O Petróleo e o Gás Natural (P&G) são
responsáveis por 46,9% de toda a oferta interna de energia no Brasil, conforme
o último Balanço Energético Nacional - referente a 2018 - divulgado pela
Empresa de Pesquisa Energética (EPE), mesmo referindo-se a um ano de crise
(quando o gás natural recuou 5,4%; petróleo e derivados recuaram 6,5%).
Desde a instalação do primeiro poço de petróleo em
1941, em Candeias (BA), o Brasil tem uma alternância entre estatização (Era
Vargas, regime militar e governo Lula/ Dilma) e privatização do setor (FHC,
Temer e Bolsonaro). Com a Lei 9.478/1997, no governo Fernando Henrique Cardoso,
o Brasil firma seu ingresso em uma economia neoliberal, com a criação da ANP –
atualmente denominada Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e
Biocombustíveis – e a quebra do monopólio da Petrobrás.
Já no governo Lula, com a chamada Lei do Pré-Sal
(Lei n° 12.351/2010), estabelece-se que esse recurso teria como operadora única
a Petrobrás, o que gerou dificuldades de crescimento do setor, em virtude da
desconfiança das empresas nele inseridas, já que um dos players
assumiu a operação desse importante recurso energético.
Com a alteração da Lei do Pré-sal realizada no
Governo Temer com a Lei n° 13.586/2016, o setor começou uma recuperação em
termos de competitividade, existindo estimativa de perdas da ANP, na ordem de
mais de 1 trilhão de trilhão de reais (entre carga fiscal e investimentos),
pela demora na exploração do pré-sal.
Além disso, ocorreram muitas alterações no período,
flexibilizando questões importantes, como Conteúdo Local (CL), permitindo
algumas isenções e evoluindo o marco legal; fixando novas políticas de
Exploração e Produção (E&P) e novas rodadas de negócios – inclusive com um
“megaleilão” das quatro áreas do pré-sal da Bacia de Santos (previsão para
06/11/2019), o qual deve contar com 14 empresas (11 países), inclusive a
própria Petrobrás. Aliás, leilão muito interessante, já que está confirmada a
existência do P&G por parte da Petrobrás, inexistindo risco (natural de uma
cessão onerosa - modalidade em que há contrato, sem licitação, diretamente com
uma empresa), já que receberá compensação desses investimentos iniciais
exploratórios.
As alterações efetivamente modificaram o setor e
devem permitir ao Brasil, nas próximas rodadas de negociação, entre concessões
e partilha de produção, retomar investimentos necessários no que se refere a
Exploração e Produção. Inclusive, neste ponto, presenciou-se no último dia 24
de outubro, a aprovação de Projeto de Lei (PLN 45/19) que abre crédito para o
Ministério de Minas e Energia (MME) compensar a Petrobrás e pagar parcela deste
ano devida a estados, Distrito Federal e municípios em razão do leilão,
totalizando mais de R$ 40 bilhões.
Outros aspectos desta indústria devem ser
averiguados, especialmente se verificada a possibilidade de melhorias e
preparação do setor de Petróleo e Gás Natural para uma transição energética
(substituição de combustíveis fósseis por combustíveis renováveis).
O transporte de P&G está em ampliação, buscando
um modelo semelhante ao do setor elétrico, para estimular a competitividade com
vista à expansão do sistema dutoviário, especialmente se analisados os
programas Gás para Crescer e RenovaBio.
O refino é outra área sensível, uma vez que há um
déficit destas plantas, notadamente em virtude de redirecionamento da Petrobrás
e ausência de players/ incentivo estatal (por ser investimento de capital
intensivo). Há 17 refinarias no Brasil e, mesmo assim, em 2018, foram
importados mais de 25% de derivados de petróleo.
A capilaridade da distribuição é muito boa no país.
Entretanto, o consumo indica pontos sensíveis de melhoria – especialmente ante
o Acordo de Paris e a Política Energética Nacional (PEN), os quais indicam
biocombustíveis como solução energética para a transição para uma economia de
baixo carbono, já que o transporte é o “grande vilão” do setor energético em
emissão de CO2, pois, apesar de consumir 32,7%, é responsável por 46,3% de
nossas emissões.
O pré-sal é necessário ao Brasil, mas o setor é
muito maior que a Exploração e Produção. O país precisa de um planejamento
integrado e sistêmico para o setor visando aproveitar melhor esse recurso e
reverter à sociedade benefícios mais tangíveis desta economia de mercado,
possibilitando energia de baixo custo, mas prevendo, também, a substituição
desses energéticos fósseis onde for possível, trazendo não só a
sustentabilidade ambiental, mas também a social e a econômica.
Fabrízio Nicolai Mancini -
doutorando em Tecnologia e Sociedade, mestre em Desenvolvimento de Tecnologia,
é professor dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Energia da
Universidade Positivo.
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