A vaidade
masculina segue em alta e impulsiona mercado de roupas para eles. Entre estilos
mais ousados e conservadores, o que se tem hoje são homens mais atentos ao
visual e a qualidade do que vestem
No próximo dia 15 de julho comemora-se o Dia
nacional do Homem, e que tal na data trocar uma ideia com os amigos sobre
coisas do tipo: calça jeans skinny ou de corte reto, gola canoa ou em “v”,
sapatos derby ou loafers. Pois é, moda também é
assunto para eles. Um recente levantamento feito pelo Sebrae aponta que
54% dos homens brasileiros se interessam por tal tema, e que o segmento de
vestuário masculino gerou um volume de negócios de R$ 23 bilhões, só em 2018.
Os dados mostram que a vaidade dos homens está em alta e continua subindo.
De acordo com Lorena Darrot, diretora de estilo e
criação de uma das maiores marcas da moda feminina e masculina de Goiás, a Jean
Darrot, os homens hoje assumem que têm um estilo e fazem questão de
demonstrá-lo no seu dia a dia. Ela diz que eles aprenderam o caminho das lojas
de moda e hoje recebem atenção especial dessa indústria. “Hoje os homens têm
uma preocupação bem maior com sua imagem. Querem ter um visual harmonizado, mas
ao mesmo tempo que os faça se sentir bem”, afirma a executiva.
Lorena cita a evolução da própria Jean Darrot,
que tem 35 anos de mercado, para demonstrar como interesses dos homens pela
moda aumentou. Segundo ela, o público masculino da marca se consolidou nos
últimos anos e hoje representa mais de 25% das vendas em todas as lojas, antes,
há 20 anos, não chegava a 10%. “ Hoje temos um público de 18 até 70 anos,
por isso nosso setor de criação busca sempre ser plural quando se trata de moda
masculina. No caso do jeans, nosso carro-chefe, temos o modelo clássico com
corte reto e mais largo nas pernas, mas também apostamos em peças mais
contemporâneas e com grande procura entre os mais jovens como as calças skinny,
bem mais justas, principalmente na altura do tornozelos; ou cropped, com
modelagem mais curta; e a jogger, com folga nos quadris e mais curta em baixo”,
explica Lorena.
O estilista da marca, Emanuel Moraes, explica que
a Jean Darrot sempre foi reconhecida por fazer um jeans mais tradicional. Mas
com o tempo a peça ganhou o que ele chama de uma “leve pincelada de
perfumaria”, com mais detalhes de acabamento, um pouco mais de cores e designs
mais conceituais. Mas independente da evolução do gosto masculino, o estilista
destaca que uma coisa é sempre prioridade para eles, quando se fala de
vestuário: conforto. “Eles querem peças fáceis de usar, por isso esse jeans
clássico ainda é uma forte pedida nas lojas. Entretanto, não podemos fechar os
olhos para o novo. Existem aqueles que já estão mais atentos às tendências e
tem mais coragem de mesclar essa praticidade à criatividade, por exemplo”,
ressalta o profissional.
Goianos
Embora os homens brasileiros estejam cada vez mais ousados, os goianos, aparentemente, preferem usar as opções mais comportadas, conforme explica Emanuel Moraes. “O guarda-roupas do homem goiano tende a ser mais clean, ou seja, a preferência é por peças confortáveis com estampas mais discretas e tradicionais, ou mesmo um visual mais clean e com cores neutras.
De acordo com Regina Alves, gerente geral das
lojas da Jean Darrot, o perfil do vestuário masculino mudou muito realmente,
mas ela admite que em Goiás isso ocorreu de maneira cautelosa. “É possível
observar as nuances de ousadia em alguns clientes, que realmente se jogam em
modelagens mais contemporâneas, como as calças skinny e camisas com estampas
florais e cores que vão além do azul marinho e preto, como vermelho, rosa
e laranja. Porém, a maioria do nosso público tende mesmo a ser mais
conservador. “Os bordados, as estampas silkadas e os jeans mais justos são
usados em momentos de festa e descontração. Para o trabalho, o índigo e a
camiseta gola pólo são a dupla de sucesso mais procurada em nossas lojas”,
revela a gerente.
Regina explica que a marca sempre fabricou peças
para homens e mulheres e nos últimos anos a empresa tem projetado maiores
investimentos para o segmento masculino, justamente para acompanhar essa
demanda de homens que estão dando mais espaço para gastos com roupas. “Desde
1984, quando surgimos, já tínhamos noção que precisaríamos explorar essa fatia
de mercado e agora queremos investir mais ainda nesse nicho”, diz a gerente ao
citar que hoje a grife tem uma loja exclusiva para vendas masculinas, que fica
em Trindade, cidade que também abriga a fábrica da marca.
Qualidade
Com o aumento do interesse dos homens por moda, a grande maioria hoje não só quer se vestir bem, mas como está muito mais criteriosa com a questão da qualidade. “Se a roupa for boa, posso usa-la por muito tempo sem me preocupar se ela vai estragar na lavagem ou no uso do dia a dia. Como trabalho diretamente com os clientes, tento deixar o meu guarda-roupas o mais confortável possível, mas sem abrir mão da elegância”, revela Devanir Fernandes Marinho, 59 anos, Corretor de Imóveis em Trindade e cliente da Jean Darrot há quase 30 anos.
Para o cliente da grife, a praticidade e
elegância, são quesitos que ele avalia como indispensáveis num visual
masculino. “Quero escolher uma peça boa, bonita e que vai me deixar bem
arrumado o dia todo. Então para mim o mais importante é não perder muito tempo
pensando no que usar, mas mesmo usando o básico estarei com bom visual”,
argumenta.
Imagens
Divulgação
Jean Darrot
Nenhum comentário:
Postar um comentário