Paula Tebett explica as mudanças da rede social mais acessada no Brasil
O Instagram é uma das maiores redes
sociais do mundo e no Brasil e uma das mais acessadas. Criada por Kevin Systrom
e pelo brasileiro Mike Krieger em 2010 atualmente é uma das redes mais
promissoras para quem deseja aumentar e dar visibilidade aos seus negócios na
rede social.
A rede social que permite o
compartilhamento de fotos e vídeos, bem como a integração com outros
aplicativos recentemente trouxe uma novidade. Além do feed padrão - o que
classifica fotos e vídeos de acordo com algoritmos das redes sociais - os
usuários podem optar por ver as postagens primeiro.
Desde o ano de 2016, o feed apresentado
pelo Instagram funciona de acordo com o algoritmo de engajamento. Ou seja,
aparece mais conteúdo das contas com as quais você mais interage.
Porém, com uma das atualizações do aplicativo foi incluído três formatos diferentes de feed para a escolha do usuário: "Home", "Favoritos" e "Seguindo". "Essas atualizações já estavam sendo aguardadas desde que foram anunciadas no final do ano passado pelo head da Meta, Adam Mosseri.
A ideia do feed cronológico surgiu
depois que pesquisas começaram a ser divulgadas dando conta de que a plataforma
poderia estar afetando a saúde mental dos usuários", explica Paula Tebett,
palestrante internacional e especialista em redes sociais.
Segundo Paula, os desenvolvedores da
rede passaram a se empenhar em tornar o Instagram um lugar mais agradável. Além
disso, a opção de feed cronológico permite que mais publicações de contas com
as quais o usuário não interage com frequência sejam entregues, criando uma
plataforma mais democrática. Escolhendo os tipos de feed.
"Com o feed "Favoritos",
o usuário escolhe um grupo de pessoas que tem mais interesse em acompanhar, e
elas aparecem no topo de sua lista. Esse feed é ideal para quem deseja ver
apenas o que amigos mais próximos e os criadores de conteúdo que acompanha com
frequência publicam", explica Paula lembrando que de acordo com a
plataforma, será possível adicionar até 50 perfis na lista de favoritos e quem
for adicionado ou removido desse grupo, não será notificado.
"As postagens desses usuários
aparecerão com uma estrela e terão mais destaque no feed padrão, ordenado pelo
algoritmo", explica.
O modo "Home" é parecido com
o que é utilizado hoje, onde o algoritmo do Instagram ordena posts a partir
daquilo que acredita que será mais interessante para o usuário e inclui
recomendações de contas que os usuários não seguem.
"Já no "Seguindo", o
Instagram retorna às origens. Ele irá mostrar apenas as publicações das contas
que o usuário segue em ordem cronológica. Quando foi criado, em 2010, esse era
o modo de funcionamento da plataforma, onde o aplicativo mostrava as
publicações das mais recentes para as mais antigas", explica Paula.
Seis anos depois, a rede adotou o feed
por engajamento. Na época, a decisão causou controvérsia entre os usuários.
"Com a volta do feed cronológico,
será possível ter maior percepção dos algoritmos do aplicativo e ter uma
experiência mais orgânica", finaliza a especialista.
Paula Tebett - Especialista em
marketing digital, graduada em jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas
Hélio Alonso) e com MBA em marketing pela Fundação Getúlio Vargas, a
profissional vem ajudando há mais de 12 anos, empreendedores e empresas a se
posicionarem da maneira correta nas redes sociais, por meio de treinamentos,
mentorias e palestras para empresas como: Jornal O Globo, Radio Mix FM e
Paradiso FM, Faculdade FACHA, Plaza Shopping Niterói, Insetisan, H Hotel,
Biosys e Kovalent, Ri Happy Niterói, CREF (Conselho Regional de Educação
Física), entre outras.
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