A sazonalidade das vendas no comércio brasileiro já não é novidade para quem atua neste segmento. Datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal e a já consolidada Black Friday são esperadas com ansiedade por muitos empreendedores, que buscam alavancar resultados comerciais.
O que mudou nos últimos anos, no entanto, é que o
marketing digital se consolidou como estratégia fundamental para otimizar os
resultados. A presença on-line tornou-se obrigatória, especialmente se olharmos
para os resultados das vendas consolidadas neste meio: dados da Neotrust
mostram que mais de 13 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra pela
Internet no último ano.
Pesquisar serviços e produtos através do smartphone
ou computador, portanto, é o novo hábito do brasileiro. Nas datas comemorativas
essa realidade é ainda mais presente, e desafia o empreendedor a se
diferenciar.
Entre uma série de possibilidades de presentes que
se encaixam em determinada comemoração, como garantir que eu seja notado, mesmo
que meu produto não esteja em um e-commerce tradicional?
Estar online é premissa básica e o primeiro passo
para isso. Cada vez mais, o consumidor busca em ferramentas digitais de
pesquisa, indicações de fornecedores. Que atire a primeira pedra quem nunca
digitou no seu buscador “presente criativo para o Dia das Mães” ou
“floriculturas no bairro X” ao se dar conta que esqueceu de planejar com
antecedência aquele presente especial.
Mesmo quem gosta de planejar boas surpresas acaba
utilizando a Internet como ferramenta de pesquisa. Portanto, ter presença
digital não é diferencial, mas apenas se colocar entre uma centena de opções de
fornecedores.
Em datas sazonais, um planejamento de mídia em
plataformas de busca de fornecedores é uma boa estratégia para garantir o topo
do ranking. Mas é preciso ir além. Aqui pontuo algumas estratégias que o
empreendedor precisa abraçar para garantir o resultado financeiro esperado nas
datas sazonais:
- Presença digital o ano todo: parece contraditório
falar sobre vendas esporádicas e estratégia anual, mas é fato que marcas com
presença constante no digital transmitem ao consumidor maior confiança. Além
disso, o lastro de ações online facilita o posicionamento e este histórico,
incluindo avaliações de clientes, é essencial.
- Sites e redes sociais: seu negócio precisa ser
encontrado. E não é necessário que MEIs e microempresas dispendam altos valores
para isso. Hoje existem diversos serviços relacionados ao desenvolvimento de
sites, conteúdos e estratégias digitais que proporcionam a vivência digital do
negócio.
- Dados atualizados para facilitar a busca: manter
a presença digital significa não só estar nos principais buscadores, mas manter
as informações de endereço, portfólio e contato sempre atualizados. Não adianta
ter um site e não redirecionar os contatos para uma plataforma que você acesse
com facilidade. Atualmente é possível, por exemplo, integrar seu portal com seu
whatsapp e direcionar seu cliente em potencial para um contato rápido – e uma
venda assertiva;
- Presença em guias locais: esteja nos principais
buscadores e guias que reúnam os serviços da sua região. Especialmente em
vendas sazonais, o cliente tende a buscar serviços próximos visando garantir a
entrega do produto ou do serviço no prazo. Dados do portal guiafacil.com, por exemplo,
revelam que mais de 6 milhões de consumidores acessam mensalmente a plataforma
em busca de produtos e serviços.
Muitos empreendedores ainda entendem por complexo o fato de estar online, mas se esquecem de que o feito é melhor que o perfeito. Simplicidade com assertividade é uma receita que nunca falha. Portanto, estar no digital em canais consolidados com informações objetivas e claras, aliadas a campanhas apoiadas por estratégias profissionais condizentes com a sua realidade de negócio, precisa ser parte da sua rotina de vendas. Que tal aplicar já na próxima data comemorativa?
Karina Klitzke Gasda - gerente comercial da Guia
Fácil, que oferece soluções em comunicação para os mais variados segmentos. São
sites de busca e produtos segmentados preparados para facilitar ao máximo a
aproximação entre clientes e anunciantes. Sua principal plataforma, o
guiafacil.com, possui mais de 6 milhões de acessos mensais e se posiciona como
um dos principais portais de busca por negócios locais do país.
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