Pesquisar no Blog

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Especialista explica a importância da atividade física para quem tem pressão alta

Caminhada, Corrida e Ciclismo e Musculação são práticas que podem melhorar a saúde de quem sofre de hipertensão

 

A vida agitada do dia a dia e o consumo crescente de produtos industrializados, ricos em sal, estão contribuindo para o aumento dos casos de pressão alta no Brasil e no Mundo. Como a doença é causada por uma interação entre fatores genéticos e estilo de vida, como, por exemplo, o sedentarismo, a obesidade e os hábitos alimentares não saudáveis, a atividade física é uma prática perfeita tanto para a prevenção quanto para tratamento. 

"A hipertensão é caracterizada pelo aumento anormal da pressão arterial (PA) que faz o sangue circular pelas artérias (vasos que saem do coração e levam oxigênio e nutrientes para todo o corpo). Dessa maneira, o aumento da pressão arterial faz com que a parede das artérias fiquem hipertrofiadas (aumentam a espessura), impedindo o fluxo natural da circulação", explica Dr. Carlos Machado, cardiologista especialista da Omron, empresa líder global na área de equipamentos médicos inovadores e clinicamente validados para monitoramento e cuidados de saúde. 

Machado explica que atividade física pode ajudar muito no controle da hipertensão, Segundo nossas VIII Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial -- 2022, a atividade física (AF) refere-se a qualquer movimento corporal que aumente o gasto energético acima daquele em repouso, como locomoção e atividades laborais, domésticas e de lazer. Preconiza se prealizar, pelo menos, 150 minutos por semana de atividade física moderada. Deve ser estimulada ainda a redução do comportamento sedentário, levantando-se por 5 minutos a cada 30 minutos sentado. A prática regular de AF diminui a incidência de HA. Além disso, os hipertensos que alcançam as recomendações de prática de AF para a saúde apresentam uma redução de 27 a 50% no risco de mortalidade, mas níveis menores também apresentam efeito benéfico. O exercício aeróbico pode levar a uma redução de -12,3 na pressão arterial sistólica e de -6,1 mmHg na pressão arterial diastólica. Portanto a atividade física regulara pode contribuir tanto na prevenção quanto no controle da pressão arterial. No entanto, é importante ressaltar que tanto os exercícios aeróbicos, como andar, nadar, correr, andar de bicicleta e dançar quanto anaeróbicos, como musculação, devem ser supervisionados. Isso porque, durante a prática do exercício físico há um consumo maior de oxigênio, o que faz a musculatura do coração trabalhar mais rápido para bombear o sangue. 

A realização frequente de atividade física pode contribuir para elevação do colesterol bom, o chamado HDL. Dessa forma também o exercício físico pode melhorar os níveis de glicose diminuir a obesidade e controlar a hipertensão arterial. 

Ao praticar atividades físicas, o cérebro ainda libera substâncias que aumentam o nível de prazer, como as endorfinas, auxiliando na melhora da qualidade vida. Para você manter uma rotina saudável e dentro dos seus limites, a dica é procurar o auxílio de um médico e de um profissional de educação física, antes de começar uma prática esportiva. 

"Afinal, assim como a automedicação, fazer exercícios sem a devida orientação pode causar um efeito inverso, como um ataque cardíaco durante uma corrida em caso de pessoas hipertensas. Isso porque tudo tem de ser equilibrado e de acordo com as características individuais de cada um", comenta Dr. Carlos. 

Para ajudar aqueles que querem planejar uma atividade física que gere prazer e, também, bem-estar, o Dr. Carlos Machado, selecionou algumas que têm bons resultados no controle da hipertensão.

 

Caminhada 

A caminhada é um dos exercícios preferidos de muita gente que faz o controle da pressão arterial. Ela é fácil de ser executada e pode ser realizada na esteira ou em um parque, ou pelas ruas próximas de sua casa. Caminhe no ritmo do seu atual estágio e mantenha uma regularidade de 30 minutos em pelo menos 5 dias por semana. 

Ao caminhar, os níveis da pressão arterial sobem naturalmente, mas são reduzidos logo na primeira hora e o melhor: a queda se mantém nas próximas 24 horas.

 

Corrida 

Com a devida orientação e dentro dos seus limites, trata-se de um exercício que vai evoluindo de acordo com a sua dedicação. No caso de hipertensos, os resultados são excelentes pelo fato de ser um dos principais exercícios aeróbicos. No entanto, a orientação médica é fundamental.
 

Ciclismo 

Quem pedala também combate outros males, como depressão, ansiedade e, claro, controla a hipertensão. É possível optar por passeios em parques, trilhas, estrada ou ir para o trabalho em cima de uma bike. Afinal, trata-se de uma atitude que vem ganhando cada vez mais adeptos!

 

Musculação 

Trata-se de uma atividade anaeróbica que também auxilia no controle da pressão arterial. É indicada para quem gosta do clima de academia e do esforço nos exercícios de força e resistência (deve ser sempre supervisionado).

 

"Ao praticar atividades físicas, a pessoa estará contribuindo com o organismo por meio da diminuição da atividade do sistema nervoso simpático, ele é o responsável pelo aumento da frequência cardíaca (FC). A prática regular da atividade física, diminui a FC e esta é uma forma mais econômica do coração trabalhar, ajudando no controle da PA. Além disso, as atividades físicas melhoram a vasomotricidade das artérias e em especial, o endotélio. É uma camada que reveste o interior das artérias, ou seja, os movimentos relaxam os vasos e facilitam a passagem de sangue", finaliza o médico cardiologista.

 

OMRON Healthcare


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados