Pesquisar no Blog

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Assist Card dá dicas de viagens para celebrar o Dia Nacional do Café


Celebrado hoje, 24 de maio, a data prestigia uma das maiores paixões dos brasileiros

 

Neste dia 24 de maio é comemorado o Dia Nacional do Café, data que faz parte do calendário oficial de eventos do Brasil desde 2005, quando foi inserida pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), e é festejada este mês, pois é neste período que ocorre a colheita dos grãos nas regiões produtoras. 

Ao contrário do que muitos acreditam, o café não é um produto originário do nosso país, tendo sido descoberto na África, segundo a associação. Porém, o grão que dá origem à bebida tão saborosa foi um dos protagonistas da história do Brasil a partir do século XVIII e serviu como um importante recurso para o desenvolvimento socioeconômico do País - que hoje é o maior produtor e exportador de café do mundo.

Sabendo disso, a Assist Card - empresa referência no setor de seguro viagem no país - elaborou uma curadoria especial de destinos e dicas para os amantes de café curtirem esse momento. 

Minas Gerais: Localizado no sudeste do país, esse grande estado é considerado um dos maiores produtores de café do Brasil. O sul de Minas Gerais possui uma grande variedade de cafezais, no local é possível encontrar passeios como a  “Rota Especial do café”, onde é possível andar entre os cafezais, conhecer mais sobre a história da iguaria, admirar belas paisagens e ainda degustar a bebida. 

Paraná: Nesse estado a história com o grão começou no início do século XX, com a chegada do Ciclo do Café. A principal atração do Paraná é a Rota do Café em Londrina, capital do estado, na qual os turistas podem vivenciar antigos hábitos e costumes das famílias que viveram nos cafezais. Na região também é possível encontrar fazendas históricas e conhecer um pouco da história da cidade. 

Santos: Na cidade, localizada no estado de São Paulo, é possível visitar o Museu do Café, um importante local que ajuda a preservar e resgatar a trajetória do café no Brasil. No museu podem ser encontradas fotos, objetos e documentos que mostram detalhes do passado, além de histórias desde as primeiras plantações até o auge da cafeicultura brasileira. 

Rio de Janeiro: Destino ideal para os apaixonados por café que buscam tranquilidade. O Vale do Café, localizado no Vale do Paraíba Sul Fluminense, é onde o café foi a principal fonte de renda no século XIX. Naquela época, a região produzia 75% do café consumido no mundo, garantindo ao Brasil a liderança mundial na produção e exportação de café. Por lá é possível conhecer, antigas fazendas de café, grandes casas onde viviam os barões da época, rodas d’água, engenhos, entre outros. 

Ceará: Por fim, a rota Rota Verde do Café, no Ceará, é um destino perfeito para quem busca contato com a natureza. Ela se inicia na Estação Ferroviária de Baturité, que abriga o Museu Municipal, passando por casas, sítios e trilhas com paisagens exuberantes. Nessa aventura, os turistas podem conhecer os cafezais da região, ouvir histórias das fazendas, andar pelos sítios dos produtores de café de sombra, além de apreciar a bebida, e aprender sobre os processos de moagem e torragem dos grãos. 

 






Imagens: Divulgação/Assist Card 


Assist Card

https://www.assistcard.com/br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados