Sabemos que a criança brinca desde cedo e o brincar
envolve múltiplas aprendizagens. O tempo integral de brincar é na educação
infantil; à medida que as crianças crescem, as brincadeiras neste teor de
ludicidade se modificam e diminuem.
Brincar é uma atividade humana
criadora, na qual a imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de
novas possibilidades de interpretação, de ação, assim como de novas formas de
construir relações sociais com outras crianças e adultos. Desta forma, a
criança reinterpreta o mundo e produz novos significados, saberes e práticas.
Brincar fora da sala de aula desenvolve
habilidades de correr, pular, subir, expressar-se e comunicar-se com o outro,
interagindo, participando, cooperando, representando, argumentando, negociando
e apropriando-se de muitas descobertas, como: bichinhos do jardim, diferentes
tipos de folhas, pintura, piquenique, cuidados com a horta, contação de
histórias, caminhada, pendurar roupas, abrindo lugar para curiosidade.
Tanto Piaget como Vygotsky nos mostram
a importância do jogo simbólico e das brincadeiras na infância, na construção
da personalidade e na interação do cognitivo e afetivo.
Piaget (1998) diz que a atividade
lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo, por
isso, indispensável à prática educativa e Vygotsky (1978) define o brinquedo
como algo que preenche as necessidades da criança, o que significa entendê-lo
como algo que motiva para a ação.
O professor estabelece pontes de
oportunidades de observar, falar, analisar expressões e gestos, registrar as
hipóteses com anotações significativas, escuta e vê capas que representam
super-heróis, bonecas como filhinhas, conduzindo o grupo com estratégias que
estimulem atividades criativas e psicomotoras.
Antes mesmo da pandemia, a Educação
Infantil do Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré sempre primou por
atividades fora da sala de aula. Somos privilegiados pelo espaço e área verde
do nosso Colégio, o que possibilita a interação e vivências com a natureza de
forma direta.
Desenvolvemos um currículo apropriado
para Educação Infantil, pautado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) com
fundamentos nos campos de experiências e princípios que compreende que a
criança seja atendida nos seus direitos de aprendizagem: participar, explorar,
brincar, expressar, conhecer-se e conviver.
É importante que a escola e a família
estejam sempre estimulando as crianças com brincadeiras ao ar livre, oferecendo
propostas de atividades como: plantar, correr, caminhar, andar de bicicleta,
pular corda, caça aos bichinhos com lupa, criando desafios, respeitando o tempo
da criança e estimulando o contato e zelo pelo meio ambiente, auxiliando na
saúde mental, emocional e física, além de favorecer na relação pais e filhos.
Ivoneide
Ribeiro Martin -
Orientadora Pedagógica e Educacional do Colégio Presbiteriano Mackenzie
Tamboré.
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