O cumprimento do prazo de entrega é um dos fatores mais importantes para os clientes, que interfere na reputação da empresa
Praticidade e a rapidez de entrega de produtos,
solicitados pela internet, tornam-se cada vez mais indispensáveis na nova
rotina dos brasileiros. Hoje, o delivery é visto especialmente como uma solução
para os clientes, com a conveniência em primeiro plano neste período de
pandemia. Além disso, esse serviço contribuiu diretamente com a dinâmica dos
donos de pequenos negócios, possibilitando que eles não encerrassem as
atividades, conforme se verificou o avanço das medidas restritivas de
funcionamento das diferentes atividades econômicas.
“O empreendedor deve optar por utilizar o serviço
de entrega a partir do momento em que ele identifica potenciais clientes que
podem comprar o produto dele utilizando um canal remoto”, indica o analista de
competitividade do Sebrae, Ivan Tonet. “Pode ser uma rede social, como
WhatsApp, Instagram, loja virtual ou marketplace, caso ele opte por utilizar
essa plataforma. Nesse sentido, é importante ter dimensão que as formas de
entrega são diferenciadas, se forem feitas na mesma cidade ou destinadas para
outros estados”, aponta.
De acordo com o analista, se o envio é feito para
municípios de outras praças, longe da sede da empresa, o prazo de entrega da
encomenda e o deslocamento podem variar, dependendo da transportadora. Caso a
entrega seja mais rápida, o serviço fica mais caro, sobretudo quando há a
utilização de transporte aéreo. “Dentro do município em que o empreendedor
atua, o atendimento fica mais dinâmico, e a entrega pode ser feita no mesmo
dia, por meio de operadores logísticos, motoboys, serviços de aplicativos ou
transporte próprio”, ressalta Ivan Tonet.
Ele aponta que quando a entrega é feita em poucos
minutos aos clientes, a atuação da empresa é bem vista pelos consumidores e a
reputação do negócio também fica elevada. “Isso tem valor para o cliente. Há a
possibilidade de colocar um valor maior, se ele estiver disposto a pagar. Tem
que caber na margem do produto, ou ele deve estar disposto a pagar um montante
adicional pelo tipo de entrega mais urgente. Os fatores de custo e de
concorrência também precisam ser analisados”, complementa Ivan.
Tempo de envio
De acordo com o especialista, torna-se indispensável que o empreendedor fique
atento aos prazos, evitando contratempos. Ao operar no marketplace, por
exemplo, o não cumprimento do prazo definido desencadeia penalização. Na loja
virtual e nas redes sociais, ele é punido pelos clientes. Por isso, se surgir
alguma falha no decurso, torna-se indispensável abordar proativamente o cliente
e antecipar isso, propondo soluções, além colocar-se à disposição para resolver
os problemas.
Veja 10 dicas de como não falhar no delivery
1 - Saiba que o pequeno negócio deve estar adequado a todo o processo logístico.
2 - Ainda que o empreendedor não saiba como funciona o fluxo logísti co, ele
deve estar aberto para aprender. Afinal, só se aprende operando.
3 - É importante comprar a quantidade de produtos adequada para que haja a
manutenção da oferta.
4 - Considere que o armazenamento dos produtos seja eficaz, facilitando a
coleta por quem fará a embalagem.
5 - Aposte na conferência de produtos para evitar erros.
6 - Os processos de embalagem e envio dos produtos devem ser feitos em prazo
mínimo adequado, proposto ao cliente.
7 - Antes de definir quais serviços da empresa contarão com entrega de
produtos, é fundamental que o empreendedor faça uma pesquisa detalhada.
8 - Se a entrega delivery for feita no mesmo dia do pedido, as alternativas
são: contratar operadores logísticos que prestem esse tipo de serviço ou montar
uma equipe própria de motoboys profissionais.
9 - Ao analisar a logística própria e uma logística terceirizada, é preciso
considerar os custos de manutenção de uma pessoa que trabalha com exclusividade
na operação do negócio.
10 - É recomendável que o empreendedor não atue apenas com uma única solução de
entrega, quando o destino é um cliente fora da cidade ou do estado. É essencial
que o consumidor tenha possibilidades de escolha, podendo verificar qual delas
faz mais sentido para ele. A utilização de comparadores de frete é um recurso
que pode fazer toda a diferença nesse momento.
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