Pesquisar no Blog

sábado, 5 de fevereiro de 2022

Reflexos das brincadeiras e atividades ao ar livre na aprendizagem


Sabemos que a criança brinca desde cedo e o brincar envolve múltiplas aprendizagens. O tempo integral de brincar é na educação infantil; à medida que as crianças crescem, as brincadeiras neste teor de ludicidade se modificam e diminuem. 

Brincar é uma atividade humana criadora, na qual a imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de ação, assim como de novas formas de construir relações sociais com outras crianças e adultos. Desta forma, a criança reinterpreta o mundo e produz novos significados, saberes e práticas. 

Brincar fora da sala de aula desenvolve habilidades de correr, pular, subir, expressar-se e comunicar-se com o outro, interagindo, participando, cooperando, representando, argumentando, negociando e apropriando-se de muitas descobertas, como: bichinhos do jardim, diferentes tipos de folhas, pintura, piquenique, cuidados com a horta, contação de histórias, caminhada, pendurar roupas, abrindo lugar para curiosidade. 

Tanto Piaget como Vygotsky nos mostram a importância do jogo simbólico e das brincadeiras na infância, na construção da personalidade e na interação do cognitivo e afetivo. 

Piaget (1998) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo, por isso, indispensável à prática educativa e Vygotsky (1978) define o brinquedo como algo que preenche as necessidades da criança, o que significa entendê-lo como algo que motiva para a ação. 

O professor estabelece pontes de oportunidades de observar, falar, analisar expressões e gestos, registrar as hipóteses com anotações significativas, escuta e vê capas que representam super-heróis, bonecas como filhinhas, conduzindo o grupo com estratégias que estimulem atividades criativas e psicomotoras. 

Antes mesmo da pandemia, a Educação Infantil do Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré sempre primou por atividades fora da sala de aula. Somos privilegiados pelo espaço e área verde do nosso Colégio, o que possibilita a interação e vivências com a natureza de forma direta. 

Desenvolvemos um currículo apropriado para Educação Infantil, pautado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) com fundamentos nos campos de experiências e princípios que compreende que a criança seja atendida nos seus direitos de aprendizagem: participar, explorar, brincar, expressar, conhecer-se e conviver. 

É importante que a escola e a família estejam sempre estimulando as crianças com brincadeiras ao ar livre, oferecendo propostas de atividades como: plantar, correr, caminhar, andar de bicicleta, pular corda, caça aos bichinhos com lupa, criando desafios, respeitando o tempo da criança e estimulando o contato e zelo pelo meio ambiente, auxiliando na saúde mental, emocional e física, além de favorecer na relação pais e filhos.


 Ivoneide Ribeiro Martin - Orientadora Pedagógica e Educacional do Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados