A explicação
leva em conta como conseguir equilibrar o desejo do público por fretes
gratuitos ou com preço mais em conta, com base no valor que a ser cobrado para
não ficar no vermelho
A
integração de canais físico com o digital tornou-se uma estratégia básica para
varejistas que atuam em diferentes setores no Brasil. Neste caso, o principal
desafio de quem atua nesta área e vende pela internet é conseguir equilibrar o
desejo do público por fretes gratuitos ou com preço mais em conta, levando em
consideração um valor que o lojista precisa cobrar para não ficar no vermelho.
Diante disso, muitas marcas ou empresas ficam com dúvidas ou receios sobre
precificação, logística e a melhor estratégia a ser traçada para que este canal
seja vantajoso e lucrativo. Pensando em auxiliar diversas redes nessa questão,
Diana Rodrigues Gropp, gerente de Unidade Estratégica de Negócios Digitais do
Grupo Kyly, maior rede de vestuário infantil do País detentora das marcas
Milon, Kyly, Nanai, Lemon Kids, Amora e Lemon, separou algumas dicas
importantes sobre o assunto.
Segundo
ela, o consumidor quer ter o sentimento de ter feito o melhor negócio possível
para ele. Por isso, tanto a estratégia de desconto como de frete gratuito são
atrativas. No entanto, ambas impactam diretamente a margem do varejista que
encontra cada vez mais dificuldade de cobrar pelo preço cheio dos produtos.
“Para conseguirmos equilibrar essa equação é necessário ‘fazer conta’, ou seja,
acompanhar de perto a proporção dos custos em relação à venda, além de
identificar qual o ponto saudável do preço de vendas, que possibilite oferecer
um frete grátis. O consumidor está mais disposto a pagar um pouco a mais pelo
produto, se ele obtiver uma entrega gratuita. A sensação de bom negócio é maior
do ponto de vista dele, visto que comprou o produto que desejava e o custo do
frete seria algo que ele não deseja e sim uma ‘taxa’ que precisaria pagar. Já o
desconto é uma das estratégias que deve ser usada com mais cautela, para não
caracterizar o site como outlet e que está em constante promoção,
desvalorizando o seu produto e a marca. Usar constantemente esse mecanismo,
acostuma o cliente e acaba perdendo o efeito de oportunidade e da compra por
impulso”, exalta.
Dica 1: Estruture uma tabela de frete: faça negociações
com as transportadoras e busque sempre negociar com os Correios. Há várias
opções no mercado atualmente, que oferecem possibilidade de reduzir os custos
de entrega.
Dica 2: Estabeleça regras e políticas para frete
grátis: avalie a média do seu custo de frete e quanto isso representa em
desconto do seu produto. O frete grátis nada mais é do que um desconto do seu
produto. Uma estratégia que ajuda bastante é definir um entrega gratuita acima
de um valor mínimo.
Dica 3: Saiba calcular o preço do frete - Como fazer
esse cálculo? Uma forma de calcular o seu frete grátis de maneira mais saudável
é saber o custo médio por envio. Por exemplo, seu custo médio é de R$20 por
cada pedido enviado, você pode oferecer um frete grátis acima das compras de
R$199, o que representa um desconto de 10% no seu produto. Se 10% de desconto
no seu produto for algo financeiramente viável, você poderá praticar essa ação
de frete grátis, sem problemas.
Dica 4: Um dos erros mais comuns dos varejistas é não
pensar na logística reversa do e-commerce. É necessário pensar nessa eventual
despesa para não desequilibrar o caixa da empresa. Mais do que a logística
reversa do e-commerce, é preciso conhecer o Código de Defesa do Consumidor para
compras online. Nele consta que o cliente pode desistir da compra sem custo
algum dentro de sete dias. Ou seja, a logística reversa por conta do varejista
é lei e não somente uma política. Nesse caso, o varejista precisa ter um valor
previsto para esse tipo de custo extra. Sendo assim, é preciso identificar qual
a taxa de clientes que solicitam desistência do produto e o motivo. Ciente da
razão, a empresa pode trabalhar na causa e reduzir esse custo, mas
eventualmente sempre terá uma porcentagem das suas vendas que serão devolvidas.
Dica 6: Automatize e busque plataformas com expertise. Por que é importante contar o apoio da tecnologia para automatizar processos para tomar melhores decisões relacionadas ao frete?
São vários KPI´s dentro de uma operação de venda online que precisam ser
cruzados para serem transformados em uma estratégia de redução de custo e no aumento
de vendas. São muitos pedidos online e qualquer erro de cálculo de custo pode
gerar um grande impacto em um curto espaço de tempo. Utilizar a tecnologia para
acompanhar essas informações e para apoiar a tomada de decisão é ganhar tempo
e, consequentemente, mais agilidade para poder realizar ações assertivas para o
negócio.
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