Já é possível
oferecer uma excelente jornada para o consumidor e ao mesmo tempo garantir
segurança para o varejistaVAREJISTA PODE OFERECER A MELHOR EXPERIÊNCIA AO
CONSUMIDOR COM SEGURANÇA
Foto: Sal Capolupo / Pixabay
Implementar uma prevenção eficaz à fraude e
proporcionar uma excelente experiência de compra são os dois principais
objetivos do e-commerce. Filtros de fraude rigorosos podem gerar desgastes no
processo de pagamento devido às suas múltiplas etapas de segurança e autenticação,
desencadeando um aumento nas rejeições falsas - transações legítimas de cartão
não presente (CNP) são recusadas por suspeita de fraude. Por outro lado,
relaxar a prevenção de fraudes para abrir caminho para uma melhor experiência
de compra pode expor os comerciantes a mais transações fraudulentas não
detectadas e aumentar seus estornos.
De acordo com o Relatório
Global de Fraude e Identidade da Experian de 2018, 66% dos compradores
on-line gostam das medidas de segurança implementadas pelas empresas porque
elas se sentem protegidos. No entanto, os mesmos clientes, especialmente os
compradores da geração Y (42%), também concordam que fariam mais transações
on-line se houvesse menos obstáculos de segurança a superar.
Então, qual é o caminho a percorrer? Obviamente, os
varejistas estão em situação incômoda, e pressionados a tomar uma decisão
difícil. A opção nº 1 leva a uma prevenção eficaz contra fraudes, mas clientes
insatisfeitos devido a protocolos de segurança rígidos e mais falsas rejeições.
A opção 2 resulta em clientes mais satisfeitos, mas aumenta a probabilidade de
transações fraudulentas e estornos.
E se houvesse uma terceira opção? O que antes era
impensável agora é possível graças às tecnologias disponíveis para minimizar
fraudes e maximizar a satisfação do cliente. Vencer os golpistas e melhorar a
experiência do cliente não depende somente de uma simples configuração de
sistema. Nesse sentido, a Vesta,
especialista em prevenção de fraude digital e melhorias na aprovação de
transações, apresenta três dicas que ajudarão as empresas a equilibrar a
prevenção de fraudes forte e uma experiência de compra de classe mundial.
- Comunicação
entre criadores de riscos e diminuidores de riscos
Devido ao papel deles na empresa e às táticas que
eles empregam para atingir seus objetivos, alguns departamentos a tornam mais
vulnerável a fraudes. Por exemplo, os departamentos de vendas e marketing, em
um esforço para criar um valor de marca mais forte, podem implementar táticas
que criam pequenos furos na segurança da empresa, como a implementação de
cupons de desconto. Em resposta, a equipe de fraude pode enviar todas as
entradas de cupons para análise manual, o que, por sua vez, pode prejudicar a
experiência do cliente. É importante certificar-se de que esses departamentos
estão colaborando entre si para garantir que nada seja comprometido.
- Soluções
que combinam gestão de risco dinâmico e processar o pagamento
A implementação de regras e filtros mais estritos
causa maior atrito na experiência de compra e aumenta as rejeições automáticas.
Optar por plataformas que combinam gerenciamento de risco e processamento de
pagamento cria uma experiência de pagamento perfeita e livre de fraude para
seus clientes. Um banco de dados de gerenciamento de risco dinâmico, que
aproveita milhões de perfis de clientes e aprendizado de máquina, permite
distinguir com precisão as transações fraudulentas das legítimas em poucos
segundos. Isso oferece uma experiência de compra de alta qualidade, minimiza a
fraude, aumenta sua taxa de aceitação e reduz as falsas rejeições.
- Verdade
nas tendências, poder nos padrões
O ideal é que a empresa rotule todos os pedidos CNP
que aprovar ou rejeitar. Em seguida, deve analisar os pedidos que aprovados que
eram fraudulentos, bem como os pedidos rejeitados que eram realmente legítimos.
Quando chegar ao ponto em que coletou dados suficientes, poderá identificar
tendências e padrões nos pedidos que aprovou ou rejeitou erroneamente. Com
isso, é possível usar essas tendências e padrões para criar "histórias de
compras", que servirão para ajustar dinamicamente seus sistemas de
prevenção de fraude. A empresa também poderá usar os dados para criar
experiências de compra personalizadas para seus clientes.
A prevenção eficaz contra fraudes e a excelente
experiência do cliente há muito tempo estão nos pólos opostos do espectro do
e-commerce. Hoje, com as novas tecnologias, uma mudança de mentalidade e uma
adequação nos processos e sistemas, é possível evitar perdas por fraudes e
manter seus clientes satisfeitos.
Vesta
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