Rede social é a quarta mais usada no Brasil, de acordo com
pesquisaIStock
Os números não mentem: quem opta por investir em algum negócio em redes sociais, certamente, terá sucesso. Isso porque o Brasil é o segundo país do mundo que mais gasta tempo na internet; os brasileiros têm uma média de 10 horas por dia conectados, sendo a maior parte via smartphone.
Além disso, uma pesquisa da We Are Social e Hootsuit avaliou que o país é o terceiro que mais usa redes sociais no mundo todo, tendo o Instagram na quarta posição de preferência entre os usuários. O Brasil já soma cerca de 110 milhões de contas na plataforma.
Pensando
nisso, montamos um passo a passo do sucesso na rede social, uma maneira para
colocar a sua marca no topo e lucrar por meio da internet. Confira as dicas.
Crie
um bom perfil
É
importante que o seu negócio seja facilmente identificado entre tantos
usuários. Por isso, tenha uma conta com um nome simples e fácil de se
memorizar, crie uma biografia que explique de maneira prática o propósito da
empresa, e que represente com clareza o foco do seu negócio.
Use e abuse das ferramentas de um
Instagram Comercial
Apesar de o Instagram funcionar em tablets e computadores, seu uso é majoritariamente em smartphones. Trata-se de um aplicativo que funciona bem em diferentes aparelhos de celulares, como um Moto G10, por exemplo.
Pelo aplicativo instalado no celular, é possível criar uma conta comercial. Ou seja, uma experiência que permite o acesso exclusivo de publicações, estatísticas e anúncios.
O Instagram Comercial fornece
informações sobre alcance de publicações, gráficos de seguidores e até uma
análise de horários de maior desempenho, tudo sobre o comportamento do seu
público e do seu negócio na rede.
Faça
uma vitrine online dos produtos
Conhece
aquele ditado de que a primeira impressão é a que fica? Pois bem, é importante
ter em mente que o Instagram é uma ferramenta de imagem. Fotos criativas e de
boa qualidade fazem toda a diferença quando falamos de venda. Além disso, se
for o caso, não deixe de anunciar o valor do produto na publicação, pois isso
faz toda a diferença para os seguidores de uma marca, facilitando o primeiro
contato com a imagem da empresa.
Identifique
seu público
Outra
ferramenta do Instagram Comercial é a facilidade para identificar seus
principais seguidores, com base em idade, local e gênero. Com isso, é possível
criar um conteúdo exclusivo para atrair novos interessados. Não foque apenas na
venda: use e abuse de todos os recursos oferecidos na rede social.
Mantenha
uma frequência
O Instagram trabalha com um algoritmo que tem como objeto fazer com que o usuário encontre o que mais deseja em primeiro lugar. Dessa forma, quando acessamos a rede social com alguma frequência, temos acesso a uma ordem cronológica de publicação. A rede leva em consideração que o ideal é que todo mundo tenha acesso ao conteúdo mais recente.
Contas
mais engajadas, com publicações com mais comentários e curtidas, tendem a
aparecer para um maior número de pessoas, além de ganhar destaque na aba
“Explorar”.
Interaja
com quem te segue
Seus seguidores são os seus compradores, e fazer com que essas pessoas sintam-se incluídas faz toda a diferença para uma marca. Entenda a rede social como um canal de comunicação. Responda aos comentários; faça pesquisas de interesse em stories; crie reels divulgando o trabalho; curta e comente em fotos de usuários que divulgam seu produto; faça ofertas exclusivas para seguidores; e utilize hashtags para alcançar novos públicos, mas que ainda se interessem pela sua área de atuação.
A
diferença entre um bom negócio e um que falhou é simples: clientes satisfeitos.
Quando existe uma comunicação direta com uma empresa, os resultados são mais
evidentes. Prepare sua equipe para que comentários negativos sejam solucionados
o quanto antes, e para que o bom relacionamento seja a principal característica
da sua marca.
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