Fruto de parceria entre Instituto Unibanco e Geledés – Instituto da Mulher Negra, prêmio visa mapear boas práticas com recorte de raça, gênero, territórios e deficiências
De
7 de fevereiro a 7 de março, secretarias de educação, escolas e organizações
estudantis que realizam ações estratégicas de retorno e reinserção de crianças
e adolescentes nas escolas podem se inscrever no Prêmio Estratégias de Equidade
no Enfrentamento à Evasão Escolar: Implicações da COVID-19 para a Permanência
na Educação Básica. Promovida pelo Instituto Unibanco e o Geledés – Instituto
da Mulher Negra, a iniciativa busca mapear e divulgar boas práticas de combate
à evasão escolar, para ampliar repertório e estratégias da gestão educacional,
gestão escolar e de organizações estudantis.
Para
concorrer ao prêmio, a prática de equidade no enfrentamento à evasão escolar
precisa contemplar recortes de raça e gênero. Precisa também se encaixar numa
das categorias abaixo:
1)
Gestão Educacional (para secretarias municipais e estaduais de educação e
diretorias regionais de ensino): monitoramento de indicadores educacionais;
orientação e acompanhamento das escolas; metodologias de busca ativa;
2)
Gestão Escolar (para escolas): monitoramentos da evasão escolar; estratégia de
busca ativa; comunicação com as famílias; acompanhamento de estudantes;
3)
Estudantes: ações de comunicação entre pares; ações de acolhimento de
estudantes evadidos.
Serão
premiadas ao menos duas iniciativas de cada uma das três categorias acima. Na
categoria Gestão Educacional, o prêmio será uma certificação de Secretaria
Promotora de Equidade Racial. No caso das escolas, um kit multimídia com
projetor, computador, tela, caixa de som e microfone. Já os estudantes
premiados receberão um kit rádio escolar.
Além
da premiação, todas as iniciativas que correspondem aos objetivos do edital
serão incluídas em um Banco de Boas Práticas de Equidade no Enfrentamento à
Evasão Escolar, que será publicado na área de Educação do Portal Geledés, dando
crédito e reconhecimento às organizações que implementaram as propostas.
A
ideia do prêmio surgiu após os resultados do estudo “A educação de meninas
negras em contexto de pandemia: o aprofundamento das desigualdades”, focada na
rede pública do município de São Paulo. O documento, que apresentou os impactos
do isolamento social e do afastamento da escola na vida de estudantes do Ensino
Infantil, Fundamental e Médio, com recorte de raça/cor e gênero, mostrou a
urgência de se destacar iniciativas exitosas que combatam problemas de evasão e
abandono escolar.
Para
Tiago Borba, gerente de Planejamento e Articulação Institucional do Instituto
Unibanco, é importantíssimo dar visibilidade a projetos que visam enfrentar um
dos principais problemas da educação nacional e que foi agravado pela pandemia.
“O Prêmio é uma iniciativa que visa inspirar e valorizar experiências na
educação em prol da equidade, considerando sobretudo as implicações da
COVID-19. O enfrentamento à evasão escolar é um importante caminho para
garantir a permanência e a aprendizagem de todos os estudantes”, explica.
Inscrições
As
inscrições devem ser realizadas até o dia 7 de março de 2022 pelo link: Prêmio
Estratégias de Equidade no Enfrentamento à Evasão Escolar: https://pt.surveymonkey.com/r/R66CNXY
Mais
detalhes podem ser obtidos no edital do prêmio, disponível em: https://bit.ly/35OEDNH
Geledés –
Instituto da Mulher Negra
Instituto Unibanco
Nenhum comentário:
Postar um comentário