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segunda-feira, 21 de março de 2022

Metrô recebe ação "Março Roxo" para conscientizar sobre a epilepsia

 "Mitos e Verdades" é tema de campanha de conscientização da Epilepsia em exposição nas linhas Amarela e Lilás do metrô de São Paulo


 

A Associação Brasileira de Epilepsia (ABE), em parceria com a ViaQuatro (Linha 4 - Amarela) e a Via Modalidade (Linha 5 - Lilás), concessionárias do Metrô de São Paulo, promovem a campanha "Mitos e Verdades", que tem por objetivo esclarecer as principais dúvidas e combater fake news sobre a doença. A iniciativa se estende por todo o mês de março, tendo como data principal o dia 26 deste mês, quando se comemora o Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia (Purple Day). De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a epilepsia atinge mais de 50 milhões de pessoas no mundo.

Segundo as experiências da ABE nos últimos dois anos, a disseminação de informações incorretas tem contribuído para uma visão errônea da doença, aumentando o descaso por parte da sociedade e do poder público. Sem contar que, com a pandemia, assim como aconteceu com outras enfermidades, houve um represamento nos tratamentos, atendimentos e aquisição de medicamentos e nem todos tiveram acesso à telemedicina, afetando a qualidade de vida dos pacientes.

“Apesar da maioria das pessoas com epilepsia ter condições de levar uma rotina sem restrições, são necessários o acompanhamento periódico de especialistas e o uso de remédios para o controle, e independente da gravidade do caso, a empatia dos familiares, dos amigos, colegas e de quem estiver ao lado é tão importante para os pacientes quanto o próprio tratamento médico. Esse é um dos propósitos que queremos enfatizar com a campanha, levando conhecimento sobre uma doença que não tem tido a mesma atenção da sociedade em comparação com outras”, diz Maria Alice Susemihl, presidente da ABE.

Com comunicação objetiva, que tem como marca a cor roxa, para remeter ao mês de conscientização, cada painel traz diferentes mensagens e estimula o público a conhecer os “Mitos e Verdades” sobre a epilepsia. Além disso, nos comunicados há imagens de pessoas comuns, de todas as idades e gêneros, reforçando que a epilepsia não atinge um único perfil de pessoas.

A ação teve início no começo de mês nas estações Grajaú, São Paulo Morumbi, Osasco e Largo Treze. Nos dias 23 e 25 de março acontecerão ações presenciais para disseminar os primeiros socorros, com distribuição de informativos que reforçam os cuidados imediatos que devem ser prestados a uma pessoa com crise convulsiva.

Saiba mais sobre epilepsia no site: https://epilepsiabrasil.org.br/


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