Pesquisar no Blog

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Doenças articulares: Como facilitar o momento de higiene bucal para portadores dessas enfermidades

Adobe Stock
Especialista dá dicas simples para descomplicar a rotina de cuidados com a boca de quem tem problemas nas articulações das mãos 



Caracterizadas por ocasionarem dores nas articulações das mãos, pulsos, pescoço, joelhos, lombar e quadris, as doenças articulares podem prejudicar muito o dia a dia e a qualidade de vida das pessoas portadoras desses problemas. Um exemplo muito comum está relacionado ao nível de dificuldade estabelecido ao exercer atividades rotineiras, como escovar os dentes corretamente ou passar fio dental. Isso ocorre, pois, para os portadores dessas enfermidades, existe uma limitação maior dos movimentos do corpo, por conta do comprometimento das juntas.

De acordo com Queren Azevedo, consultora da GUM, marca americana de cuidados bucais, atualmente, o mercado odontológico conta com itens que facilitam o processo de escovação para quem dispõe de patologias, como artrite, reumatismo, tendinite, bursite, artrose, entre outras. “Para descomplicar a higienização dos dentes, dentro dessas circunstâncias, o ideal é a utilização de escovas elétricas, que contam com rápida vibração e garantem a movimentação mais espontânea e intuitiva das mãos, resultando em uma limpeza profunda da cavidade oral, além de a vibração ser um reforço à escovação manual na desorganização da placa bacteriana”, recomenda.

Outra alternativa que proporciona extrema praticidade e faz sucesso é o Flosser, fio dental com cabo. Dentre as vantagens que esse item tem em relação ao fio dental tradicional, a principal é a possibilidade do manuseio com apenas uma mão, dispensando o enrolar da linha entre os dedos. Além disso, por ter um formato ergonômico, possibilita limpeza total dos espaços entre dentes e permite o acesso ao fundo da boca com mais facilidade. 

Como as dores nas articulações das mãos e dos pulsos afetam diretamente a mobilidade, pode ser que a limpeza dos dentes não seja realizada de forma adequada, fazendo com que surjam diversas doenças bucais. “Por conta disso, é de extrema importância se atentar aos cuidados com a escovação. Se executada corretamente, é possível se prevenir de gengivite, retração gengival, mau hálito, cáries, canais, aftas e outros problemas de saúde”, conclui a profissional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados