Realizado no Brasil e na América Latina, em parceria com os institutos Nielsen e Offerwise, o estudo aponta que 87% dos internautas preferem ter acesso à maioria dos aplicativos de forma gratuita em seu celular, mesmo com a presença de anúncios direcionados; Já 73% dos brasileiros com acesso à internet consideram a publicidade útil para encontrar produtos e auxiliar no processo de compra.
O IAB Brasil,
associação que representa a publicidade digital no país, apresenta estudo
inédito que investiga como seria a internet se não existissem anúncios
direcionados financiando serviços e conteúdos de forma gratuita para os
internautas.
Para entender os impactos deste cenário hipotético
para a sociedade, o IAB Brasil, em parceria com a Nielsen e a Offerwise,
entrevistou internautas na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e
Uruguai para saber o que preferem: pagar por serviços do dia a dia e conteúdos
já utilizados atualmente de forma gratuita – como apps de mensagem, e-mail,
acesso a músicas, vídeos e afins – ou continuar a ter acesso a essa gratuidade,
mas sendo impactados por anúncios, como já funciona nos dias de hoje
O que o internauta prefere?
O estudo mostrou que 2 em cada 3 internautas brasileiros preferem que a
experiência de uso da internet continue a mesma, com a maior parte dos serviços
digitais sem qualquer custo e com a presença de anúncios.
Ainda sobre este cenário, 87% dos usuários de
internet do Brasil preferem ter acesso à maioria dos aplicativos em seu celular
de forma gratuita e com a presença de anúncios direcionados do que pagar por
eles e não ser impactado por anúncios.
E se tivessem que pagar?
Caso tivessem que pagar por serviços que hoje são gratuitos, 61% dos
internautas brasileiros afirmaram que usariam menos a internet. Desses 34%
reduziriam este consumo para não pagar e 27% pagariam pouco, além de diminuir o
uso da internet. Entre os que estariam dispostos a pagar, 60% não
desembolsariam mais que R$ 10,00 por informações e serviços do dia a dia que
hoje não possuem nenhum custo.
O estudo mostra também que 93% dos brasileiros com
acesso à internet acreditam ser importante poder decidir sobre quais serviços e
conteúdos gostariam de pagar.
"Os números do Brasil são bem alinhados aos
dos internautas latino-americanos. É importante ponderar que as populações da
América Latina enfrentam desafios de desenvolvimento na economia, e, portanto,
o seu poder de compra terá influência na predisposição a pagar por serviços”,
comenta Sabrina Balhes, líder de Measurement da Nielsen Brasil.
Qual a utilidade da publicidade para o internauta?
Quando questionados sobre a utilidade da publicidade digital, 73% dos
brasileiros com acesso à internet a consideraram útil para encontrar produtos e
auxiliar no processo de compra.
"A pesquisa mostra que a publicidade digital
tem relevância para o usuário, seja por custear funcionalidades fundamentais em
seu dia a dia ou por facilitar o processo de descoberta de produtos e serviços
de seu interesse. Sem a publicidade, a internet livre como conhecemos hoje não
existiria, pois esta estrutura precisa ser custeada de alguma forma”, comenta
Cris Camargo, CEO do IAB Brasil. "É importante entender também que, caso
esse cenário hipotético se consolidasse, nem todos estariam aptos a pagar e,
assim, teriam seu acesso restrito, o que traria um impacto enorme na
democratização do acesso a serviços e aplicativos na internet”, finalizou.
Cenário América Latina versus Brasil
Mais da metade (65%) dos latino-americanos consideram a publicidade útil
para encontrar produtos e auxiliar no processo de compra. Destaca-se o Brasil
com 73%, 8 pontos percentuais acima da média da América Latina.
A preferência entre internautas latino-americanos
também é de 2 em cada 3 para que a experiência de uso da internet continue a
mesma: com a maior parte dos serviços digitais gratuitos e a presença de
anúncios. Chega a 92% o volume de respondentes que acreditam ser importante o
direito de decidir por quais sites e aplicativos desejam pagar; curiosamente,
no Brasil, o percentual apurado foi de 93%, demonstrando o alinhamento de
expectativas em relação aos ganhos com a publicidade digital.
Caso tivessem que custear serviços que hoje são
gratuitos, 41% dos internautas latino-americanos afirmaram que não pagariam e
utilizariam menos a internet. Adicionalmente, as médias de Brasil e Latam
ficaram em 57% e 58%, respectivamente, de internautas que não desembolsariam
mais que R$ 10,00 por qualquer tipo de serviço, de entretenimento a informação
de qualidade, que hoje são gratuitos.
Sobre o estudo
A amostra de América Latina, retratada abaixo, tem como base a
representatividade da população de internautas, de acordo com painel da
Offerwise nas regiões pesquisadas. Para a realização desse estudo, foram
entrevistadas 4.260 pessoas em painel on-line representativo da população de
internautas, entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022, nos seguintes países:
Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai
IAB Brasil - Entidade de classe sem fins lucrativos que tem como objetivo desenvolver
a publicidade digital no Brasil. https://iabbrasil.com.br/.
Nielsen - retrata a mídia e o conteúdo do mundo
como líder global em medição, dados e análises de audiência.
Offerwise - pesquisas de
mercado de maneiras inovadoras.
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