Pesquisar no Blog

segunda-feira, 17 de maio de 2021

1 ANO DE HOME OFFICE: ESPECIALISTA DÁ DICAS PARA COMBATER HÁBITOS QUE PODEM PREJUDICAR A SAÚDE E CONTRIBUIR PARA A OBESIDADE

FOTO: ISTOCKPHOTO
 Ficar de pijama o dia todo, ter livre acesso à geladeira, não se movimentar, estão entre os perigos do trabalho em casa apontados pela expert em emagrecimento, Edivana Poltronieri

 

Autonomia, liberdade, não pegar trânsito, comer a comidinha de casa, são pontos que chamam a atenção no home office e parecem o mundo ideal para muita gente. Entretanto, segundo a especialista em emagrecimento, Edivana Poltronieri, é preciso disciplina para não cair nos perigos que o trabalho remoto pode oferecer para a saúde. Ela comenta sobre um recente estudo realizado pelo professor Timothy Golden, da Lally School of Management & Technology, em Nova Iorque, com trabalhadores de uma grande empresa de informática, que mostra que o home office exacerbou os sentimentos de fadiga física e mental.  A seguir, seguem as dicas da especialista para criar um ambiente de escritório saudável para a mente e para o corpo:

 

Ao acordar, evite permanecer de pijama

Não tirar o pijama para trabalhar muda toda a energia, de acordo com a Edivana.  “O corpo entende a palavra descanso e preguiça 24 horas e não separa o descansar do trabalhar. Consequentemente, a pessoa preguiçosa tende a ser mais sedentária”, explica a especialista. 

 

Evite trabalhar na mesma área de lazer

Edivana explica que é importante, quando possível, separar em casa um espaço dedicado somente para o trabalho e evitar colocar a escrivaninha na sala de estar, por exemplo.  “É preciso um limite físico para que o corpo entenda essa divisão de cenários no lar. Quando trabalhamos no conforto do nosso quarto, por exemplo, as chances de querer dar uma esticadinha até a cama é grande e o trabalho pode não render tanto”, explica.

 

Evite beliscar a toda hora e comer na mesa de trabalho

“Almoçar em casa dá liberdade de repetir e repetir, o que não aconteceria num restaurante”, afirma a especialista. Ela explica que um dos perigos de se trabalhar na residência é que “quando você menos nota já está comendo e beliscando e comendo novamente. O Resultado? Quilos a mais na balança sem nem perceber”, afirma. Uma das soluções dadas por Edivana é seguir horários de alimentação definidos, como se estivesse no escritório. “Procure fazer as refeições sempre no mesmo horário, assim as chances de deslizes e, principalmente exageros na comida, diminuem”, recomenda. 

 

Faça ginástica laboral em casa

Passar horas sentados na mesma posição pode desencadear uma série de dores musculares, de acordo com Edivana. Ela recomenda fazer alongamentos antes de começar o expediente e pequenos intervalos ao longo do dia. “ A ginástica laboral contribui bastante para manter o corpo menos tenso e livre de dor. Exercícios como alongamento com mãos entrelaçadas e alongamento de parede suspenso, onde você fica de frente para a parede, mantem os pés com cerca de 15 centímetros de distância e coloca as mãos na parede com os braços esticados, podem auxiliar nos movimentos dos braços e diminuir a tensão dos ombros”, indica.

 

Administre o seu tempo

“Muitos no home office mudam a rotina e misturam a vida pessoal e profissional. Dormem a tarde ou acordam a hora que quiser e tentam compensar produzindo a noite, comprometendo sua qualidade vida e relacionamento com a família”, diz Edivana. A especialista recomenda realizar as tarefas do trabalho no horário comercial, como se estivesse no escritório.  “Dessa maneira se evita procrastinar e a vida fica mais leve e menos estressante”.

 

Crie uma rotina de treinos em casa

“As pessoas estão engordando mais na pandemia e um dos fatores que contribuíram para isso, além do acesso rápido à geladeira e armário da cozinha, é o fato de não precisar se deslocar. Com menos movimentação, o corpo vai ficando cada vez mais preguiçoso, então é primordial se mexer, mesmo que seja para caminhar no quintal de casa ou dentro dela”, finaliza Edivana Poltronieri.

 

 


Edivana Poltronieri - formada em fisioterapia pela Universidade de Vila Velha em 2001 e possui três pós-graduações, em Obesidade e Emagrecimento, Dermato-funcional e Cardiovascular e Respiratória. A criadora do 5S Estilo de Vida - https://www.5sestilodevida.com.br/ - também traz para o programa a experiência de um currículo internacional: ela é Mestre em Dermofarmácia e Cosmetologia pela Universidade de Barcelona, na Espanha. Para compreender o que é preciso para que seja possível emagrecer rápido e de maneira duradoura, Edivana também é terapeuta ortomolecular, ciência que compreende o corpo humano como um todo. Palestrante de renome nacional e internacional, hoje é sócia-proprietária da Brand’s, empresa responsável pelo 5S Estilo de Vida, e dedica-se à pesquisa e desenvolvimento de técnicas, métodos, produtos e serviços na área da saúde e beleza. Edivana conta que sua missão é nutrir a felicidade. Por isso, muito mais do que emagrecer, o 5S Estilo de Vida busca proporcionar mais qualidade de vida, bem-estar e autoestima!

 Instagram: @draedivanapoltronieri


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados