Pesquisar no Blog

sábado, 12 de fevereiro de 2022

Valentine's Day inspira campanhas românticas no Brasil: saiba como planejar a sua com orientação criativa da IA

Diversos países do mundo celebram o 14 de fevereiro como "o dia mais romântico do mundo"; data aquece vendas de flores e ganha novo nome do Brasil: "dia do amor"

 

Em 14 de fevereiro, vários países no planeta costumam celebrar o "dia mais romântico do mundo". Chamado Valentine's Day (Dia de São Valentim), é muito semelhante ao Dia dos Namorados brasileiro. Mas, por aqui, 12 de junho foi a data escolhida como mais romântica -- coincidindo com a véspera do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. De qualquer forma, seja qual for a data escolhida, existem maneiras mais eficientes de retratar o amor se quiser que suas campanhas de Dia dos Namorados ou inspiradas em casais tenham um bom desempenho. Uma das ferramentas disponíveis para isso é a ShutterstockAI, que analisa dados disponíveis em milhões de imagens para oferecer insights como:

  • O público está clicando em imagens que mostram pessoas em demonstrações de afeto ou a pandemia, e seus efeitos, fez com que as pessoas se afastassem dessas imagens?
  • Qual é a ideia de encontro romântico gera mais cliques?
  • Como você deve vestir seus modelos nas fotos?
  • Existem animais, acessórios ou alimentos que aumentam a probabilidade de cliques da campanha?

A partir daí, a ShutterstockAI cria uma orientação criativa baseada em dados e inteligência artificial que fará com que seus clientes se interessem pela sua marca. 

Nos últimos anos, assim como ocorreu com o Dia das Bruxas e com a Black Friday, o comércio brasileiro passou a incentivar a comemoração do Valentine’s Day como forma de promover as vendas de presentes, sobretudo entre casais. Inclusive as floriculturas descobriram que essa data também atrai os românticos: a cadeia produtiva de flores é a que mais se beneficia dessa redescoberta da data, sendo que as flores representam 36% do total das vendas no dia, segundo dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor). Percebendo a adesão dos brasileiros ao hábito de presentear com flores no dia de São Valentim, a maior cooperativa de flores do país, sediada em Holambra, no interior paulista, criou até uma campanha para valorizar a data nos últimos anos, divulgando em suas redes sociais o Valentine’s Day como “Dia do Amor”.

Fato é que o Valentine’s Day vem ganhando cada vez mais importância e destaque no varejo, e está se aproximando das datas mais tradicionais do comércio. Além disso, é uma data que no exterior não destaca apenas o amor romântico, mas outros relacionamentos também, então você pode tirar proveito disso e ser criativo.

 

Demonstrações públicas de afeto estão na moda

Shutterstock
Apesar do recente aumento nos casos de Covid-19 e do subsequente aumento do distanciamento social, os consumidores estão clicando em imagens que retratam demonstrações públicas de afeto. De fato, imagens e vídeos que incluem demonstrações públicas de afeto viram sua clicabilidade aumentar durante a pandemia. 

Fotos de beijos, por exemplo, tiveram um aumento de 87% na taxa de cliques desde fevereiro de 2020, e imagens que retratam abraços aumentaram 143% a possibilidade de cliques no mesmo período. 

O público está até indicando que mais uma vez confia na higiene das mãos de outras pessoas. O conteúdo que mostra pessoas de mãos dadas viu sua taxa de cliques aumentar 106% nos últimos dois anos. 

 

Encontros entre amantes da natureza são os melhores

Shutterstock
A inteligência artificial traz insights sobre quais configurações terão melhor desempenho em imagens. Desde o início da pandemia, os consumidores têm preferido a fotografia ao ar livre. E os dados dizem que o passeio favorito do Valentine’s Day é uma caminhada romântica entre as árvores. 

 Ao observar dados nas últimas temporadas do Dia dos Namorados (considerando a data de 14 de fevereiro), a IA descobriu que as florestas e bosques são o cenário favorito do público. Na verdade, a taxa de cliques de imagens feitas em meio às árvores é 45% maior do que em fevereiro de 2020. Os parques também são 52% mais favoráveis a gerar cliques hoje em comparação com o mesmo mês de fevereiro. 

Essa tendência anda de mãos dadas (não se importe com o trocadilho), com o aumento vertiginoso da visitação aos parques durante a pandemia.

 

A praia vende

Shutterstock

Embora as florestas sejam o cenário mais atraente agora, as praias têm sido tendência nos últimos três Valentine's Day. Na verdade, elas estão 31% mais prováveis de aumentar a geração de cliques hoje do que no início da pandemia. 

Algumas atividades praianas são particularmente mais propensas a gerar cliques na data romântica, assim como atualmente a natação é o esporte com a maior taxa de cliques: aumentou 117% nos últimos dois anos.

O surfe também está dentro desse cenário, com uma taxa de cliques que aumentou 86% em relação ao ano passado.


Moletons da pandemia voltam para o armário

Estes últimos dois anos inauguraram uma era de "meu conforto primeiro", com o uso de roupas de academia e lazer (e de ficar em casa) como primeira opção. Porém, dados do mercado de publicidade nos dizem que roupas mais elegantes estão em tendência no momento. 

A taxa de cliques das saias subiu 118% desde o início da pandemia. Os chapéus também estão em ascensão e atualmente estão 189% mais clicáveis do que os gorros e capuzes confortáveis. 

O jeans, um tecido que pode ser usado tanto como calça ou como camisa (ou jaqueta), também se apresenta 39% mais favorável a gerar cliques desde o último 14 de fevereiro.

Quando se trata de joias, a IA diz que as pulseiras são as peças mais atraentes para apresentar em campanhas. Hoje, a taxa de cliques desse acessório é 74% maior do que era há um ano.

 

Na verdade, as pulseiras tendem a gerar 102% mais cliques do que os anéis, 444% mais cliques que colares, e impressionantes 625% mais cliques do que os brincos.

 

Passeie com os cãezinhos

Shutterstock

Cenários e moda à parte, os animais certos também podem impulsionar o sucesso de uma campanha publicitária (e talvez até mesmo um perfil de namoro). Em um mundo onde os homens que procuram o amor são fascinados com fotos de peixes, que amigos peludos (ou escamosos) realmente aumentam o engajamento do público? 

Acontece que os cães são os animais de estimação tendem a gerar mais cliques que todos: são 93% mais prováveis de serem clicados que gatos e 166% mais prováveis de gerar cliques do que os peixes.

Curiosamente, o Esquimó Americano é a raça de cães com a maior taxa de cliques, tendo superado o mega-popular Pit Bull de 2021.

 

Fotografe seus pratos

Animais, comida e bebida são sempre ótimas opções fotográficas. Então não é surpresa que a pizza tenha mantido uma alta taxa de cliques nos últimos três anos. Mas, há um tipo de cobertura que você deve evitar em suas imagens de pizza (sim, a IA pode até mesmo escolher as melhores coberturas) — o abacaxi. 

Shutterstock
Os dados nos dizem que a taxa de cliques da fruta é particularmente baixa e projeta-se que seja 22% menos provável de gerar cliques do que em 2021... 

Talvez isso responda ao velho debate sobre se o abacaxi é uma cobertura aceitável. A resposta é não! 

E uma curiosidade: uma das comidas que aumentam a probabilidade de cliques no Valentine’s Day de 2022 serão os tacos, típica comida mexicana. Eles se tornaram uma constante em aplicativos de namoro e são sempre populares em publicidade, com uma taxa de cliques que aumentou 73% desde o ano passado.

O amor pode ser representado como uma demonstração pública de afeto discreta ou muito expressiva, com um encontro em uma praia paradisíaca ou em meio a árvores, ou em casa num programa muito elegante ou bem simples, com seus animais de estimação, ou num encontro com amigos para desfrutar de sua comida favorita. Mas o que você não pode deixar de notar é que as campanhas são focadas nos consumidores e no que desperta o amor para eles.

 

 

Shutterstock

https://www.shutterstock.com/

Twitter

Facebook
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados