Sem acesso à escola, crianças e adolescentes perdem o vínculo diário com colegas, professores e amigos; Diante da retomada presencial, o Colégio Anglo Chácara promove a primeira edição do Chácara Camp, com atividades internas e externas, também pensadas para o corpo e a mente de alunos de 6 a 10 anos
O projeto “Chácara Camp” é um curso de férias pensado para atender às solicitações das famílias, despertando a criatividade e conhecimento / Foto: Divulgação |
Em 2020, deixamos de
lado abraços, encontros e passeios. Por dois anos, a pandemia da Covid-19
interviu na rotina de cada um. Aulas físicas nas escolas, trabalhos presenciais
em grupos e brincadeiras no parque deram lugar às telas e a uma rotina digital.
Agora, em 2022, tomando todas as medidas preventivas, o retorno das aulas
presenciais efetivamente foi um suspiro. Mas, e agora? O meu filho não
socializa na escola, o que fazer? Tanto tempo longe do colégio não afetou
somente o método de ensino, a interação entre os alunos também.
É preciso reaprender a
socializar e se apresentar diante dos colegas. Algo que parece muito simples,
mas que é fundamental para a constituição seja da criança, seja do adolescente.
Reconhecer-se entre pares e poder validar os sentimentos são razões pelas quais
as relações sociais são basais em ambas as fases, ainda que cada uma tenha suas
particularidades. É durante momentos como o recreio/intervalo, por exemplo, que
as crianças desenvolvem suas habilidades sociais e emocionais, bem como o senso
de coletividade e empatia.
Um estudo realizado pelo
Conselho Nacional da Juventude, em maio de 2021, mostrou que 54% dos
adolescentes passaram a sentir ansiedade, 56% utilizaram as redes sociais de
forma exagerada e 48% reclamaram de exaustão e cansaço constante. “A falta de
convívio social fez com que as crianças pensassem apenas em si mesmas, em suas
necessidades. Ao retornar para a escola, as crianças apresentaram pouco
repertório para resolver conflitos e baixa tolerância à frustração. Percebemos
uma “imaturidade social”. Sem dúvida nenhuma, a maior perda nessa pandemia
foram as relações interpessoais. Dificuldades relacionadas ao controle da
atenção e foco são evidentes”, comenta a coordenadora pedagógica do Fundamental
I, Solange Salzo.
Antes da pandemia, os
alunos chegavam à sala de aula já com hipóteses e conhecimento prévio sobre
determinados assuntos. Isso porque existia troca e diálogo dentro de casa,
muitas vezes era algo que o irmão mais velho já tinha aprendido e comentava, além
da existência da vida social. A falta dessa conversa em quatro semestres
infelizmente desencadeou diversos problemas, mentais e pessoais, nos alunos. “A
ausência de socialização traz um prejuízo para as crianças tanto do ponto de
vista pedagógico, uma vez que ela aprende a partir da troca entre seus pares,
como das relações interpessoais. Afinal, conviver com o outro gera frustração e
conflitos que são resolvidos com o diálogo”, acrescenta Solange.
Chácara Camp -
atividades nas férias
Diante das novas
realidades que se apresentam, às instituições de ensino buscam desenvolver e
manter ações em toda a rede. Antes do retorno, as escolas criaram planejamentos
com estratégias pedagógicas para amenizar, acolher e intervir no sentido de
coletivizar as questões que atravessam crianças e adolescentes, entendendo que
o sofrimento não é uma questão individual, mas a consequência do momento
histórico que o mundo inteiro viveu.
Com o intuito de
promover um lugar de exploração, descoberta, convívio, conexões sociais,
integração e experiências, o Colégio Anglo Chácara promove o 1º Chácara Camp.
Um verdadeiro refúgio para as férias.
As atividades ofertadas
dividem-se em atividades internas e externas. “As internas são pensadas nas
linguagens das artes, despertando a criatividade e consciência corporal, jogos
e brincadeiras coletivas valorizando o movimento corporal e a convivência. Já
as atividades externas exploram saídas culturais e lúdicas, lugares pensados
para proporcionar o gostinho das férias, conhecer lugares novos e muita
diversão”, afirma a coordenadora pedagógica.
O Chácara Camp contará
com profissionais formados em pedagogia, todos funcionários do colégio e da
Arte Educadora, que além de pedagogos, possuem pós-graduação em Linguagem das
Artes. Ao todo, serão oito profissionais da educação e dois inspetores. Tudo
será supervisionado pela coordenadora pedagógica. O projeto acontece somente
com crianças de 6 a 10 anos (Fundamental I).
“As saídas pedagógicas
foram pensadas para que o aluno, ao participar do Chácara Camp, possa
aproveitar suas férias, conhecendo São Paulo, partindo da premissa que os
espaços são educativos e proporcionam uma vida ao ar livre, fora do videogame e
da televisão. Nada mais gostoso do que fazer descobertas rodeados pelos
amigos”, completa Solange.
Na primeira semana de
programação, haverá caça ao tesouro, piquenique no Parque Alfredo Volpi, visita
ao Museu da Imaginação, passeio de bicicleta no Parque Villa Lobos e cinema. Na
segunda, acontecerá uma atividade Masterchef, visita ao zoológico e ao Museu da
Ilusão, além de um piquenique no Burle Marx. Para finalizar, infláveis estarão
espalhados no colégio para brincar sem titubear. O Chácara Camp está agendado
de 18 a 29 de julho, das 8h às 18h.
Anglo Chácara Santo Antônio
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