Pesquisar no Blog

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Dicas para usar a tecnologia em sala de aula


Tablets, lousa digital, aplicativos interativos e celulares são aliados do professor no processo de ensino-aprendizagem


A tecnologia tomou conta da vida escolar dos estudantes. Músicas, mensagens, vídeos, textos, tudo na palma da mão em apenas um toque. O que é isso? Como faço aquilo? Quem foi esse? Como resolvo isso? Os sites de busca respondem, resolvem e informam, a cada dia mais, facilitando o acesso à informação.

Se usada de forma contextualizada, a tecnologia é uma grande aliada do professor no processo de ensino-aprendizagem, segundo a coordenadora pedagógica do Colégio Champagnat, de Ribeirão Preto (SP), Juliana Christina Rezende de Souza, que utiliza esse recurso para acelerar o aprendizado e tornar suas aulas mais atrativas.

“Quando usamos ferramentas diferentes para trabalhar os conhecimentos  com os alunos, ampliamos a possibilidade de ter sucesso e de alcançarmos os objetivos em sala de aula de maneira significativa e com engajamento dos estudantes”, afirma Juliana. E diante dos bons resultados obtidos, a coordenadora dá dicas para usar a tecnologia como aliada dos professores no processo ensino-aprendizagem:


Tablets

O dispositivo auxilia na exploração dos conhecimentos curriculares, dependendo do recurso disponível. Pode ser útil também na realização de testes, atividades e simulados controlados e monitorados pelo professor.


Lousa digital

Usada para ministrar aulas em todas as disciplinas, a ferramenta também disponibiliza programas específicos que auxiliam o professor na hora de trabalhar o conteúdo em sala de aula. Esse recurso facilita o entendimento por parte dos alunos, pois trabalha o conteúdo de maneira mais visual, por meio de gráficos, desenhos e demonstrações mais dinâmicas.


Aplicativos interativos

O uso de aplicativos interativos voltados para o desenvolvimento dos alunos pode ser empregado em sala de aula e é compatível com diversas plataformas como computadores, tablets e celulares. São ferramentas úteis porque despertam o interesse dos alunos com sua interface gamificada (em formato de jogos).


Celular

Praticamente todo estudante tem um celular, que pode ser utilizado como ferramenta em benefício do aprendizado dentro da sala de aula, se essa for a abordagem da escola. O professor pode realizar atividades específicas para interagir com o aluno, por meio de aplicativos educacionais.

É claro que nenhum desses recursos substitui a presença do professor em sala de aula, apenas aprimora o processo de ensino-aprendizagem. Estudos mostram que ao longo de uma aula de 45 a 50 minutos a atenção de um estudante é mantida por apenas 18 minutos! Então o que fazer nos minutos restantes para envolvê-los e maximizar seu aprendizado?

É aí que os celulares, tablets, enfim, a tecnologia entra. Interatividade é a palavra-chave nessas horas. Considerar essas ferramentas para interatividade estimula e aproxima o estudante do conteúdo de forma mais sensorial, em consonância com seu mundo fora da escola, levando a uma aprendizagem significativa.


Apresentação para a Microsoft

A convite da Microsoft, no próximo dia 19 de agosto, o Colégio Marista Champagnat vai fazer uma apresentação a executivos da América Latina e colaboradores da Microsoft Brasil sobre como utiliza a Plataforma Microsoft em suas atividades pedagógicas. O evento acontecerá no Hotel Terras Atlas, em São Paulo. Professores e alunos farão demonstrações sobre o uso da ferramenta, que tem revolucionado a forma de ensinar.





Rede Marista de Colégios (RMC)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados