Parar rapidamente,
e com segurança, é muito mais importante que aceleração e potência. Confira as
dicas que a Harley-Davidson® listou para você!
Harley-Davidson do Brasil
A maioria dos apaixonados por motocicletas, quando
criança, provavelmente sonhava com velocidade sobre duas rodas, “voando” pela
estrada ou até mesmo arrastando o joelho nas curvas fechadas de uma pista de
corrida (não tente fazer isso em casa!). Mas qual seria o resultado dessa
história caso não fosse possível parar com segurança? Com certeza não acabaria
bem.
Parar com segurança pode ser a competência mais
importante que você pode ter quando estiver pilotando. Atualmente, tecnologias
avançadas — como freios ABS e o Sistema Reflex™ de Pilotagem
Defensiva (RDRS) da Harley-Davidson — podem tornar isso
mais fácil do que nunca. Mas técnicas e práticas fundamentais de frenagem
continuam sendo fundamentais para qualquer motociclista.
MANTENHA DISTÂNCIA
Uma das melhores coisas que você pode fazer quando se trata de parar é
ter certeza de que não precisará frear mais repentinamente do que o necessário.
Para isso, é preciso manter a distância adequada do veículo à sua frente.
Lembre-se, a distância de parada inclui o tempo e a distância de que você
precisa para identificar e reagir ao que pode acontecer. Manter uma distância
mínima de dois segundos atrás do veículo à sua frente irá minimizar a
necessidade de frear com mais força do que você gostaria.
PARE EM LINHA RETA
Considerando-se que todas as condições sejam iguais, a maneira mais
segura de parar é em linha reta, em uma pista lisa e seca. Então vamos começar
por aí. Para uma parada básica que não seja de emergência, mantenha sua motocicleta
na posição mais vertical possível e acione os dois freios de forma suave e
controlada. Acione a embreagem e reduza a marcha conforme for desacelerando, de
modo a engatar a primeira marcha no momento em que você parar.
Quando estiver próximo da parada completa, acione a
embreagem para não deixar o motor morrer e lembre-se de manter a cabeça erguida
e os olhos apontados para a estrada à sua frente. Pode ser tentador olhar para
baixo, para a frente da sua motocicleta ou logo à frente do pneu dianteiro. Mas
isso pode fazer com que você se desvie do seu curso ou, até mesmo, perca o
equilíbrio. Manter os olhos focados bem à sua frente ajudará a manter tudo nos
eixos.
Além disso, lembre-se de não ter medo do freio
dianteiro, que fornece cerca de 70% do seu poder de parada. Se os seus pneus
estiverem em boas condições e a pista estiver seca, você poderá aplicar muita
força de frenagem sem correr o risco de perder a tração.
Para reduzir bastante a velocidade sem usar os
freios, você também pode usar o que costumamos chamar de “freio motor”, o que
significa, simplesmente, deixar que a resistência do motor desacelere sua
motocicleta. Faça isso acionando a embreagem e reduzindo as marchas. Quando
você soltar a embreagem, o motor irá girar e sua motocicleta irá desacelerar
naturalmente. Mas não reduza mais de uma marcha de cada vez, pois o efeito
poderá ser muito repentino e intenso.
Por fim, lembre-se de que parar em uma curva muda
tudo (falaremos sobre isso mais adiante). Se possível, endireite sua
motocicleta antes de aplicar os freios.
QUANDO AGIR COM CAUTELA
Quando as condições estiverem abaixo das ideais, é preciso ter cuidado
extra.
- Condições
da estrada:
pista molhada, óleo no asfalto, superfície áspera, detritos e outros
fatores podem comprometer sua capacidade de parar. Aumente sua distância
do veículo à sua frente e pare mais gradualmente nessas situações. Evite
acionar os freios repentinamente, pois seus pneus ficarão mais propensos a
travar e perder a tração quando a pista ficar escorregadia.
- Cargas
pesadas:
quando estiver transportando muito equipamento ou pilotando com um
passageiro, o peso extra aumentará seu tempo e distância de parada.
Novamente, aumente a distância entre sua motocicleta e o veículo à sua
frente e reserve mais tempo e espaço para frear.
Pneus carecas, freios ruins: para obter melhores resultados em quaisquer condições, certifique-se de que seus freios estão em dia com a manutenção e seus pneus com a banda de rodagem adequada. Pastilhas de freio gastas e pneus carecas são a receita ideal para uma frenagem desastrosa.
EM CASO DE EMERGÊNCIA
Mesmo que você seja um motociclista cuidadoso, às vezes pode ser
necessário fazer uma parada de emergência repentina. A regra número 1 é: “Não
entre em pânico!” Acionar os dois freios com a maior força possível não é a
coisa certa a se fazer (para os freios ABS as regras são diferentes).
Em vez disso, acione ambos os freios com suavidade
e firmeza. Se a roda traseira travar, não solte o freio traseiro. Mantenha a motocicleta
totalmente na vertical e apontada em linha reta para “superar a crise” e libere
o freio traseiro gradualmente para recuperar a tração. Por outro lado, se a
roda dianteira travar, solte o freio imediatamente e acione-o novamente. Uma
roda dianteira travada pode provocar uma queda rapidamente.
Mesmo depois que a motocicleta parar você ainda
pode estar correndo risco. Verifique imediatamente seus espelhos para ver o que
está acontecendo atrás de você e esteja preparado para acelerar e sair do caminho.
Além disso, tenha em mente que parar mais rápido do que o necessário no
trânsito pode ser perigoso. Não conte com o reflexo do motorista atrás de você
para respeitar a distância como você respeita.
CURVAS À SUA FRENTE
Parar em linha reta é uma coisa, mas parar em uma curva requer atenção
extra. Frear e fazer a curva ao mesmo tempo demanda maior esforço da tração dos
seus pneus. Ou seja, parte da sua capacidade de “aderência” é usada para
impedir que a motocicleta escorregue para o lado, deixando menos aderência
disponível para ajudá-lo a parar. Evite frear em uma curva sempre que possível
— ou, se sua velocidade e espaço permitirem, endireite a motocicleta dentro da
curva antes de frear.
Caso seja necessário parar em uma curva, o mais
importante é não parar nem desacelerar mais rapidamente do que preciso. Acione
os dois freios suavemente para diminuir a velocidade conforme você faz a curva.
Tenha em mente que as leis da física farão com que a motocicleta queira “se
levantar” enquanto você desacelera. Portanto, pode ser necessário aplicar um
pouco mais de pressão ao virar o lado de dentro do guidão (lembre-se dos seus
princípios de contraesterço) à medida que você reduz a velocidade para manter a
motocicleta na linha desejada.
Finalmente — e isso é importante — lembre-se de endireitar a motocicleta para
deixá-la na vertical pouco antes de parar completamente. Se estiver inclinado
quando parar, você poderá muito bem acabar beijando o chão ao invés de ficar
radiante de orgulho por sua parada lindamente controlada em uma curva.
REPITA CONFORME NECESSÁRIO
Essas habilidades são fáceis de praticar, então localize um bom
estacionamento vazio para fazê-lo sozinho antes de ser obrigado a
experimentá-las no trânsito. E lembre-se de que cada motocicleta poderá passar
uma sensação um pouco diferente. Se comprou sua motocicleta recentemente,
reserve algum tempo para se acostumar com a sensação de como ela para antes de
precisar testá-la no mundo real. Vale ressaltar a importância de se realizar
manutenções periódicas e preventivas em uma concessionária Harley-Davidson
autorizada.
As motocicletas da Harley-Davidson do Brasil estão
disponíveis para um exclusivo Test Ride em toda a rede de
concessionárias autorizadas da marca no País, de acordo com a disponibilidade
dos modelos na rede e seguindo as recomendações dos governos estaduais e
municipais em relação aos cuidados com a saúde. Para registrar seu interesse,
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