Pesquisa revela
que a geração dos Millennials e os homens são os que mais aproveitam os
recursos de IA no dia a dia
Pelo terceiro ano consecutivo, a Lambda3 – empresa
referência em tecnologia e negócios digitais – realizou um estudo sobre a
percepção do brasileiro em relação ao uso de Inteligência Artificial (IA).
Segmentada por regiões, faixa etária e sexo, a pesquisa revela como a população
vem se relacionando com os avanços tecnológicos, bem como se as pessoas já
adotaram esses recursos no dia a dia.
De acordo com o levantamento, 80% das pessoas
declararam que já utilizaram Inteligência Artificial pelo menos uma vez. Os
millennials, também conhecidos como geração Y (nascidos de 1980 até 1995),
lideram o ranking dos que mais aproveitam desta tecnologia. Além disso, os
homens disseram recorrer mais às aplicações que dispõem de IA.
A pesquisa também apontou que o Sul do Brasil é a
região que mais recorre a essas soluções, seguida do Sudeste, Centro-Oeste,
Nordeste e Norte. Vale ressaltar que as maiores concentrações de parques
tecnológicos em operação ou implantação em todo o país estão no Sul e Sudeste,
como a Tecnopuc, no Rio Grande do Sul, que abriga cerca de 120 empresas, sendo
em sua maioria pequenas e médias, que buscam aplicar seus conhecimentos no
ambiente mercadológico, que muda constantemente. Já a capital paulista é sede
de inúmeras empresas do ramo da tecnologia, além de ser palco de seus
principais eventos. Cidades como São Carlos, Santos e Ribeirão Preto também são
reconhecidas na área, mas os maiores destaques ficam para Campinas e São José
dos Campos. Destacam-se também, Belo Horizonte (MG), com o San Pedro Valley, e
Santa Rita do Sapucaí (MG), com o Vale da Eletrônica.
“Encontramos uma contradição, que acreditamos ser
justificada pela falta de conhecimento das pessoas sobre as infinitas funções
da Inteligência Artificial. 20% da população afirmou que nunca utilizou esta
tecnologia, mas declarou fazer uso de aplicativos como Waze, Google Maps,
Facebook, Instagram, entre outros”, destaca Diego Nogare, Chief Data Officer da
Lambda3. Esses dois primeiros apps, por exemplo, utilizam IA para fazer todos
os cálculos que oferecem a melhor rota ao condutor. Já nas redes sociais
citadas, a análise que identifica automaticamente as pessoas em determinada
foto, ou o uso de filtros para alteração/animação das selfies e vídeos só são
possíveis devido aos recursos de reconhecimento facial, ou seja, Inteligência
Artificial.
“As pessoas ainda não deram conta que a
Inteligência Artificial está nas diversas funções disponíveis em seus
smartphones e outros gadgets, que facilitam sua rotina. Tanto é, que quando
questionadas sobre a primeira lembrança ao mencionar IA, a maior parte das
respostas está ligada a Robôs e 7% da população ainda faz relação com ficção
científica”, completa Nogare.
Além da própria área de tecnologia, o estudo
apontou que os setores financeiro, de informação e comunicação, saúde,
eletrônico, varejista e agrícola, nesta respectiva ordem, são os que têm maior
potencial de crescimento. As cinco empresas mais lembradas do segmento foram
Google, IBM, Microsoft, Amazon e Facebook.
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