Pesquisar no Blog

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Falta de ar ao deitar pode ser indício de insuficiência cardíaca


 Especialista comenta os principais sintomas e como evitar a sobrecarga no coração 


A falta de ar é um dos principais sintomas da insuficiência cardíaca, uma doença em que o coração não consegue bombear o sangue necessário para o corpo inteiro. Quando cansado e sobrecarregado, o órgão não trabalha corretamente e acaba não dando conta do recado, e a circulação sanguínea fica comprometida, desencadeando uma série de sintomas, como a fadiga e a dificuldade em respirar. Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), são mais de 2 milhões de casos de insuficiência cardíaca por ano no Brasil. 

Segundo o cirurgião cardíaco e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Élcio Pires Júnior, a insuficiência cardíaca é uma doença silenciosa. “A maioria dos pacientes não identificam os sintomas nos primeiros estágios da doença, pois acreditam que a fadiga e a falta de ar aconteçam devido ao envelhecimento. E não se dão conta de que estes sintomas podem significar que há algo de errado com o coração”, comenta. 


Falta de ar causada pela insuficiência cardíaca 

Nos primeiros estágios da doença, é comum que o paciente se sinta sem fôlego após algumas atividades mais intensas, como jogar bola, ou a prática de exercícios físicos. Com o avanço da insuficiência, a falta de ar ocorre até em atividades simples do cotidiano, como escovar os dentes, subir escadas e até mesmo se deitar. “Isso acontece devido ao baixo fluxo sanguíneo. É por isso que pessoas com insuficiência não conseguem ficar tanto tempo deitadas, pois há um tipo de congestionamento no sangue que vai para o pulmão e o que volta para o coração, causando a falta de ar”, explica o especialista. 


Insuficiência cardíaca acontece apenas em idosos? 

Embora os idosos sejam o grupo etário mais atingido pela doença, a insuficiência cardíaca pode acontecer em qualquer idade, dependendo principalmente do estilo de vida que se tem. “Quando envelhecemos, sofremos alterações no coração que fazem com que os batimentos cardíacos não sejam tão eficazes. Porém, a insuficiência pode também aparecer repentinamente, sem ter a idade como um dos fatores”, conta Élcio. 

Apesar da gravidade da doença, o cirurgião cardiovascular não recomenda que o paciente deixe de praticar atividades físicas. “Os exercícios são benéficos ao coração: relaxam os vasos e melhoram o fluxo sanguíneo, podendo ajudar as pessoas que sofrem com a doença. Desde que a consulta com o cardiologista esteja em dia, exercícios de baixo impacto são muito bem recomendados a esses pacientes, como a caminhada e o yoga”, incentiva o médico. 

Para evitar a insuficiência cardíaca, é preciso tomar vários cuidados com o organismo em geral. “A prevenção da insuficiência é a mesma para todas as outras doenças cardiovasculares. É preciso focar em uma boa alimentação, acompanhado de exercícios físicos diários, e deixar de lado todos os hábitos prejudiciais à saúde. Os principais fatores de risco para as complicações cardíacas são o tabagismo, o sedentarismo, maus hábitos alimentares, hipertensão, alto colesterol e diabetes desregulada”, finaliza o cirurgião. 






Dr. Elcio Pires Júnior - coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro - Rede D'or - Osasco, e coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital Bom Clima de Guarulhos. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e membro internacional da The Society of Thoracic Surgeons dos EUA.  Pós Graduação em Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados