Jennifer
de Paula, BBA e diretora da MF Press Global, dá dicas de como ser empreendedor
da forma mais eficiente possívelDivulgação / MF Press
Global
O empreendedorismo chama cada vez mais atenção de pessoas em todo o mundo. Porém, a popularidade do tema pode esconder dificuldades e estratégias que estão por trás da boa execução da função de empreendedor. Por isso, Jennifer de Paula, que é BBA e diretora da MF Press Global, preparou uma lista com 7 passos essenciais para um empreendedorismo eficaz em 2022. “Empreender também significa elaborar um bom plano de negócios para um futuro de sucesso e livre de problemas”, afirma.
Um plano
de negócios nada mais é do que um arquivo onde todos os objetivos da empresa
estão organizados em tópicos. De acordo com Jennifer, essa forma de montagem
facilita a realização de metas e reduz os riscos de algo não sair como o
planejado. “Assim, conseguimos analisar a ideia, visualizando se o serviço ou
produto que você pretende investir tem potencial no mercado. Já que com o plano
você também consegue verificar seus concorrentes e potenciais clientes”,
explica. Para ela, o plano também possibilita a obtenção de orientações para
expandir as empresas e um melhor entendimento por parte dos sócios,
colaboradores e captação de recursos no geral, por isso seguir os 7 passos
abaixo pode fazer uma grande diferença no seu negócio.
1- Defina seu negócio e pontue seu diferencial
“Comece
identificando seu nicho, persona, onde vai atuar, com quais produtos ou
serviços vai trabalhar e o principal: como e por quê você se diferencia de seus
concorrentes'', aconselha Jennifer de Paula.
2 - Pesquise o mercado
De acordo
com a especialista, analisar os concorrentes é importante, mas não o principal
ponto. Sendo este, verificar o mercado atual e o que se está consumindo
mais no momento e como você pode se incluir na disputa. “Não se esqueça de
alinhar seu posicionamento no mercado”, pontua.
3 - Organize o marketing
Ter uma
boa comunicação com o público e trazer consistência para a marca, além de
servir como prova social, fará toda diferença. “Lembre-se dos 4P's de produto,
preço, praça e promoção do marketing e os defina com atenção”, declara
Jennifer.
4- Mão de
obra
O foco
aqui é a organização de como as coisas devem acontecer. É importante definir a
localização e estrutura física, a capacidade de produção, a equipe de
atendimento e as metas a cumprir.
5- Controle financeiro
Jennifer
acredita que os custos de investimento, as despesas estimadas, o capital de
giro, o fluxo de caixa e o lucro devem ser cuidados com atenção. “Caso seja um
ponto de dúvida para você, pense em ter na equipe um profissional da área”,
sugere.
6- Pesquisa de cenário e pesquisa estratégica
A
prevenção também é parte do dia a dia de um bom empreendedor. Com levantamentos
é possível prever situações que possam interferir diretamente na sua empresa e
pontuar quais ações estratégicas serão realizadas para melhorar o cenário.
7 - Revisão do plano de negócio
“A
prática de avaliação do plano de negócio precisa ser feita tanto antes de dar o
start inicial, como também de forma periódica para que sejam seguidas as
atualizações que acontecerem em sua empresa”, aconselha.
Jennifer
de Paula - graduada em BBA e Marketing, diretora de marketing e gestão da MF
Press Global, uma agência de comunicação internacional. Responsável por gestão
de mídias sociais, carreira, posicionamento de marca, comunicação integrada e
construção de autoridade no mercado de profissionais que somam milhões de
seguidores nas redes sociais. A especialista é referência no que diz respeito
às principais atualizações do mundo digital.
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