"Mitos e Verdades" é tema de campanha de conscientização da Epilepsia em exposição nas linhas Amarela e Lilás do metrô de São Paulo
A Associação Brasileira de Epilepsia (ABE), em
parceria com a ViaQuatro (Linha 4 - Amarela) e a Via Modalidade (Linha 5 -
Lilás), concessionárias do Metrô de São Paulo, promovem a campanha "Mitos
e Verdades", que tem por objetivo esclarecer as principais
dúvidas e combater fake news sobre a doença. A iniciativa
se estende por todo o mês de março, tendo como data principal o dia 26 deste
mês, quando se comemora o Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia (Purple Day).
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a epilepsia atinge
mais de 50 milhões de pessoas no mundo.
Segundo as experiências da ABE nos últimos dois
anos, a disseminação de informações incorretas tem contribuído para uma visão
errônea da doença, aumentando o descaso por parte da sociedade e do poder
público. Sem contar que, com a pandemia, assim como aconteceu com outras
enfermidades, houve um represamento nos tratamentos, atendimentos e aquisição
de medicamentos e nem todos tiveram acesso à telemedicina, afetando a qualidade
de vida dos pacientes.
“Apesar da maioria das pessoas com epilepsia ter
condições de levar uma rotina sem restrições, são necessários o acompanhamento
periódico de especialistas e o uso de remédios para o controle, e independente
da gravidade do caso, a empatia dos familiares, dos amigos, colegas e de quem
estiver ao lado é tão importante para os pacientes quanto o próprio tratamento
médico. Esse é um dos propósitos que queremos enfatizar com a campanha, levando
conhecimento sobre uma doença que não tem tido a mesma atenção da sociedade em
comparação com outras”, diz Maria Alice Susemihl, presidente da ABE.
Com comunicação objetiva, que tem como marca a cor
roxa, para remeter ao mês de conscientização, cada painel traz diferentes
mensagens e estimula o público a conhecer os “Mitos e Verdades” sobre a
epilepsia. Além disso, nos comunicados há imagens de pessoas comuns, de todas
as idades e gêneros, reforçando que a epilepsia não atinge um único perfil de
pessoas.
A ação teve início no começo de mês nas estações
Grajaú, São Paulo Morumbi, Osasco e Largo Treze. Nos dias 23 e 25 de março
acontecerão ações presenciais para disseminar os primeiros socorros, com
distribuição de informativos que reforçam os cuidados imediatos que devem ser
prestados a uma pessoa com crise convulsiva.
Saiba mais sobre epilepsia no site: https://epilepsiabrasil.org.br/
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