O Dia Internacional da Mulher é um momento oportuno para pensarmos na presença feminina dentro das diversas áreas e posições no mercado de trabalho. Como mulher que atua em TI há mais de 20 anos, vi e vivi muitas coisas. No início éramos em menor número. Até hoje, em nosso País, por exemplo, não há uma presença proporcional de mulheres nas carreiras de exatas e no mercado de TI. Mas aos poucos essa realidade vai se modificando.
São muitas as questões a serem avaliadas quando se trata de paradigmas tão
persistentes. Ainda assim, o que parece peculiar em um certo momento poderá se
tornar usual em outro. Assim é a questão da participação da mulher no universo
da tecnologia.
Se você der uma olhada na minha foto, vai perceber que eu não sou o que se
chamaria da típica figura feminina brasileira, com meus traços orientais. Minha
história profissional pessoal não me permitiu experimentar um prejuízo que
pudesse ser associado ao meu gênero, mas quantas de nós podem dizer o mesmo?
Seria também a minha etnia um atributo que me diferenciou? Poderia considerar
isso como um tipo de pré-conceito? Se meu biotipo fosse diferente, teria
enfrentado mais dificuldades enquanto mulher no trabalho? E no seu trabalho,
como é a relação da sua empresa com as colaboradoras?
Trabalho em uma organização que me deu a oportunidade de chegar a uma posição
de liderança. A NICE, inclusive, tem ações reais em escala mundial para
estimular meninas a se interessarem por carreiras tecnológicas. Testemunhar
essas ações práticas é realmente animador. Dentro da própria NICE e em outras
companhias, mulheres vão chegando a cargos de chefia não apenas em TI, mas em
outros setores como Operações, Marketing, RH etc. A ocupação desses espaços é
extremamente relevante para a transformação das expectativas coletivas,
reduzindo cada vez mais a sensação de surpresa com a liderança feminina.
Acredito que todos concordamos em que o que deveria ser fator de sucesso
profissional são atributos como talento e competência, descolados de conceitos
como o gênero. E isso deve ser levado em consideração todos os dias, mas no dia
8 de março essa reflexão ganha força.
Ao pensar no aspecto profissional não podemos considerar que o trabalho é um
ambiente descolado da vida familiar e social. A mulher é afetada pelas
condições que pode ou não vir a ter para focar esforços no desenvolvimento de
sua carreira. Muitas possuem diversas jornadas: profissional, mãe, esposa, dona
de casa etc. Nos orgulhamos de ser “multitarefa”, porém é muito mais
reconfortante quando temos a colaboração de nossos companheiros. Eu tive essa
sorte e na minha casa as tarefas do lar e o cuidado com os filhos sempre foram
divididos de maneira igualitária. Quantas têm a mesma sorte?
Ainda é raro vermos homens deixando de participar de uma reunião para levar um
filho ao médico ou para cuidar dele em casa? Estranhamos quando isso acontece e
esse também é um paradigma que deve ser trabalhado. No alto dos meus
privilégios – estou ciente de tê-los –, desejo que todas as mulheres que levem
dentro de si o desejo de serem profissionais bem-sucedidas tenham oportunidade
para isso. Para que isso aconteça, é imprescindível que tenhamos o apoio de
nossas redes de relações.
Já passou o tempo em que tecnologia era vista como um universo masculino.
Muitas qualidades femininas são desejáveis no dia a dia do mercado de TI. Ainda
mais em um momento de tantas transformações, em que o digital tem cada vez mais
espaço e a área é um promissor campo de desenvolvimento profissional, um
demandante voraz por diversidade de visões e competências. Creio que seja a
hora e a vez das mulheres ocuparem mais espaços nas empresas.
Não tenho dúvidas de que todos têm a ganhar com a mudança. Tanto em questões de
quantidade quanto de qualidade de cargos e remuneração equiparada, a presença
feminina deve continuar se expandindo nas áreas de tecnologia e nas posições de
liderança. E que o Dia Internacional da Mulher ainda continue despertando a
todos
Ingrid Imanishi - diretora de Soluções Avançadas da NICE, líder mundial em software de autoatendimento alimentado por IA e CX para Contact Center
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