País tem mais de 30 milhões de ouvintes e ultrapassa até os Estados Unidos
O podcast é o formato de conteúdo que
cada vez mais tem ganhado participação de mercado global. A praticidade e a
característica de se poder ouvir em qualquer situação, são vantagens que atrai
cada vez mais público.
Os brasileiros também têm aderido cada
vez mais o uso do podcast no dia a dia. Atualmente o Brasil é terceiro país que
mais consome podcast no mundo. O país só fica atrás da Suécia e Irlanda,
primeiro e segundo colocado, respectivamente.
É o que revela um estudo realizado pela
plataforma CupomValido.com.br
com dados da Statista e IBOPE sobre o consumo de podcast.
No Brasil são mais e 30 milhões de
ouvintes, e mais de 40% dos brasileiros escutaram podcast pelo menos uma vez
nos últimos 12 meses. Só como comparação, a Suécia (primeiro no ranking),
possui uma taxa de de somente 7% acima do Brasil - 47% no total.
Podcast no mundo
No ranking mundial, o Brasil fica na
frente de até países como os Estados Unidos e o Reino Unido - com 34% e 31%,
respectivamente.
Na América Latina, o México e o Chile
são dois países que também se destacam com percentuais entre 30% e 39%.
Na ponta oposta, os países que menos
escutam podcasts são: Japão, Taiwan, Malásia e Paquistão - com aproximadamente
5%.
Com relação às plataformas para escutar
podcast, o Spotifty segue na liderança com 25% da participação de mercado. O
Apple Podcasts fica em segunda posição com 20%. E por fim o Google Podcasts
fica em terceira colocação com 16%.
Ao se levar em consideração todos os
podcasts a nível mundial, o podcast The Joe Rogan Experience (do apresentador
Joe Rogan) fica em primeira posição, seguido pelo Call Her Daddy em segundo
colocado, e o Crime Junkie em terceiro.
Os preferidos dos brasileiros
O Horóscopo Hoje, que conta diariamente
sobre previsões dos signos, foi podcast mais ouvido do Brasil no último ano. Em
segundo lugar ficou o podcast Mano a Mano, um podcast de entrevistas do Mano
Brown. Os podcasts: Flow, Primocast e Café da Manhã, ficaram na 3ª, 4ª e 5ª
colocação, respectivamente.
A grande maioria dos ouvintes de
podcast, consomem o conteúdo em paralelo com outras atividades, como em tarefas
domésticas, ao navegar com a internet e enquanto trabalham/estudam.
Com relação ao formato de conteúdo, os
brasileiros preferem as entrevistas com convidados, com 55% da preferência. A
narrativa de histórias reais e mesa redonda, seguem em segunda e terceira
posição.
Fonte: Statista, CupomValido.com.br, IBOPE
Nenhum comentário:
Postar um comentário