A importância da leitura é indiscutível quando o assunto é educação. Afinal, mesmo com o surgimento de tantas novidades tecnológicas, os livros continuam sendo uma ferramenta essencial para o processo de ensino, aprendizagem e a formação dos estudantes.
Nesse sentido, a Biblioteca
Escolar exerce um papel fundamental para engajar os alunos no despertar da
leitura e na formação do leitor. Por meio de diferentes atividades, a
Biblioteca pode servir como apoio ao professor em suas diferentes práticas
pedagógicas.
A seguir, elencamos algumas
estratégias que o professor pode promover, em parceria com a Biblioteca
Escolar, para engajar seus alunos na leitura durante a Educação Básica, desde a
Educação Infantil.
- Incentivar visitas periódicas à Biblioteca, com a
finalidade de apresentar diferentes portadores de texto de vários gêneros
literários;
- Proporcionar momentos de encantamento das crianças
com os livros, apresentando a obra de uma forma diferente, conversando
sobre o autor, propondo a teatralização dos textos, fazendo debates,
adotando atitudes e posturas que criem afinidade entre livro e leitor;
- Contar histórias para os pequenos;
- Mostrar os livros às crianças, contando parte do
enredo e criando suspense sobre o desenrolar dos acontecimentos, aguçando
a curiosidade do leitor;
- Incentivar concursos de leitura e premiação de
leitores;
- Fomentar projetos culturais que incentivem a
leitura, como momentos de bate-papo com a presença de autores, Feira de
Livros, Sarau Lítero-Musical, Dia do Livro, Dia da Poesia e outros
projetos envolvendo a proposta pedagógica da escola;
- Proporcionar condições para que os alunos
experimentem a leitura por meio de diferentes materiais, que vão muito
além dos formatos mais tradicionais;
- Explorar a tecnologia como fator de favorecimento,
recorrendo a aplicativos móveis, grupos de leitura no Facebook, postagens
interessantes nas mídias sociais, leitura de blogs, jogos
educativos e vídeos que analisam obras literárias.
Esses são alguns exemplos de como
envolver os alunos na leitura, permitindo também que o professor se aproxime
mais dos estudantes.
A tecnologia também traz novas
formas de explorar e conhecer obras antes inacessíveis, como por exemplo:
- O Domínio Público, que dá acesso a
diversos títulos livres de direitos autorais em português;
- O Project Gutemberg, que fornece
e-books gratuitos em diversas línguas;
- O Gallica, portal da Biblioteca
Nacional da França, que conta com livros, manuscritos, imagens e
documentos históricos de livre acesso.
O importante é saber que, para que a criança desenvolva desde cedo o hábito e o gosto pela leitura, é preciso que ela tenha sido exposta aos livros, e veja exemplos de leitores por onde passa. A criança aprende pelo exemplo, e professores leitores geralmente são bons incentivadores da leitura.
Em casa, os pais também podem -- e
devem -- colaborar, realizando a leitura junto com os filhos para que vejam
essa prática como algo que faz parte de sua rotina, como uma atitude natural. O
prazer de ler um livro também está muito ligado à relação que os pais constroem
com seus filhos, como o hábito de ler um livro para a criança antes de dormir,
a conversa sobre livros que já leram ou que gostariam de ler.
É importante salientar que a
leitura gera reflexões, interação e crescimento intelectual. Daí a importância
dessa prática no cotidiano escolar. Professores de todas as áreas devem
incentivar a leitura e tratá-la como pré-requisito essencial para a aquisição
de novos conhecimentos, pois é por meio dela que os alunos estudam e se
aprofundam nos assuntos de seu interesse, tanto na escola quanto fora dela.
Lucimara Soriano - bibliotecária do Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré.
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