Pesquisar no Blog

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Queda de cabelos - nova doença temida pelas mulheres vêm crescendo no mundo


Dermatologista que atua em Ipanema explica os gatilhos que desencadeiam a doença 




Queda de cabelos é um tema que assusta homens e mulheres de diversas idades.  Um tipo, em especial, vem chamando a atenção de dermatologistas.  Trata-se de uma alopecia progressiva e irreversível, mais frequente em mulheres.  


Dados epidemiológicos sobre a chamada alopecia fibrosante frontal (AFF) ainda não estão disponíveis, porém observações de dermatologistas ao redor do mundo reforçam o aumento do número casos da doença. “A AFF foi descrita pela primeira vez na literatura médica há cerca de 20 anos e nos chama a atenção pelo número crescente de pacientes que desenvolveram o problema”, explica o dermatologista Dr Rodrigo Pirmez, coordenador do Departamento de Cabelos da Sociedade Brasileira de Dermatologia-RJ, vice-presidente da International Trichoscopy Society e membro da European Hair Research Society e North American Hair Research Society.


"A AFF se manifesta principalmente pelo perda dos cabelos na linha de implantação. A paciente tem a sensação de que a testa está ficando cada vez maior. Outro sinal característico é a perda das sobrancelhas que muitas mulheres atribuem a idade, o que acaba retardando a procura pelo dermatologista”, detalha o médico que atua em clínica em Ipanema.  


O especialista ressalta ainda que outras manifestações podem acompanhar a doença: "Perda dos pelos do corpo é muito comum. Alguns pacientes tem alterações na textura da pele do rosto, como se fossem bolinhas. E outros podem também apresentar manchas acizentadas na face" 

Dr. Rodrigo Pirmez, especialista no assunto de alopecia, explica alguns possíveis gatilhos para o surgimento desse tipo de queda de cabelo:

  1. Acredita-se que alterações hormonais tenham um papel importante no desenvolvimento da alopecia, uma vez que a doença afeta predominantemente mulheres e é associada com o período perimenopausa.
  2. O surgimento recente da doença leva pesquisadores a acreditarem que fatores externos que tenham sido introduzidos há pouco tempo no meio ambiente tenham possam estar atuando como gatilho da doença. Fatores já aventados incluem uso de protetores solares e cosméticos, exposição à telas de computadores, contraceptivos orais e diferentes dietas. No entanto, ainda não há nenhum desses fatores seja responsável pela gênese da doença.  
  3.  A autoimunidade, ou seja, quando o próprio organismo se ataca, também é considerada. Estudos sugerem que pacientes com AFF tem maior incidência de doenças autoimunes.
  4. Há ainda a impressão de que a gênese da alopecia fibrosante frontal possa ser multifatorial e que um único gatilho não seria suficiente para desencadear a doença.  

“É importante ressaltar que esses estudos da doença são iniciais e que não há confirmação de que nenhum dos fatores estudados possa ser, de fato, um gatilho para o surgimento da doença. Portanto, não existem recomendações oficiais no sentido de se proibir ou estimular o uso de nenhum produto ou comportamento específico”, reforça dr. Rodrigo Pirmez.  

“Minha recomendação é que o paciente busque a consulta com dermatologista especializado em doenças dos cabelos e couro cabeludo e realize os exames indicados para confirmar o tipo de alopecia, que podem ir desde a tricoscopia, exames de sangue ou até mesmo uma pequena biópsia de pele.  A partir de uma avaliação individualizada o médico irá prescrever o tratamento adequado. A AFF tem tratamento e o diagnóstico precoce é chave para o sucesso do tratamento", conclui o dermatologista.   











Dr. Rodrigo Pirmez - Médico dermatologista com Graduação e Residência Médica em Dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, European Hair Research Society e North American Hair Research Society.Atual coordenador do Departamento de Cabelos da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Rio de Janeiro. É um dos fundadores e atual vice-presidente da International Trichoscopy Society. É professor do Centro de Estudo de Doenças dos Cabelos e Couro Cabeludo da Santa Casa da Misericórdia – Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay.É autor de capítulos de livro e de diversos artigos científicos publicados em revistas médicas. Frequentemente palestra e coordena eventos médicos nacionais e internacionais.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados