ele esteja bonito.
7) Novas ferramentas para facilitar a produção de
conteúdo
Vimos o
aprimoramento das ferramentas de edição dos Reels, inclusive com modelos
prontos para uso. E outras funções neste sentido veem aí. Uma delas é para
facilitar o compartilhamento de postagens de terceiros direto no nosso feed,
sem a necessidade de apps externos.
8) Metaverso, NFT e integrações no próximo nível
O metaverso
continuará como uma grande aposta do grupo Meta. E o Instagram adicionará novas
formas de criação de conteúdo em 2023, incluindo postagens AR e 3D, maior
integração da arte NFT e outras novas formas de conteúdo que podem ser exibidas
no aplicativo. Inclusive, a opção de Colecionáveis Digitais já está disponível
na rede.
9) Mirando o BeReal e a busca pela autenticidade
A rede
social lançará recursos para proporcionar experiências mais autênticas no app,
indo de encontro com o BeReal, que bombou neste ano no mundo inteiro. O
objetivo será que os usuários compartilhem fotos espontâneas no dia a dia, em
vez de imagens mais produzidas e editadas.
10) Assinaturas
O recurso de
assinatura oferece exclusividade no acesso a fotos e vídeos de criadores de
conteúdo. Já liberado nos EUA, deve ser liberado a todos no Brasil em 2023. Com
a nova opção de monetização, a plataforma passa a incluir posts que serão
visíveis apenas para quem pagou por eles, assim como ocorre no Onlyfans,
Spotify e Twitter.
11) Music Branding
As músicas
desempenham um papel importante no engajamento e alcance dos Reels. Além disso,
está para ser lançado um recurso que permite colocar uma música na sua foto de
perfil na rede. Ou seja: as marcas terão olhar para as músicas que representam
sua persona.
12) Carrosel continua com ótimo desempenho
Todas as
pesquisas mostram que o formato de conteúdo continua sendo aquele que mais gera
salvamentos, que é o fator número um no ranking de importância do algoritmo. Ou
seja: se quer mais alcance em 2023, aposte no formato carrossel.
13) Reels velozes e ainda amais curtos
Reels gera
40% mais engajamento para marcas, é o que diz um estudo da Emplifi. Estudos
também mostram que desde a revolução móvel em 2000, o tempo médio de atenção
caiu de 12 para 8 segundos em questão de 15 anos. Ou seja, a tendência aqui são
vídeos ainda curtos e o principal: com velocidade. Aposte em transições
criativas!
14) Alcance orgânico não é o suficiente
Nunca foi. E
no próximo ano estratégias comerciais sem anúncios estarão fadadas ao fracasso.
15) Casamento entre Stories e Reels
Apesar do
alcance baixo, os Stories continuarão como o conteúdo mais popular dentro do
Instagram. Mas não deixe de compartilhar os seus melhores conteúdos realizados
por lá também no Reels. Assim você terá maior alcance.
16) Todos querem estar no Explorar
Lá que estão
os novos olhares para sua marca. Conteúdos em Reels, fotos reais e carrossel
têm mais probabilidade de aparecer por lá.
17) O reinados dos creators
Quatro em
cada cinco usuários do Instagram da Geração Z concordam que os criadores têm
tanta ou mais influência na cultura quanto as celebridades tradicionais. E o
Instagram sabe disso e veremos ainda mais ferramentas de monetização para os
creators em 2022.
18) Compras instantâneas e live shopping
De acordo
com o Relatório de Tendências de 2022 do Instagram, mais da metade dos jovens
estão se afastando dos grandes varejistas online e mais propensos para fazer
compras através da mídia social. Ou seja: integração com ferramentas de
pagamento serão a lei nos próximos anos dentro do Instagram. E isso também
estará dentro das lives.
19) Foco no Direct
O Instagram
liberou há alguns meses a opção de integrar nas publicações do feed o
"botão de mensagem". E isso reforça o poder do direct para o
marketing nesta plataforma. Além de você transformar seguidores em leads, o
algoritmo também vê que você criou intimidade com o seguidor. E este passa a
receber mais seus conteúdos.
20) Seguindo as tendências das redes vizinhas
E devemos,
sobretudo, ficar de olho no app vizinho, aquele que começa com T. Vimos que
rapidamente o Instagram tem adaptados os recursos em alta por lá. E as
tendências que virão do Twitter, ainda mais depois da compra do Elon Musk
também respingarão por aqui!
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Um grande
abraço
Rafael Terra
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