Pesquisar no Blog

sexta-feira, 8 de abril de 2022

Consultor financeiro dá dicas para poupar na Páscoa

 Fazer orçamento antes de ir às compras e procurar produtos similares estão entre as recomendações do consultor financeiro da Onze

 

A tradicional celebração de Páscoa está chegando e, como de costume, a procura pelos ovos de chocolate já aumentou. Se, por um lado, os produtos ficaram mais caros, por outro, o poder de compra dos consumidores só diminuiu. Uma pesquisa realizada pelo Procon-SP revelou que o aumento nos preços médios das barras e ovos de chocolate superou a inflação de 10,35%. Os ovos subiram 19,53%, os tabletes, 13,02% e os bombons, 2,36%, em relação ao mesmo período do ano passado.  

Para ajudar a driblar os preços abusivos, Samuel Torres, consultor financeiro da Onze, fintech de saúde financeira e previdência privada, separou algumas dicas para poupar com os gastos de um dos feriados mais importantes para o comércio brasileiro.  

"Economizar tem sido cada vez mais o objetivo dos brasileiros, ainda mais em datas comemorativas, por conta da alta procura e supervalorização. O levantamento realizado pelo Procon, por exemplo, mostrou também que os produtos de diferentes marcas podem ter diferença de até 224% em seus valores. Com isso, fica clara a importância de se pesquisar bem antes de realizar a compra de qualquer produto", afirma o especialista.


 1. Realize pesquisas de valores pela internet 

Hoje em dia, temos a internet como nossa aliada. Já não é mais necessário pular de mercado em mercado para levantar o preço dos produtos. Pelo contrário, é possível tirar um tempo, sem nem sair de casa, e vasculhar os sites e redes sociais dos estabelecimentos, em busca das principais promoções. A partir daí, você já pode selecionar o melhor lugar para comprar.

 

2. Faça um orçamento antes de ir às compras 

Muito importante para qualquer que seja a compra é ter um orçamento em mãos. Antes de qualquer coisa, se questione: quanto posso gastar? Ainda que você queira presentear todos seus entes queridos, é preciso ter em mente qual valor cabe na sua carteira, para não cair no erro de se endividar.


3. Procure produtos similares  

E quem foi que disse que o ovo de páscoa precisa ser caro para ser gostoso? É possível encontrar produtos similares aos das marcas mais famosas, com a mesma qualidade e um valor muitas vezes mais baixo. Outras opções podem ser também comprar caixas de chocolate ou bombons no lugar dos ovos ou até mesmo cotar ovos artesanais de confeiteiros locais. Além de economizar, você acaba incentivando e fortalecendo os empreendedores da sua região.


4. Se possível, não deixe para comprar de última hora 

Parece uma dica óbvia, mas, infelizmente, esse ainda é um péssimo hábito dos brasileiros. Quanto mais próximo da data, mais caros os produtos vão estar. Isso acontece porque um produto muito buscado tende a ter seu preço aumentado, já que sofre uma supervalorização. Dessa forma, programação é a chave para as economias. E isso vale para qualquer data e qualquer que seja a compra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados