Segundo
estudo encomendado pela VR Benefícios, o principal desafio das empresas são os
cuidados com a saúde mental dos funcionários; o fornecimento de cadeiras
apropriadas para o trabalho foi o benefício mais disponibilizado durante a
pandemia
Uma pesquisa nacional
com RH de empresas, encomendada pela VR Benefícios, sinônimo de categoria em
vale-alimentação e vale-refeição, traz um panorama da situação dos
trabalhadores brasileiros no momento. O estudo foi realizado pelo Instituto
Locomotiva.
Mesmo diante do
cenário ainda de pandemia, no qual o trabalho remoto é frequente, a pesquisa
mostrou que 95% das empresas possuem escritório físico, sendo que 5% estão
fechados, e 98% pretendem manter o espaço físico após o fim da pandemia.
A crise provocada pelo
novo coronavírus fez com que as empresas redesenhassem sua forma de trabalho
praticamente de um dia para o outro e o home office foi a alternativa
encontrada para que as operações não parassem. No entanto, a pesquisa revelou
que entre as companhias que ainda adotam o trabalho remoto 2/3 (62%) pretendem
manter esta prática como alternativa após o fim da pandemia.
Falando em home
office, o levantamento também trouxe os principais desafios enfrentados pelas
empresas que adotaram essa modalidade. Para 49% o ponto principal foi o cuidado
com a saúde mental dos funcionários, 33% revelaram que tiveram dificuldade de
controlar o horário de trabalho e 30% dificuldade de comunicação entre a
equipe. Dentre os benefícios oferecidos pelas empresas, o fornecimento de
cadeiras apropriadas para o trabalho foi o mais disponibilizado durante a
pandemia, seguido por apoio psicológico, reembolso de internet, ajuda de custo
para pagamento de contas (luz, água ou gás) e ginástica laboral.
"A cultura do
cuidado com pessoas sempre esteve presente na VR Benefícios e é bastante
intensa desde 2019, quando a companhia repaginou o Bem Me Quero, programa de
qualidade de vida e bem-estar para funcionários criado em 2006", conta
João Altman, diretor executivo de Pessoas e Cultura, da VR Benefícios.
"Muito antes de surgir uma pandemia, nós já tínhamos a preocupação de
olhar para a saúde do funcionário como um todo. O que aconteceu durante a
pandemia é que redobramos os cuidados com os aspectos mental, emocional e
físico", explica João.
Os investimentos
também foram coletados na pesquisa do Instituto Locomotiva. Segundo os
entrevistados, 41% disseram que manterão o que haviam previsto para 2021,
enquanto 25% farão mais que o planejado. A contratação de funcionários e a
comunicação/publicidade são os investimentos que as empresas mais pretendem
fazer este ano. Também figuram a lista obra/reforma, criação ou expansão de
canais de vendas, criação e lançamento de novos produtos e vendas digitais.
VR Benefícios
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