Pesquisar no Blog

quarta-feira, 18 de maio de 2022

Atenção ao câncer de ovário: ViaQuatro e ViaMobilidade oferecem folhetos com orientações sobre a doença


Material, produzido pelo Oncoguia, está disponível em todas as estações das linhas 4 e 5 de metrô e linhas 8 e 9 de trens
 

 

O mês de maio é marcado pelo Dia Mundial do Câncer de Ovário e, para conscientizar mulheres sobre a prevenção e tratamento da doença, as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade disponibilizam folhetos informativos em seus nichos de leitura. 

O material foi elaborado pelo Instituto Oncoguia, organização que tem como proposta ajudar o paciente com câncer a viver melhor, por meio de projetos e diversas atividades de apoio. O folheto pode ser retirado em qualquer estação de metrô das linhas 4-Amarela e 5-Lilás e em todas as estações das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos. 

Com essa iniciativa, a ViaQuatro e a ViaMobilidade esperam mostrar aos passageiros a importância da prevenção do câncer de ovário, alertando sobre sintomas e disponibilizando canais de apoio e orientação para quem apresenta o problema. 

No Brasil, cerca de 6.650 mulheres devem ser diagnosticadas com câncer de ovário em cada ano do triênio 2020/2022, segundo estimativas do INCA (Instituto Nacional de Câncer). O câncer de ovário é, na maioria dos casos, diagnosticado tardiamente devido à ausência de métodos de rastreamento. 

O dia mundial do câncer de ovário teve início em 2013, com um grupo de líderes de organizações de defesa desse tipo de câncer em todo o mundo. É uma oportunidade para que a sociedade fale mais sobre a doença, conscientizando a todos sobre os cuidados necessários. Além disso, é um alerta para que as mulheres estejam mais atentas à própria saúde.

 

Sobre o Oncoguia:
O Oncoguia “nasceu” em 2009, da união de um grupo de profissionais de saúde e ex-pacientes de câncer, liderados pela psico-oncologista Luciana Holtz de C. Barros, que deu início à ONG, uma associação sem fins lucrativos, criada e idealizada com o objetivo de ajudar o paciente com câncer a viver melhor por meio de projetos e ações de informação de qualidade, educação em saúde, apoio e orientação ao paciente, defesa de direitos e advocacy. A ONG foi um segundo passo tomado por Luciana Holtz após a criação, em 2003, do portal Oncoguia. Uma necessidade que surgiu da observação clínica da psico-oncologista de que as informações disponíveis na internet, muitas vezes sem qualidade e falsas, deixavam o paciente com câncer assustado, preocupado e desamparado.
 

 

Dia Mundial do Câncer de Ovário

Até final de maio: oferta de folhetos informativos nos nichos de leitura das estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô e 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados